Agenda de Tarefas

Compartilhando Compromissos e Agendas

O Sabesim possui duas maneiras de compartilhamento com seus compromissos:

  1. Compartilhando uma agenda inteira;
  2. Compartilhamento de compromisso individual;

Vamos entender como cada item funciona caso a caso.

Compartilhando Uma Agenda Inteira

A vantagem de compartilhar uma agenda inteira é de que as pessoas que estão neste compartilhamento poderão ver todos os compromissos de uma agenda.

Participantes da Agenda

Como mostrado na imagem acima, clique em participantes para adicionar as pessoas que podem acessar a agenda desejada. Caso não tenha nenhuma agenda ainda, basta criar.

Associando um compromisso a uma agenda

Agora basta associar um compromisso a uma determinada agenda, como segue na imagem abaixo.

Editando Agenda Compromisso

Basta gravar e Pronto! Todos da agenda selecionada terão acesso a este compromisso.

Compartilhando Um Compromisso Individual

Para compartilhar um único compromisso com pessoas desejadas a solução é mais direta e simples.

Basta clicar no compromisso desejado, e em seguida em “Participantes”.

Compartilhar Compromisso

Pronto! Agora é só definir quem pode ver este compromisso.

Leia Mais

otimizar o trabalho remoto

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Otimizar o trabalho remoto é uma das dificuldades que a grande maioria das empresas estão passando, principalmente no momento em que vivemos.

Hoje em dia, é muito comum vermos funcionários trabalhando Home Office, porém, mesmo que existem dezenas de vantagens nessa modalidade de trabalho, garantir que tudo seja feito da forma adequada é uma grande dificuldade.

Portanto, para garantir que os funcionários e toda a equipe Home Office trabalham alinhada com o objetivo da empresa, é preciso otimizar o trabalho remoto.

6 Dicas para otimizar o trabalho remoto e Aumentar a Produtividade da Equipe

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Atualmente é muito comum ouvir falar sobre trabalho Home Office e como otimizar o trabalho. No entanto, mesmo que seja algo simples na teoria, na prática, alinhar toda uma equipe de forma remota, é uma tarefa mais difícil do que parece.

[sabesim-create-account-form]

Porém, essa dificuldade pode ser resolvida seguindo as 6 dicas abaixo. Em suma, todas as 6 dicas têm o foco em aumentar a eficiência e a produtividade dos funcionários, e consequentemente, tornar a empresa muito mais eficiente.

Embora algumas dessas dicas sejam clichês, segui-las é algo indispensável para empresas que trabalham com funcionários de forma remota.

Vamos lá!

1.    Planejamento de Tarefas

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Em primeiro lugar, tudo deve começar com um planejamento de tarefas. Sem um planejamento prévio, a probabilidade de algo dar errado é muito grande.

Neste momento, é papel de líder criar um planejamento de acordo com o objetivo da empresa. Além disso, todos os colaboradores da empresa devem saber exatamente qual é esse objetivo e qual o papel deles para alcançá-los.

Dessa forma, fica muito mais fácil aos funcionários, Home Office, entenderem a sua importância dentro do projeto e consequentemente aumentar o foco dos mesmos.

2.    Rotina

Quando se fala em atingir um objetivo com velocidade e qualidade, a rotina deve fazer parte de um planejamento.

Entretanto, para o funcionário criar uma rotina, é de suma importância que o líder tenha o planejamento pronto. Desse modo, fica na responsabilidade do funcionário criar uma rotina de acordo com o seu cronograma de trabalho.

Ou seja, o líder deve orientar o funcionário e especificar exatamente as datas de entrega dos trabalhos.

Embora possa ser feita sem uma rotina, a partir do momento que existem uma rotina, o foco e a disciplina se tornam algo natural.

3.    Comunicação

Em terceiro lugar, com o planejamento pronto e um cronograma específico para os colaboradores criarem uma rotina, está na hora de verificar a comunicação.

Com a finalidade de fazer com que algo funcione, a comunicação é primordial em qualquer área da vida, principalmente dentro de uma empresa. Todavia, mesmo sendo primordial, o grande problema na grande maioria das empresas é a falta de comunicação ou o excesso de comunicação irrelevante.

Sendo assim, ter uma comunicação direta entre os funcionários e o líder da equipe, é algo essencial. Caso contrário, a falta de comunicação vai ocasionando erros que, principalmente no trabalho remoto, pode se transformar em uma bola de neve.

4.    Foco

A fim de falar sobre como otimizar o trabalho remoto, o foco não pode ficar fora dessa lista.

Hoje em dia, é papel do líder saber exatamente quais são os pontos positivos e os pontos negativos em seus funcionários. Por exemplo, o ponto positivo de um funcionário é sua criatividade, porém, o negativo pode ser a procrastinação e a falta de foco.

Desse modo, por ter falta de foco, sua criatividade é afetada e consequentemente a qualidade na entrega do trabalho também é. Como melhor isso?

Neste caso, a empresa pode organizar o que esse funcionário deve fazer, criar uma lista de atividades para esse funcionário. Dessa forma, ele vai conseguir dar 100% da sua atenção para o projeto e não para o planejamento do mesmo.

Além disso, outros fatores podem ocasionar a procrastinação e a falta de foco de uma equipe que trabalha remotamente.

5.    Espaço de Trabalho Propício

Como foi citado anteriormente, a falta de foco e a procrastinação é algo que afeta não só a vida pessoal das pessoas, mas também, o crescimento de uma empresa.

Hoje em dia, uma empresa é o reflexo dos seus líderes e dos seus funcionários. Sendo assim, quanto mais focado e disciplinados são essas pessoas, consequentemente melhores serão os resultados da empresa.

No entanto, resolver essas falhas é algo simples quando os funcionários estão dentro da empresa. Porém, dentro de casa, os colaboradores possuem muitas distrações que afetam negativamente na sua produção diária.

Sendo assim, não é obrigação da empresa, porém, orientar os funcionários para procurarem um espaço de trabalho propício pode ser um diferencial e uma forma simples de resolver tais problemas.

6.    Otimizar o Trabalho Remoto com Sabesim

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Neste breve artigo foi citado diretamente sobre a importância do planejamento, comunicação, RH, foco, produtividade e o papel de um líder. Porém, tudo fica muito mais difícil quando estamos trabalhando com pessoas remotamente.

Para otimizar o trabalho remoto, utilizar ferramentas com o foco em tornar uma empresa mais eficiente, é fundamental.

A Sabesim é uma empresa com mais de 10 anos de experiência que atua em todo o território nacional. Atualmente, o seu papel é oferecer ferramentas que otimizam o trabalho remoto e facilitem a integração entre empresa e colaboradores.

Dentre as ferramentas, a Sabesim possui recursos focados em cada área de uma empresa. A Gestão de Pessoas, por exemplo, é um dos recursos que a Sabesim oferece que vai muito além da comunicação entre empresa e funcionário.

Desse modo, essa ferramenta atua diretamente no controle dos funcionários oferecendo os seguintes recursos:

  • Ocorrência;
  • Controle de Cargos e Salários;
  • Desempenho de cada funcionário;
  • Currículos (Definir qual área de atuação se enquadra para o funcionário);
  • Etc.

Além dessa ferramenta, a Sabesim oferece diversas outras com o foco em aumentar a eficiência de uma empresa. Dessa forma, tanto os funcionários, como os líderes, conseguiram entregar o melhor de si e consequentemente, acelerar o crescimento de uma empresa, mesmo que de forma remota.

Leia Mais

Programa para Home Office

Controle de home office: Confira como essa tendência atual se tornará maior no futuro

O controle de home office é uma necessidade atual, afinal a sociedade vive uma crise de saúde bem séria. O coronavírus apareceu e obrigou as empresas a se adaptarem, fazendo com que o trabalhe remoto fosse utilizado.

Certamente que os desafios são muitos e não há como fugir deles, porém existe um caminho a ser explorado. Bem como, é o home office e é possível ter bons resultados com essa prática, desde que alguns cuidados sejam tomados.

O foco do texto é ir além do alarmismo e das dicas óbvias, porque a ideia é mostrar uma solução aplicável. Dessa forma, veja como que o controle de home office pode ser uma opção e descubra mais sobre esse serviço.

Controle de Home Office com o Sabesim: Veja as vantagens de optar por essa nova abordagem

Uma das coisas mais interessantes são os paradigmas e o ano de 2020 tem se mostrado eficiente para quebrá-los. Se antes era comum pensar que a vida se resumia a consumir, atualmente a tendência é compartilhar o que já existe.

Sem querer entrar no mérito de certo ou errado, fato é que a sociedade atual tem percebido que é frágil. Assim também, bastou surgir um vírus que ninguém via, mas que se disseminava rapidamente e toda a humanidade tomou um ‘choque’.

A pandemia, ocasionada pelo coronavirus, quebrou paradigmas e inseriu a necessidade de rever a forma de viver. Se antes era possível ir para qualquer local, a recomendação para grande parte das nações é apenas ficar em casa.

Seria questão de tempo para chegar até o ambiente corporativo e chegou, forçando os gestores encontrarem outras formas de trabalho. Entretanto, é preciso ir além e começou a ser necessário controlar o que está sendo feito.

Controle de home office: Confira como essa tendência atual se tornará maior no futuro

É justamente para esse fim que o controle de home office é tão eficiente e se faz muito necessário. Juntamente com esse fato, se tornou fundamental saber o que pode ser utilizado e também as vantagens desse tipo de uso.

Por todas essas razões, se torna importante mostrar os benefícios desse uso e indicar as ferramentas que a Sabesim oferece. Sob o mesmo ponto de vista, é importante conferir do que se trata e abaixo veja as vantagens inclusas:

Comunicação interna eficaz

Esse é a vantagem inicial de optar pelo Serviço da Sabesim: melhorar o relacionamento entre os colaboradores. Como o próprio nome indica, é essencial que seja colaborativo e favorecendo a cultura organizacional da empresa.

O controle de home office deve ser pautado por um ponto: melhorar o fluxo eficiente de informações. Se trata do Marketing interno, porque não é devido ao seu colaborador estar trabalhando remotamente, que deve ficar isolado, certo?

Certamente que é primordial integrar todos os departamentos e ter os gestores em constante contato, minimizando o impacto da falta do ambiente físico. Sendo assim, o home office tem tudo para funcionar melhor e manter a qualidade.

Controle de home office por meio de um esquema de projetos e tarefas muito bem definido

A princípio, até mesmo nas empresas, é necessário ter um esquema de projetos e tarefas,, mas remotamente acontece o mesmo. Igualmente, é preciso controlar o que cada colaborador faz e é mais simples por meio dos serviços da Sabesim.

As ferramentas de apoio, em resumo, estão totalmente disponíveis e a utilização é indicada, porque facilita o controle. O processo consiste em um Sistema Kanban e é online, permitindo ver o andamento de cada projeto existente.

Gerenciar se torna mais fácil e favorece bastante o controle de home office, trazendo vantagens para as partes. Algumas vantagens estão inclusas nesse processo e abaixo confira o que esse benefício traz para a gestão do trabalho:

  • É possível delegar e controlar as tarefas, gerenciando os projetos e acompanhando o fluxo de evolução, cobrindo até as conclusões;
  • Em seguida, dá para agendar facilmente os compromissos para os funcionários e até mesmo inserindo lembretes para cada um:
  • Analisar os gráficos é relevante, pois permite saber o desempenho de cada funcionário e comprar as produções;
  • Logo após, o acesso aos arquivos fica fácil, permitindo que dê para gerenciar, compartilhar e até efetuar o upload, se essa for a sua vontade.

Aqui fica claro o óbvio: o controle de home office é mais simples e tudo por meio dessa ferramenta da Sabesim. É um investimento na qualidade do produto ou serviço e sempre controlando o trabalho remoto dos colaboradores.

Analise de produtividade

A análise da produtividade é fundamental, afinal como seria possível saber o rendimento de cada funcionário? Da mesma forma, entender quanto cada parte produz é muito importante e possibilita efetuar possíveis correções.

Entender como os recursos são utilizados também é necessário, por exemplo: como tempo, equipamentos, mão de obra e material são consumidos? Responder essa questão, passa por conhecer esse recurso da Sabesim.

Se trata, em suma, de possibilitar a criação de formulários online e inserir campos para o registro de cada atividade. As áreas mais diversas são afetadas e facilita o gerenciamento das informações, fornecendo até gráficos estatísticos.

É provável que o ‘gran finale’ de ter o controle de home office, seja o de criar avaliações gráficas visuais. Posteriormente, é possível conferir as estatísticas e analisar cada colaborador, podendo encontrar a melhor forma de elevar o rendimento.

É uma tendência para o futuro

O trabalho remoto é uma tendência para o futuro, especialmente em trabalhos que podem ser feitos de casa. Do mesmo modo, talvez esse seja o ensinamento que o coronavírus deixa para todos e que irá acelerar essa tendência mundial.

Quando o trabalho é feito remotamente e com um bom controle de home office, a realidade é o resultado pode melhorar. Ao mesmo tempo, um dos maiores desafios é justamente o trajeto da ida e vinda do trabalho, já que é estressante.

Com o home office, a verdade é que a colaborador pode trabalhar com a roupa mais confortável e da sua própria casa. Contudo, é preciso que exista um controle e por isso que a Sabesim oferece uma série de ferramentas para isso.

Esse é um investimento no negócio e que pode ser medido em bons resultados, se utilizando do modo correto. Ter condição de conferir o que cada colaborador faz, em síntese, é fundamental para trazer melhorar a produtividade de cada um.

Controle de home office: Confira como essa tendência atual se tornará maior no futuro

A Sabesim, por meio desse link, oferece a chance de conhecer os seus produtos e serviços, inerentes ao home office. Simultaneamente, a aplicação se torna mais fácil e é possível controlar o que cada parte está executando de casa.

Por fim, é necessário usar essa crise de uma forma positiva e ter o controle de home office é parte disso. Um bom gestor vê na dificuldade uma forma de evoluir e essa é a grande mensagem que esse texto se propôs a oferecer.

Leia Mais

Método Kanban

Método Kanban para um processo intuitivo e prático

Uma das técnicas desenvolvidas por japoneses da Toyota, o Método Kanban é um sistema de organização e distribuição de tarefas cujo objetivo é aumentar a eficiência da produção a partir da visualização do movimento das atividades

É um sistema bastante visual que dá transparência ao que está sendo produzido, de modo que toda a equipe pode acompanhar a produção, a execução e a conclusão da demanda pelo grupo responsável.

O modelo foi desenhado para ser visual e, por isso, suas referências são expostas em lugares comuns como murais da empresa, onde todo o grupo tenha acesso. Para chamar a atenção e diferenciar atividades iniciadas, em andamento e concluídas, o sistema utiliza uma variedade de cores, formatos e texturas diferentes para cada uma das etapas.

Pode parecer simples, mas a ideia do Método Kanban surgiu de uma necessidade complexa ocorrida ainda no século XX, a de superar o fordismo, no período da crise econômica de 1929, fato que fez a produção industrial americana cair drasticamente e gerar uma recessão.

Naquela época estava em execução o método de produção em larga escala, no qual o objetivo principal era fabricar em quantidade e de forma acelerada, sem avaliar o escoamento desse produto.

Como Surgiu o Método Kanban

Esse momento histórico funcionou então como um divisor de águas na história e na economia mundial. A partir disso, industriais japoneses passaram a estudar formas de evitar um novo colapso na indústria e avaliaram que o foco deveria ser a movimentação e a saída de mercadorias e não para a alta capacidade de produção e armazenamento das fábricas.

Nesse contexto foi criado o sistema toyotista de produção chamado de Just In Time, que em português pode ser lido como produção em tempo. O processo indicava que nenhuma etapa deveria avançar sem que a anterior fosse concluída ou mesmo sem que tivesse o destino estipulado. Dessa forma, os japoneses procuraram dar ênfase à eficiência, prezando pela vazão dos produtos e evitando o desperdício de matéria-prima e tempo de trabalho.

O Método Kanban aparece nesse sistema como a comunicação interna, aquela que atravessa o processo bilateral e chega a um grupo maior, com o intuito de notificar às várias partes envolvidas quais ações são necessárias ou desnecessárias e quais podem ou não esperar algum passo para se desenvolver.

O método incialmente foi estruturado em papéis colados em murais da indústria, de forma manual e escrita. Mas o que parecia uma metodologia muito simples funcionou em grandes indústrias, e até em processos complexos, que envolviam equipes grandes de profissionais.

Como Funciona o Método Kanban

A citada simplicidade da metodologia pode ser conferida na forma como o modelo é estruturado. O mural é dividido em três partes com os seguintes títulos: To do (por fazer), Doing (fazendo ou em execução) e Done (feito ou concluído). Claro que esse é o modelo básico, aquele iniciado na indústria, mas que pode ser adaptado com mais algumas seções possíveis, de acordo com a demanda do projeto ou trabalho.

Em cada uma das colunas são registradas as tarefas de produção da empresa. E isso pode ser feito ainda de forma manual com papéis adesivos e post-it, que devem conter a breve descrição da atividade a ser realizada, o horário de entrada e o horário limite para a saída, além do nome do colaborador responsável por desempenhar aquela função.

Para tanto, podem ser utilizados cores e formas diferentes a fim de facilitar a visualização e torná-la mais rápida, assim como também para, caso seja necessário, destacar as tarefas mais urgentes ou as prioritárias.

Kanban Sabesim

O Sabesim oferece um sistema altamente intuitivo para a empresa que pretende otimizar seus processos proporcionando mais eficiência à produção. É hora de economizar tanto na matéria-prima necessária para a produção, fabricando mais com menos estoque, quanto na impressão de papel. Agora o trabalho manual de colar em murais e colar post-it, assim como o de reescrever utilizando apagador pode ser substituído facilmente pelo Kanban online.

O Software Kanban possibilita a delegação de tarefas e o controle de tempo que cada atividade demora a ser executada, além disso, o sistema permite que o usuário conheça com uma visualização rápida, quem é responsável ela execução e como está seu progresso. Com isso, o controle da equipe de trabalho acontece em tempo real e o gerente poderá ter retorno instantâneo.

O Kanban do Sabesim é um sistema integrado que abrange funcionalidades como a criação de projetos ou tarefas, que podem ser arrastadas de coluna para coluna simplesmente com o uso do mouse, definindo novo status para a atividade.

Um dos diferenciais do software Sabesim é a visualização rápida e geral que pode ser feita apenas com um olhar, de uma só vez o usuário tem conhecimento de todas as tarefas que estão em andamento e de todas as fases do projeto.

O sistema de notificação é outra marca que se destaca no Kanban da Sabesim. Com ele, o usuário não perde uma data, acompanhando de forma online a evolução das ações. O sinal facilita o controle de tempo de execução do projeto e seus prazos.

Benefícios do Método Kanban

O Kanban é uma metodologia essencialmente visual, pois permite a visão do todo, seja no modo físico ou digital, e isso é especialmente útil para projetos que envolvem várias pessoas ou grupos, possibilitando que as coordenações planejem as tarefas atuais e as posteriores. O sistema, portanto, trabalha numa perspectiva holística de determinado processo.

Do ponto de vista do trabalho em equipe, o método retira os profissionais do isolamento diário da rotina, permitindo que todos na empresa tenham uma melhor compreensão do projeto como um todo. Para o líder, a ferramenta permite o controle em tempo real do que está sendo desenvolvido e qual o responsável por cada tarefa, e ainda quando falta alguma etapa para a finalização do projeto.

Mas porque a ferramenta é tão marcante?

Segundo estudos físicos, o cérebro humano capta enorme quantidade de dados pelos olhos, e quando essas informações chegam ao órgão cerebral são processados rapidamente por uma espécie de software humano. A apresentação visual ajuda a identificar tendências, lacunas e discrepâncias existentes no desenho.

Outra característica do método Kanban é a simplicidade, que a torna de fácil acesso para todas as pessoas da empresa, de cargos mais altos aos mais baixos. Essa comunicação permite que o conhecimento corporativo seja disseminado para todos os setores e cargos. No fim do processo, ele estimula autonomia e a capacidade de iniciativa dos colaboradores.

A ferramenta também facilita o fluxo de trabalho, reduzindo o desperdício e tornando tudo mais prático e ágil. Com isso, partes redundantes e desnecessárias de um processo podem ser removidos, enquanto outros podem ser simplificados, esses detalhes, ao final, geram um resultado mais eficiente e produtivo.

Leia Mais

intranet pronta

Intranet pronta: Você precisa de uma em sua empresa

A comunicação interna é algo de extrema importância nas empresas, pois sem ela muitos serviços podem deixar de fluir de forma correta. E buscar meios para que ela se torne mais efetiva é algo necessário. Sendo assim a intranet pronta é uma ferramenta que se apresenta como uma ótima alternativa.

Mas você sabe o que de fato este conceito significa e como ele pode ser trabalhado dentro de sua empresa.

Entenda mais sobre o conceito de intranet pronta e porque instalá-lo em seu negócio.

O que é intranet pronta?

Intranet nada mais é do que uma rede de computadores que muito se assemelha com a internet. Entretanto, uma de suas maiores particularidades é o fato de que ela é de uso exclusivo de uma empresa.

Trata-se de um tecnologia de grande serventia, pois desse modo é possível estabelecer a comunicação de um departamento a muitos outros.

E, em se tratando do compartilhamento de informações não se pode esquecer de duas coisas: a primeira, é que embora sejam diferentes, cada departamento tem algo a ser compartilhado com outro. A segunda, é que algumas informações são muito sigilosas, por isso é importante que sejam compartilhadas em rede segura.

E para que esta rede se torne segura, a maioria das empresas utilizam um sistema denominado firewall, que consiste em um software especial que filtra o acesso à rede.

Por que as empresas estão optando por uma intranet pronta?

As grandes corporações hoje em dia buscam por duas coisas: sistemas mais seguros e qualificados e baixo custo de implantação e manutenção.

Isso faz com que não só grandes, mas que pequenas e médias empresas adotem este recurso tão valioso.

Quais as vantagens da intranet pronta?

Além de uma comunicação interna mais eficaz, a intranet pronta traz outras vantagens para diversos setores.

Sendo assim, nota-se que com o contínuo uso desse sistema é possível constatar os seguintes avanços:

– Otimização de gestão

Um conceito que também tem sido bastante difundido dentro das corporações é o de otimização. Ou seja, realizar trabalhos de forma organizada em um tempo menor. Desse modo, os colaboradores serão capazes de realizar outras tarefas além de utilizarem melhor suas habilidades com o tempo restante.

E para que haja otimização, é preciso buscar recursos que permitam o melhor desenvolvimento de tarefas.

Um deles então se torna a intranet.

Isso porque além de possibilitar uma comunicação instantânea. Ela também permite o acesso à informações de maneira rápida e eficaz.

– Automatização dos processos

Processos automatizados são fundamentais para empresas que querem se manter ativas no futuro.

Sabe-se que a tecnologia não veio para substituir os seres humanos mas sim, para permitir que os mesmos consigam trabalhar de maneira facilitada.

Utilizando a intranet é possível automatizar processos tais como: folha de pagamentos, faturamento, registro de vendas, entre muitos outros.

– Mais segurança no momento de armazenar informações

Mais uma vantagem da intranet pronta é o armazenamento seguro de informações. As mesmas podem ser guardadas tantos em softwares do sistema interno como também, através do armazenamento na nuvem.

Isso também proporciona outras vantagens, como por exemplo, acesso rápido a qualquer tipo de arquivo, redução de espaço físico para documentos, e menor consumo de papel.

– Proporciona melhor atendimento aos clientes

Justamente pelo fato de permitir um acesso rápido às informações de outros setores, é que a intranet pronta se torna um recurso valioso para o atendimento qualificado aos clientes.

Imagine um setor de vendas, onde é preciso conferir no estoque se há determinado produto. Com um sistema de intranet, em poucos minutos é possível ter esta informação em mãos. Mas caso ele não exista, o vendedor precisará fazer ligações, ou até mesmo, se deslocar até o estoque.

Isso vai gerar uma grande dispersão de tempo no atendimento, enquanto que o mesmo poderia ser utilizado para finalizar a venda de maneira satisfatória e começar o atendimento de outros clientes.

– Envolvimento de todos os colaboradores

Para que uma empresa produza bons frutos, é preciso que todos estejam envolvidos na mesma proposta. Mas o que infelizmente observa-se ainda nestes casos é que ainda existem organizações onde os colaboradores não entendem muito bem sobre tal conceito.

Isso além de causar um grande desconforto, também gera retrabalho e desmotivação. E acredite, você não vai querer colaboradores desmotivados trabalhando para você.

Com um sistema de intranet pronta, além do acesso à informações, é possível também tornar os colaboradores cientes dos objetivos e metas a serem realizados, das tarefas pendentes e do que é preciso ser entregue com mais urgência.

Trata-se de um trabalho complexo, que sem a ajuda deste recurso tecnológico se torna ainda mais difícil.

Quais os tipos de recursos que podem ser utilizados em conjunto com a intranet?

Quando fala-se em comunicação dentro das empresas, não se tem noção do que de fato o conceito representa.

A intranet pronta em conjunto com outros recursos, fomenta um trabalho mais criativo, dinâmico e até mesmo, mais leve. Veja quais são alguns deles.

Quadros de discussão:

Ideal para reuniões simultâneas e sugestões de ideias.

Gerenciamento de projeto:

Permite a delegação correta de tarefas, macros e o acompanhamento do progresso do mesmo

Gerenciamento de documentos:

Gera um sistema mais organizado para o armazenamento e criação de documentos importantes.

Intranet pronta Sabesim

Se você está procurando para a sua empresa um sistema de intranet pronta para o seu negócio, saiba que a Sabesim poderá ajudá-lo.

Independentemente de qual seja a sua atuação no mercado, a Sabesim tem a melhor solução em intranet para você.

Trata-se de um sistema 100% online com uma instalação realizada de forma prática, simples, objetiva, direta e rápida. E o melhor de tudo, para instalar o sistema, não há necessidade de intervenção técnica.

Por isso, se você está em busca de uma comunicação interna eficiente, controle de projetos, disponibilização e alteração de normas internas, compartilhamento de agenda, gestão de pessoas, entre muitas outras ferramentas, a Sabesim se torna a melhor alternativa.

Não perca mais tempo, saiba mais sobre o sistema de intranet pronta Sabesim e contrate o melhor serviço para a sua empresa.

Leia Mais

organizador de tarefas

Organizador de Tarefas e seus Benefícios

Hoje, as empresas estão cada vez mais globalizadas, o que causa a necessidade de se diferenciar das outras. Essa diferença existe através de inovações em todas as áreas de negócios, permitindo que as organizações cresçam e sejam mais competitivas. Nesse contexto, é onde a necessidade de um organizador de tarefas aparece.

O organizador de tarefas Scrum é definida como uma das melhores práticas para o desenvolvimento ágil de projetos. É usado principalmente para desenvolver software, mas pode ser facilmente adaptado a diferentes contextos.

O Sprint é a chave do organizador de tarefas Scrum

Uma das atividades mais representativas do Scrum são as Reuniões Diárias, que visam acompanhar todos os processos que estão dentro da Sprint. Nestas, o grupo de trabalho recebe uma série de perguntas como: O que foi feito ontem? O que vai ser feito hoje? E que problemas eles estão enfrentando?

Para agilizar essas reuniões e não ter uma duração superior a 15 minutos, é utilizado um quadro semelhante ao organizador de tarefas Kanban, que permite definir todas as tarefas que cada membro da equipe deve executar.

Scrum busca que todas as pessoas que compõem um projeto tenham responsabilidades.

Após a Sprint, uma nova reunião chamada Revisão da Sprint é realizada, ela revisa todo o processo para garantir a entrega do produto nos horários previamente acordados.

Após a entrega do produto, é realizada uma nova reunião, que no organizador de tarefas Scrum é conhecida como Retrospectiva da Sprint. Que consiste em realizar uma análise dos resultados, o que nos permite encontrar falhas ou melhorias para aplicá-las ao próximo Sprint.

Portanto, no final do Sprint, o próximo Sprint deve ser iniciado automaticamente, recebendo outros “desejos” do Backlog do Sprint, para iniciar o processo novamente.

Assim, o produto será entregue ao cliente, para que ele verifique o andamento do processo e ajude na sua criação.

O que está envolvido na metodologia Scrum?

Como explicamos, o Scrum é usado para o desenvolvimento de produtos, para o qual precisamos ter uma equipe que desempenhará papéis diferentes:

Proprietário do produto: garante que os recursos corretos entrem no Backlog do produto, isto é, representam os usuários.

Scrum Master: responsável por fazer com que todos os membros da equipe tenham as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas, ou seja, é o administrador do projeto.

Equipe de desenvolvedores: todas as pessoas responsáveis pela construção do produto, em conformidade com a Sprint.

Testador: eles são responsáveis por testar o produto, antes da entrega ao consumidor final.

Cliente: este é o consumidor final do produto, que também está envolvido no processo.

Vantagens e desvantagens do uso da metodologia Scrum

Primeiro, começaremos citando as vantagens do uso do Scrum:

– Melhora a satisfação do cliente, pois isso faz parte da equipe de trabalho.

– Garante a transparência do processo, todas as pessoas da equipe de trabalho conhecem o andamento do processo.

– Une-se à equipe em torno de um objetivo comum, pois cada membro sabe o objetivo que deseja alcançar.

– O produto é revisado constantemente, através de reuniões diárias ou Daily Scrum.

Na posição contrária, mostraremos as desvantagens de usar este processo:

– A realização dos eventos às vezes é complicada, pois o desenvolvimento de todas as reuniões que a Sprint promove leva tempo.

– É algo complexo de implementar, devido à mudança cultural que a organização deve realizar.

– Pode causar estresse aos membros da equipe, principalmente devido ao cumprimento dos prazos.

– Alterar um membro da equipe coloca o processo em risco.

Kanban: A melhor ferramenta como Organizador de Tarefas

Kanban é uma palavra japonesa que significa cartaz ou painel, elemento-chave desse método produtivo. O sistema Kanban, como tal, surgiu na Toyota, fabricante japonesa de automóveis, para organizar melhor sua produção de veículos, dividindo o processo em fases bem definidas que precisavam ser adequadamente cobertas para passar para a próxima fase, garantindo assim um produto de qualidade. Desse sistema, aplicado à indústria de automação, surgiu o método Kanban, projetado por David J. Anderson e adapta a filosofia original ao desenvolvimento de software, um processo com muitos pontos em comum com o industrial, com diferentes fases, equipamentos de trabalho e a exigência de que cada parte do programa a ser criado funcione corretamente e seja da melhor qualidade possível.

O método Kanban em sua versão moderna aplicada ao software foi usado pela primeira vez na Microsoft e, desde então, é aplicado em centenas de projetos em todo o mundo

Dito isto, o que é Kanban? Em que consiste? Existem dois objetivos que regem esse método produtivo: por um lado, alcançar um produto de qualidade, forçando cada fase do projeto a concluir sua tarefa corretamente e encerrando o caos e a saturação que podem ocorrer em uma fase do projeto em condições normais em que a velocidade prevalece sobre a qualidade do produto.

Leia Mais

intranet para empresas

Intranet Para Empresas: Aumente a produtividade

Muitos pensam que aumentar a produtividade dos colaboradores é algo complicado e que tem um custo elevado. No entanto, o Sabesim pode te mostrar uma ferramenta que auxilia muito a todos: a intranet para empresas.

O software traz muitos diferenciais competitivos e são focados para proporcionar aquilo que falta: acompanhamento dos resultados. Logo, atua medindo e, eventualmente, corrigindo, caso exista uma necessidade ligada a esse fato.

Conhecer melhor o software, pode trazer diferenciais competitivos e por isso a proposta do texto é propor dois tipos de entendimentos. O primeiro é a visão clássica da funcionalidade e o segundo é aprofundar no que o Sabesim traz.

Como conseguir aumentar a produtividade dos colaboradores: Conheça a intranet para empresas

Em primeiro lugar, a intranet para empresas possibilita conseguir ter uma comunicação que seja muito mais eficaz. Já pensou o que seria da Coca Cola se não existisse um sistema eficiente para todas as unidades da empresa?

É provável que as vendas acabassem não acontecendo e toda a empresa poderia ser prejudicada por tal fato. Desse modo, o que a intranet para empresas do Sabesim faz é facilitar cada vez mais esse processo.

O sistema foca em conseguir melhorar a principal falha nas empresas: comunicação interna. Esse fato de dá de muitas maneiras e a seguir confira as principais funcionalidades que dá para melhorar os processos internos:

  • Aumento da sua produtividade;
  • Comunicação com a sua equipe;
  • Controle de tarefas e projetos;
  • Gerenciamento com os seus funcionários.

De antemão, saiba que atingir todos os objetivos das funcionalidades citadas acima é algo totalmente possível. Por outro lado, o foco é mostrar como duas das principais facilidades do Sabesim pode facilitar a sua vida e a seguir veja:

Totalmente online

A ideia central é fazer com que as pessoas possam navegar por uma rede interna com toda a facilidade. Logo, dá para conseguir ter uma comunicação mais eficaz com essa estratégia.

A instalação é simplificada

Não é preciso fazer qualquer intervenção técnica e tudo pode ser feito com total facilidade. Assim, o objetivo fazer com que a facilidade esteja inclusa e por isso que o uso é interessante.

Entender como aumentar a produtividade dos colaboradores, por meio das ferramentas do Sabesim, foi possível. É primordial aprender a maneira como as funcionalidades citadas acima podem auxiliar e os próximos tópicos darão isso.

Intranet para empresas com o Sabesim

A solução para elevar a produtividade da sua empresa
O ambiente de negócios mudou e atualmente é necessário promover uma atitude que tem feito diferença: interação. Assim também, os colaboradores precisam estar “conectados” e a intranet para empresas do Sabesim oferece isso.

O andamento dos processos pode ser melhorado e dentro da sua empresa faz uma diferença que é muito grande. Por exemplo: imagine um ambiente em que a comunicação pode ser feita e registrada, ou seja, permite o acompanhamento.

O Sistema de Intranet do Sabesim adaptar-se facilmente a diferentes tipos de negócios e ajuda a organizar as informações. Logo depois, os dados mais importantes ficam guardados e ainda possibilita a interligação entre todos.

A princípio, os departamentos podem ser interligados e até mesmo as diversas unidades existentes da empresa. É possível garantir controle sobre os processos e tudo é realizado 100% online, não necessitando de intervenção técnica.

Vantagens de usar a intranet para empresas do Sabesim

Antes de mais nada, existem vantagens quando alguém opta por usar a intranet para empresas e devem ser citadas. Vale lembrar que todo o processo é voltado para fazer com que os gestores tenham condições de começar adequadamente.

Embora muitos não pensem nisso, a verdade é que a intranet deve ser vista como um enorme facilitador. Dessa forma, conhecer do que se trata se torna fundamental e abaixo confira alguns benefícios inclusos nisso:

Compartilhamento de agenda

O sistema disponibiliza o recurso da organização de uma agenda de compromisso. Vale lembrar que tudo é intuitivo e simples, lembrando cada colaborador do seu compromisso e facilitando a vida dos gestores.
Por exemplo: O colaborador “Joaquim” precisa enviar um relatório de vendas até as 18 horas, ou seja, você insere e a pessoa indica o estado das atividades.

Compartilhamento de informações

Por meio de um sistema intranet do Sabesim, as informações e documentações podem ser compartilhadas. Dá para ter acesso remoto e o sistema ainda oferece a busca orgânica, portanto, possibilita procurar pelas atividades.

A intranet para empresas: Gestão de pessoas mais eficaz

Antecipadamente, a intranet para empresas permite acessar páginas de muitos colaboradores. Logo depois, as informações sobre setor, endereço e cargo estão à sua disposição, permitindo ter tudo com total facilidade.

Comunicação interna eficiente

Dá para enviar mensagens para o colaborador ou mesmo de acordo com o cargo específico. É possível comunicar-se com as unidades e o fluxo de informações é mais efetivo, simplificando a vida de todos.

As conversas podem ser internas e facilita que os “colaboradores” tenham a facilidade de comunicar-se. Sob o mesmo ponto de vista, permite que exista o registro e é possível conferir para entender melhor todo o contexto.

Controle de projetos

Desde já, é fácil de conseguir controlar e desenvolver processos ou projetos internos, pela tela do computador. Sendo assim, é possível controlar as etapas e analisar esses gráficos, entendo o que pode vir a ser melhorado.

Por exemplo: o gestor aloca um grupo de pessoas para fazer determinada tarefa e tem a chance de acompanhar as etapas. Frequentemente, é possível entender a parte que foi completada e obviamente as que ainda não estão realizadas.

Disponibilização e alteração de normas internas

Essa funcionalidade é idêntica a Wikipédia e disponibiliza uma série de normas. Ademais, ainda possibilitar as regras e os procedimentos, aberto a modificações. Em seguida, dá para comparar as versões e entender o que pode ser melhorado.

A facilidade é grande, porque faz com que os colaboradores tenham condição de ter na tela do computador as normas. Enfim, a ideia é automatizar o processo e a tendência natural é que todos entendam como devem proceder.

Todas as vantagens levam a resolução do problema mais comum: comunicação ruim dentro das organizações. O principal é aproveitar essa oportunidade e usar a intranet para empresas do Sabesim e conseguir ter todos esses benefícios.

Leia Mais

Gerenciamento de tarefas e equipe

Gerenciamento de tarefas e equipe = Produtividade

O mundo mudou e atualmente a tecnologia é uma aliada, pois diariamente traz soluções para todas as pessoas. Assim, o gerenciamento de tarefas e equipe é voltado justamente para trazer um resultado melhor a sua atividade.

Um dia é repleto de tarefas e pode ser tanto pessoal, mas, também, profissionalmente e aqui existe um problema. Trata-se do fato de muitas pessoas não serem capazes de lembrar-se de que o trabalho precisa ser feito.

Certamente que essa questão exige atenção e o texto mostrará como a solução da Sabesim pode ser um diferencial. Em seguida, é apenas colocar em prática e a tendência natural é conseguir ter um resultado final muito mais interessante.

O que é o gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim?

Primeiramente, o gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim é uma ferramenta única e que traz muitos diferenciais. O principal é ligado ao fato de possibilitar que exista um controle de atividades diários a ser realizado.

A produtividade é aumentada e por isso é uma ferramenta que soma, porém, serve muito bem a diversos tipos de negócios. Sendo assim, é versátil e a proposta é mostrar as atividades que devem ser realizadas ao longo dia.

Por exemplo: uma determinada tarefa deve ser realizada naquele dia e tem a entrega programada para as 15 horas. Dá para acompanhar o andamento, sugerir correções, aprovar e arquivar, deixando a tarefa no seu sistema.
Desde já, se deseja ter controle sobre o gerenciamento de tarefas e equipe, essa ferramenta é adequada. Vale lembrar que permite ao gestor estar focado em encontrar estratégias eficazes para o negócio e, não, com o retrabalho.

Cenário sem esse software

Imagine uma equipe que cuida da capacidade de armazenamento de uma empresa de tecnologia da informação. Logo, é comum que exista a necessidade de dividir atividades e acompanhar como cada uma pode ser realizada.

O problema principal é que são mais de 80 funcionários e cada um tem a sua função para fazer. Até aqui tudo bem, mas existe uma questão: como será que dá para ter um acompanhamento efetivo sobre cada parte?

Facilmente muitos poderiam não fazer o serviço e o resultado final seria difícil, pois seria preciso analisar caso a caso. Ao mesmo tempo, o superior precisaria ficar fiscalizando o trabalho e seria preciso ter muitos colaboradores assim.

Imagine andar de mesa em mesa e descobrir que a tarefa não foi realizada, o que poderia ser feito? Provavelmente o tempo gasto com o retrabalho seria imenso e sem contar que a comunicação seria muito prejudicada.

Não teria como compartilhar atividades e tampouco outra maneira de tirar dúvidas com rapidez. Frequentemente, é comum encontrar empresas que não tem processos internos bem definidos e sofrem por conta disso.

O cenário sem a ferramenta da Sabesim é arcaico e altamente perigoso, já que não usa a tecnologia e as suas facilidades. Da mesma forma, ainda faz com que a produtividade caia, ou seja, é algo muito negativo para a organização.

Cenário com gerenciamento de tarefas e equipe com o Sabesim

Antes de mais nada, imagine o mesmo cenário citado no tópico acima e todas as condições devem ser iguais. Entretanto, o gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim traz enormes diferenciais e tudo fica mais simplificado.

A ferramenta permite criar cada tarefa e inserir informações que deixam o processo adequado a essas necessidades da empresa. Por outro lado, tudo pode ser acompanhado pela tela do computador e a seguir confira como ficaria:

  • Em primeiro lugar, a ferramenta é integrada ao sistema Forms e essa é uma das mais utilizadas;
  • É possível criar a tarefa em pouco segundos e inserir as demais informações;
  • Posteriormente, dá para selecionar o nome da tarefa, o responsável, o prazo de entrega e a coluna;
  • Por fim, mas não menos importante, é possível acompanhar e conseguir comentar, pedir correções ou mesmo elogiar todo o andamento.

Seguindo o exemplo citado no tópico anterior, é possível que os 80 colaboradores efetuassem a tarefa e sem maiores problemas. Bem como, o gestor tem a capacidade de analisar como está indo e passar o feedback.

Fato é que a produtividade de cada colaborador é melhorada e a razão é muito simples de ser entendida. Assim também, o gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim oferece a chance de ter um controle diário efetivo.

Vantagens do gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim

Entender melhor o gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim passa diretamente por entender as vantagens inclusas. Sob o mesmo ponto de vista, é primordial ter acesso as informações e a seguir confira alguns benefícios.

– Aumento da produtividade

Por meio do uso de atividades diários, semanais, quinzenais e mensais dá para elevar a produtividade. A atitude de ser mais eficiente é um grande diferencial para esse mercado.

– Cumprimento de metas

De antemão, saiba que esse é o beneficio principal e é referente ao fato de existir muito mais pontualidade. O controle sobre o que está sendo feito é sempre um ponto positivo a todos.

– Ferramentas úteis

Pensar nas melhores estratégias passa pelo fato de saber utilizar aquilo que está à disposição. Conforme mostrado acima, muito do retrabalho pode ser minimizado e diminuir o custo da empresa.

– Gestão de tempo

A princípio, ter um controle de atividades efetivo faz com que você possa gerar melhor o tempo da sua equipe. Ainda mais, devido ao fato de cada tarefa pode vir demandar mais atenção da equipe.

– Pontualidade

Essa é uma maneira de manter e também respeitar o prazo, sempre acompanhando tudo de perto. Em resumo, as entregas são realizadas no prazo e por isso é que a utilização é muito relevante.

À primeira vista, deu para conferir as vantagens e a Sabesim de proporciona ter um controle maior sobre as tarefas. Nesse ínterim, é apenas possibilitar que os gestores e superiores consigam elevar a produtividade dos colaboradores.

Antecipadamente, a gerenciamento de tarefas e equipe da Sabesim é altamente eficaz e mais um diferencial. Chega-se a hora e o momento de começar a colocar tudo em prática, pois a Sabesim está a sua disposição.

Leia Mais

hábitos criativos

15 hábitos criativos, incomuns e extremamente produtivos para começar hoje

Ser mais produtivo é o sonho de muitas pessoas e profissionais do mercado, porém desenvolver essa habilidade nem sempre é fácil, especialmente fazer isso com inventividade e criatividade.

A dificuldade costuma derivar do fato de que as pessoas acreditam que a produtividade depende mais dos fatores externos que dos internos. Contudo, elas estão enganadas. Ser uma pessoa mais produtiva depende apenas das suas atitudes diante das tarefas que tem a realizar.
Uma rotina de uma pessoa normal envolve uma série de tarefas, de cunho pessoal e profissional e às vezes é difícil ter controle das atividades para dar conta de tudo no final do dia. Afinal são muitos pratos para equilibrar e deixar um deles cair não é uma opção.

Fazendo uma análise das principais técnicas de produtividade existentes – as quais promovem para os seus seguidores uma vida mais metódica, com gestão dos seus horários e da sua energia – uma coisa fica bastante clara: ser produtivo deixa de ser um esforço sacrificante quando se torna um hábito

Pensando nisso, e para te ajudar na organização das suas tarefas e planejamento dos projetos, no post de hoje separamos 15 hábitos para tornar a sua rotina cada vez mais criativa e mais produtiva, com métodos incomuns que você nem imagina!

1 – Reset aos Domingos

Escolha um dia da semana, de preferência o domingo, para resetar toda a sua vida até aquele momento e definir exatamente o que você fará nos próximos sete dias. Coloque a roupa para lavar, depois tome um banho, faça a sua barba, corte as unhas, enfim, arrume-se! Troque a sua roupa e limpe sua casa. Depois de tudo isso, passe para segunda fase: cozinhe, coloque algumas delas em marmita, para facilitar seu dia a dia, e caso necessário, faça compras para encher a sua despensa com as coisas que você vai precisar para aquela semana. Ao final do dia, sente-se e faça uma lista de metas e tarefas semanais para manter o foco e procure segui-la à risca.

2 – Exercícios 5×5

Você odeia ir à academia, mas quer mais definição corporal? O popular método 5×5 é uma boa alternativa que serve tanto para homens quanto mulheres. O método consiste em três grandes movimentos: agachamento, levantamento terra, supino. Faça apenas um exercício a cada sessão de ginástica. Comece com um peso extremamente baixo e faça apenas cinco séries de cinco repetições, o que explica o nome do método. Na próxima vez, aumente o peso em apenas cinco quilos. Depois disso, vá para casa! À medida que o peso aumenta, você fará progressos maciços apenas concentrando-se em dominar os três grandes exercícios.

3 – Saúde Instantânea

Se você atualmente luta para comer de forma saudável, concentre-se em fazê-lo em apenas 80% do seu tempo, em vez de tentar seguir a dieta perfeita, de maneira muito sacrificante. Esse é um ponto. E para facilitar a sua dieta, sem precisar dedicar muito tempo a isso, coma pão integral e ovos no café da manhã, adquira sacos de legumes no vapor e tiras de frango pré-cozidas, para o almoço e busque comprar ou já deixar preparadas pequenas marmitas para o jantar. Sem esforço. Dessa forma você consegue fazer todas as suas tarefas, descansar e ao mesmo tempo manter um plano de refeições que é barato e facílimo de colocar em prática, sem precisar a recorrer a comidas cheias de calorias.

4 – Kits de Vida

Crie “kits” para todos os aspectos da sua vida, ou seja, deixe arrumadas bolsas para o trabalho, para sua rotina fitness, para eventuais viagens, sua higiene, nutrição ou qualquer outra coisa que você faça de maneira regular. Procure manter essas sacolas reabastecidas e coloque-as no mesmo local todas as vezes. Simplesmente ir lá, pegar, sabendo que tudo que você precisa estar ali, sem o estresse de procurar cada pequena coisa, torna as suas rotinas fáceis e tranquilas, além de economizar seu tempo.

5 – Dois minutos para o Nirvana

Uma prática poderosa de meditação pode reduzir drasticamente o estresse, mas isso leva tempo. Para começar a obter benefícios imediatos, tome apenas dois minutos do seu dia, e repita isso algumas vezes ao longo dele, se achar necessário. Feche os olhos, respire o mais lenta e profundamente que puder pelo nariz e expire completamente pela boca. Faça isso apenas dez vezes, sem se concentrar em nenhum outro pensamento, e você sentirá uma sensação imediata de paz e relaxamento.

6 – Porquinho de dinheiro para adultos

Use aplicativos financeiros para configurar seus gastos e estabelecer regras de economia. Por exemplo, estabeleça regras e metas de economias semanais e mensais, guardando o que sobrar em um conta poupança. Desse jeito, a economia não se torna muito sacrificante e em um ano você poderá ter uma boa quantia te esperando.

7 – Aumente sua rede de amigos

Se você luta para fazer amigos ou para se conectar a pessoas em festas ou eventos de networking, tente este desafio: assim que você entrar pela porta, procure outra pessoa que esteja sozinha. Aproxime-se dela, estenda a mão e diga: “Olá, sou X. Tudo bem com você?” Essa pessoa, que está buscando a mesma coisa que você, pode ser sua nova amiga durante todo o evento.

8 – Alimente seu ânimo

Todo mundo precisa manter o ânimo. Todas as manhãs, dedique apenas cinco minutos para ler um texto motivacional secular ou religioso sobre como viver feliz e saudável. Depois, reserve um momento para uma “oração” que signifique algo para você, mesmo que você não siga exatamente uma religião. Peça força, demonstre gratidão, pense nos outros e planeje com bom humor o seu dia. Você sairá de casa com um brilho em vez de uma atitude mal-humorada.

9 – O CEO da sua própria vida

Trate sua vida como se fosse um negócio do qual você é o chefe. Separe-a em departamentos como finanças, RH (relacionamentos), operações (organização, estilo de vida) e desenvolvimento ou vendas (trabalho). Entre em contato com cada departamento constantemente e trabalhe para melhores resultados.

10 – Almoce e aprenda

Aprender algo por 15 minutos todos os dias é uma excelente maneira de adquirir conhecimento de forma consistente. Durante o intervalo do almoço, leia um capítulo de um livro, assista a um TED Talk ou pratique um idioma. Faça anotações no seu celular para lembrar do que aprendeu.

11 – Invista no amor

Se você está num relacionamento, você sabe que é preciso trabalho e dedicação para mantê-lo forte. A cada semana, tenha uma conversa de 15 minutos com o seu parceiro. Pergunte como pode melhorar, compartilhe os seus anseios e discuta os problemas e conflitos do casal.

12 – “Eu sei Kung Fu”

Lembra como Neo de Matrix “faz um download” do equivalente a anos de conhecimento e treinamento em artes marciais em apenas 10 segundos? O mais próximo que você pode chegar disso é ouvir podcasts educacionais enquanto frequenta a academia. Não existe jeito mais rápido e eficiente de treinar o seu corpo e mente ao mesmo tempo.

13 – Use sempre o fio-dental

Se você é como 100% das pessoas, você não usa o fio dental regularmente. Para isso, segue uma dica simples: compre aqueles fios dentais com hastes e deixe-os espalhados pela casa e na sua mesa de trabalho. Você vai criar este hábito com muito mais facilidade do que deixando o fio dental tradicional na pia do banheiro!

14 – Use o método Kaizen

Kaizen é a arte de fazer pequenas mudanças que levam a resultados drásticos ao longo do tempo. Se para você é difícil começar algo, estabeleça uma tarefa tão pequena a ponto de ser inevitável. Você vai acabar realizando muito mais, porque vai ter quebrado a inércia. Coloque uma camisa suja para lavar. Abra um documento no Word e digite uma frase. Mande um currículo. Apenas aja.

15 – O desafio da borracha

Treine a si próprio como Pavlov treinava o seu cachorro. Amarre uma borracha de dinheiro no seu pulso e puxe-a fortemente toda vez que você realizar um mau hábito, fizer uma reclamação ou disser algo negativo sobre si próprio. Em pouco tempo, o seu cérebro vai associar essas ações à dor e vai te encorajar a evitá-las.

E então essas dicas serviram em alguma coisa para você? Essas são algumas formas rápidas e práticas de aumentar a sua produtividade no dia a dia, mas não significa que você precisará segui-las totalmente à risca, embora seja importante manter uma regularidade nelas para que funcionem. Nesse contexto, a agenda online Sabesim aparece como uma importante aliada para quem deseja implantar ou aprimorar a rotina de atividades da organização. Com o aplicativo, profissionais terão acesso a seus compromissos de forma destacada, além disso, a planilha vai indicar as atividades que vão ocorrer nas horas de trabalho, lembrando o horário de cada compromisso a cada um dos profissionais.

Quer saber um pouco mais sobre isso? Entre em contato conosco que um dos nossos consultores irá auxiliá-lo de acordo com as suas necessidades!

Leia Mais

equipe trabalhando em casa

Equipe trabalhando em casa: Coordenando uma Equipe Home Office

Ter a equipe trabalhando em casa é uma dificuldade que muitas empresas ainda não conseguiram superar. Principalmente depois da crise que o mundo todo passou com o Covid-19, será cada vez mais comum ter os funcionários trabalhando em casa.

No entanto, isso se torna um empecilho, até porque, como alinhar o planejamento com a equipe? Como garantir que tudo vai sair conforme o planejado?

Hoje em dia, para uma empresa quer ter uma equipe trabalhando em casa, Home Office, sem perder a produtividade e eficiência nas atividades, é preciso entender e aplicar os 5 tópicos abaixo.

Como Coordenar sua equipe trabalhando em casa

Equipe trabalhando em casa: Coordenando uma Equipe Home Office

Embora seja algo fundamental em qualquer empresa, independente do seu tamanho, coordenar uma equipe não é uma tarefa fácil. Porém, quando se trata de uma equipe trabalhando em casa, a tarefa fica 2 vezes mais complexa.

[sabesim-create-account-form]

Em suma, além da comunicação ser afetada, também tem os fatores que dificultam a vida da equipe, entre eles, a procrastinação e distrações são as que qualquer empresa deve evitar na rotina de trabalho dos seus funcionários. Mas como fazer isso?           

1.    Comunicação é Prioridade

Em primeiro lugar, a primeira coisa que toda empresa deve ter como prioridade é a comunicação, principalmente em trabalho remoto.

Neste momento, a equipe deve saber exatamente todo o planejamento, tarefas, cronograma, etc. Embora nem sempre seja algo fácil se comunicar, principalmente uma equipe que envolva um grande número de pessoas, é necessário.

Hoje em dia, quando perguntamos para as empresas e para os funcionários o que mais afeta diretamente nos resultados da empresa, e comunicação sempre está entre as 5 principais respostas.

Portanto, resolver o problema da comunicação é um fator-chave no sucesso de uma empresa, principalmente quando se tem a equipe trabalhando em casa.

2.    Planejamento é fundamental

Em segundo lugar, depois da comunicação que deve ser presente em todas as etapas, o planejamento deve entrar.

Certamente que todas as empresas possuem um planejamento, por mais simples que seja. Porém, apenas ter um planejamento não é o suficiente, é preciso que o planejamento seja feito de acordo com o objetivo da empresa e com a matéria-prima disponível.

Quando falamos em matéria-prima, estamos falando de todo o contexto que engloba desde os equipamentos, até os funcionários da empresa.

Sendo assim, o planejamento deve ser algo pensado no momento que a empresa vive. Além disso, o planejamento não deve ficar no papel, toda a equipe deve estar alinhada com o planejamento da empresa.

3.    Crie uma rotina para a Equipe

Equipe trabalhando em casa: Coordenando uma Equipe Home Office

Em terceiro lugar, falar sobre Home Office, é falar sobre procrastinação, falta de produtividade, falta de foco. Todavia, todos esses problemas afetam diretamente na qualidade de vida e no resultado que os funcionários vão ter em suas atividades.

Posto isso, a melhor solução para resolver tais problemas sem dúvidas é a criação de uma rotina para a equipe. Provavelmente, não será fácil criar uma rotina, principalmente quando se tem uma equipe trabalhando em casa.

Porém, com a comunicação adequada, será possível criar uma rotina diária para os colaboradores executarem suas atividades da melhor forma possível. Dessa forma, os problemas de procrastinação e falta de produtividades poderão ser resolvidos.

4.    Ofereça Infraestrutura

A fim de obter os melhores resultados de uma equipe, seja ela Home Office ou presencial, oferecer infraestrutura é de suma importância.

Atualmente, o erro de muitas empresas é cobrarem os funcionários sobre tarefas muito complexas. Porém, não oferecem as ferramentas e a infraestrutura necessária para tal função. Desse modo, a equipe fica frustrada, desmotivada e os resultados tendem a piorar gradativamente.

Portanto, é papel da empresa oferecer a infraestrutura necessária para o funcionário, seja ela tecnologia ou prazos mais adequados.

5.    Utilize Tecnologias que Facilitem a Coordenação da Equipe

Por fim, para uma empresa conseguir seguir as dicas acima e consequentemente coordenar a equipa da melhor forma possível, utilizar tecnologias que facilitam tal tarefa é de suma importância.

Embora não seja utilizado por muitas empresas, esse tipo de tecnologia auxilia em toda a coordenação da equipe, principalmente em funcionários que estão Home Office.

Como foi citado anteriormente, uma das maiores dificuldades que uma empresa possui na hora de alinhar uma equipe á a comunicação. Porém, com tais tecnologias, é possível ter um contato direto entre empresa e funcionário, de modo que ambos estejam alinhados no planejamento e nos objetivos da empresa no período programado.

Equipes Trabalhando em Casa com o Sabesim

Equipe trabalhando em casa: Coordenando uma Equipe Home Office

A Sabesim é uma empresa com mais de 10 anos de experiência no mercado Home Office, especializada em tornas as empresas mais eficientes.

Dentro de todas as dicas citadas acima, segui-las da forma tradicional não funciona com eficiência quando se tata de uma equipe trabalhando em casa.

Desse modo, a Sabesim oferece toda a infraestrutura que uma empresa precisa, tanto para comunicação, como para o planejamento de uma empresa.

Além disso, a Sabesim oferece treinamentos focados no funcionário, até porque, quem faz uma empresa são seus colaboradores. Dessa forma, quando mais preparado os colaboradores estão, melhores serão os resultados da empresa no final do planejamento.

Atualmente, a Sabesim oferece ferramentas que vai proporcionar para a empresa:

  • Controlar as tarefas e os projetos;
  • Aumentar a produtividades dos colaboradores;
  • Gerenciar os funcionários;
  • Se comunicar de forma eficiente com a equipe.

Com isso, é possível fazer com que todas as etapas que foi mostrada nesse breve artigo seja feita com mais eficiência, velocidade e de forma assertiva, algo fundamental nos dias de hoje.

Equipe trabalhando em casa com eficiência

Em conclusão, ter a equipe alinhada e preparada para exercer trabalho Home Office não é tarefa fácil para um líder. Sendo assim, utilizar tecnologias que facilitem alcançar tal objetivo pode ser necessário.

Embora seja possível fazer da forma tradicional, trabalhar com agendas e ferramentas que não possuem o foco em trabalhos remotos podem gerar descontrole nas atividades e falha na comunicação. Desse modo, utilizar ferramentas focadas exclusivamente em promover a melhora na eficiência em trabalhos remotos, é fundamental.

Leia Mais