Uma lista de tarefas ou checklist é considerada uma ferramenta muito importante durante o gerenciamento de qualquer projeto, seja em uma fase inicial ou em andamento. A lista é o que orienta os colaboradores na execução e acompanhamento de suas atividades.

Esse tipo de ferramenta pode e deve ser usada em qualquer área ou parte de um processo de uma empresa. O seu uso deve servir principalmente como uma orientação para um colaborador ou gestor na conclusão de processos e tarefas. A lista de tarefas, dentro de um processo, também inclui quais são os parâmetros desejados para um procedimento, permitindo a verificação de itens dentro de uma execução de atividade.

Por que a lista de tarefas é tão importante?

Listas de tarefas são como receitas de bolo. Se seguimos os passos descritos, nada pode dar errado e quando se trabalha com equipes você tem que indicar aos colaboradores os caminhos a serem seguidos e quais tarefas devem ser executadas.

Lista de tarefas

Em nossa rotina diária é comum termos um monte de planos e tarefas planejadas, e conciliar tudo isso se torna um grande desafio. É aí que a lista de tarefa ajuda você. Elas contribuem para manter o foco, aumentam a produtividade e evitam o risco de procrastinação. Por isso a importância de se fazer uso deste importante recurso.

E diante de um instrumento tão fundamental, a SabeSim disponibilizou em seu sistema de gestão a ferramenta de criação e gerenciamento de lista de tarefas. Com o uso desta funcionalidade ficou mais fácil ter sucesso na execução de atribuições em seu projeto.

O uso da lista de tarefas no gerenciamento de projetos

A lista de tarefas da SabeSim permite planejamento, execução e controle de tarefas ou atividades. A ferramenta possibilita elaborar a ideia dentro de um projeto, adicionar detalhes em cada ponto estabelecido de uma tarefa e registrar sua execução quando atribuído a um colaborador.

Ao final da execução de uma lista de tarefas elaborado pela ferramenta da SabeSim, o gestor, além da certeza de que o passo a passo foi executado de acordo com o planejado, também saberá que cada etapa foi seguida na ordem determinada, com base em boas práticas ou atendendo as políticas da empresa. Vale destacar ainda que o uso das listas de tarefas torna possível identificar falhas e melhorias do processo, uma vez que é preciso apenas executar os passos novamente para localizar os possíveis problemas.

O primeiro passo para garantir que um checklist possa contribuir para o gerenciamento de projetos é identificar objetivos claros e os resultados esperados. Os próximos passos serão, com o uso da lista de tarefas da SabeSim, descrever cada atividade e os passos a serem seguidos. Uma prática utilizada é destacar pontos críticos e de observação a serem feitos durante a execução das listas de tarefas.

Venha conhecer todo o potencial que a listas de tarefa tem para o seu projeto. Experimente gratuitamente a ferramenta de gestão de projetos da SaibaSim e saiba como fazer o gerenciamento eficiente em sua empresa.

Deixe uma resposta