Metodologia Scrum com uso de Kanban

Metodologia Scrum com uso de Kanban

Você sabia que a Metodologia Scrum com uso de Kanban pode agregar uma série de benefícios para um negócio, independentemente do tamanho ou segmento?!

Também chamado de Scrumban, esse método une o melhor das duas técnicas. Ou seja, há o uso de cartões de orientação de prioridade para os times ágeis, mas também de métricas. Conforme cada profissional for finalizando uma tarefa, os cartões vão sendo reorganizados, evitando possíveis erros ou atrasos.

Outro diferencial dessa junção de técnicas é que você consegue ter uma comunicação mais eficiente. Com isso, a equipe passa a trabalhar de forma mais produtiva, e também há uma redução no índice de retrabalho.

Continue lendo esse post e conheça todas as vantagens que essa integração pode proporcionar no processo de gestão do seu empreendimento. Confira!

Vantagens da Metodologia Scrum com uso de Kanban

A Metodologia Scrum com uso de Kanban é um tipo de integração que pode oferecer uma série de vantagens para sua equipe, tais como:

Acompanhamento de processos

Por meio dessa metodologia fica mais fácil fazer o acompanhamento processual. Como os projetos e tarefas estão expostos visualmente nos cartões, há um controle maior em relação a prioridade, tempo de realização da tarefa e encaminhamento.

Metrificação

Mais um dos diferenciais de utilizar a Metodologia Scrum com uso de Kanban é que você consegue metrificar a produtividade da equipe. Por meio da criação de indicadores de produtividade é possível acompanhar de forma mais detalhada a produtividade de todos, e até mesmo usar essas informações para melhorar os resultados.

Facilidade de comunicação até mesmo em equipes remotas

Com as mudanças geradas pela Era Digital, se tornou muito comum a criação de equipes remotas, onde cada profissional está situado em uma posição geográfica diferente. Com isso, promover o gerenciamento de projetos assim como a comunicação da equipe de modo eficaz se tornou algo bastante desafiador.

Mas, com esse método que mescla Scrum e Kanban, é possível otimizar tanto a comunicação quanto o processo de gestão em equipes remotas. Isso porque existem ferramentas de gestão que permitem a criação de quadros e cartões digitais.

Dessa forma, independentemente do local onde o colaborador esteja, todos da equipe estarão por dentro das demandas e saberão exatamente o que fazer.

Otimização de rotinas

Outro grande diferencial de utilizar a Metodologia Scrum com uso de Kanban é que ela permite a otimização de rotinas.

Como esse método cria quadros de orientação e de métricas de acompanhamento, fica mais fácil gerenciar as atividades e estabelecer fluxos mais ágeis. Com isso, as rotinas operacionais se tornam mais assertivas.

Como aplicar a Metodologia Scrum com uso de Kanban?

Para aplicar a Metodologia Scrum com uso de Kanban é necessário seguir alguns passos básicos. E o primeiro deles é:

1. Defina um fluxo de valor

Uma das primeiras coisas a se fazer para quem deseja aplicar essa metodologia é definir um fluxo de valor. Por ser um método que utiliza as métricas do Kanban, um dos focos deve ser justamente o monitoramento desses indicadores.

Mas, além disso, é importante definir outros elementos desse quadro, como quais serão as etapas do fluxo, como serão limitados os trabalhos em progresso, indicação de Expectativas de Nível de Serviço, entre outros.

2. Use um sistema de cores para melhorar a visualização dos cartões

O próximo passo para quem deseja usar essa abordagem é usar um sistema de cores nos cartões. Com isso será mais fácil identificar quais tarefas são prioridade, quais podem aguardar e quais não tem um prazo ainda definido.

Além disso, as cores também podem ser usadas para identificar o nível de dificuldade de cada tarefa. Por exemplo, o vermelho naturalmente é associado a urgência, enquanto o verde indica tarefas mais simples ou até mesmo aquelas que já foram concluídas.

E, além de criar esse sistema de cores, é essencial que todos saibam como ele funciona. Caso contrário o quadro pode acabar se tornando um verdadeiro caos pois os profissionais não saberão quais tons usar.

3. Estabeleça uma Golden Hour

Este é um passo importante, principalmente para equipes que trabalham de maneira remota. A Golden Hour nada mais é do que um momento da jornada de trabalho onde todos devem estar disponíveis.

Seja por videoconferência, telefone, Whatsapp ou qualquer outra ferramenta de comunicação. É nesse momento que serão aplicadas as chamadas técnicas da reunião SCRUM Daily Meeting, incluindo as três perguntas indispensáveis:

  • O que foi feito no dia anterior?
  • Quais são as tarefas de hoje?
  • Quais são obstáculos que podem surgir?

4. Determine uma limitação de trabalhos

Ninguém quer que a equipe chegue no fim do dia com várias tarefas a fazer ou em processo e somente poucas tarefas executadas. Até mesmo porque, é melhor apresentar 4 tarefas 100% finalizadas do que 6 pela metade.

Por isso é importante determinar um limite de trabalho. Por exemplo, diariamente X tarefas devem ser finalizadas e apenas Y atividades podem ficar em aberto.

Claro que essa quantidade vai variar conforme a demanda da equipe. Inclusive, justamente por conta disso que a etapa anterior é tão importante, é na Golden Hour que o time poderá debater mais à fundo quais as atividades que precisam ser priorizadas.

5. Utilize uma ferramenta de qualidade

Com a Era Digital é totalmente desnecessário manter a metodologia Scrumban no papel. Afinal de contas, boa parte das equipes baseia suas tarefas e comunicação no digital.

Por conta disso, para conseguir aplicar essa metodologia é importante investir em uma ferramenta de gestão de qualidade. Apenas dessa maneira será possível montar o fluxo de valor e fazer todo o gerenciamento com agilidade, principalmente com equipes ou profissionais em locais diferentes.

Conclusão

Se você deseja implementar a Metodologia Scrum com uso de Kanban no seu negócio, existem algumas ferramentas que podem lhe ajudar bastante nesse sentido. E a SabeSim é uma delas. Por meio dessa ferramenta é possível aplicar os princípios dessa metodologia de maneira digital, e ainda manter a comunicação eficiente da equipe.

É possível fazer o gerenciamento de cartões, tarefas e projetos de maneira organizada e visualmente intuitiva. Além disso, todos os membros podem se comunicar de maneira integrada e ágil, aumentando assim a produtividade.

Se você deseja aplicar a Metodologia Scrum com uso de Kanban, acesse este link e saiba mais sobre a ferramenta SabeSim!

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Trabalho home office: O que é e quais ferramentas usar

O trabalho home office tomou conta do mundo com o avanço da tecnologia. Cada vez mais pessoas e empresas aderem essa modalidade que gera economia, conforto e vários outros benefícios para aumentar a produtividade.

As empresas aderiram a ideia de trabalhar em home office, principalmente quando surgiu as recomendações de isolamento social em um momento de propagação do novo coronavírus. Assim, os trabalhos não pararam, e ofereceram vantagens a empresa e aos trabalhadores.

Trabalho home office: O que é e quais ferramentas usar

Se você é empresário, gestor de uma empresa, ou atua em áreas de comercial e gestão, saiba que aderir o trabalho home office pode te trazer muitos benefícios e existem empresas que podem te ajudar com esse processo. Saiba tudo aqui.

O que é trabalho home office

Você já deve ter ouvido falar em trabalho home office, de várias maneiras não é mesmo? Existem aqueles que acham que home office é apenas o ganhar uma renda extra de casa, simplesmente como autônoma, onde na verdade é possível ser funcionário de uma empresa trabalhando em casa.

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Porém, o home office envolve todas as pessoas que trabalham em casa, até em lugares alternativos, como cafés, parques, atendendo a demanda seja como autônomo, ou funcionários de empresas que permitem essa modalidade.

Principais profissões que aderem oo trabalho home office

Inúmeras empresas adotaram a modalidade de trabalho home office, assim diminuíram os gastos com o deslocamento dos funcionários até a empresa e com toda a manutenção dos espaços de trabalho. Trabalhar de forma remota deixou de ser novidade e passou a ser uma prática corriqueira.

Esse aumento dos adeptos pelo remoto se deu por vários fatores evidentes, como os citados acima de transporte e manutenção do ambiente de trabalho, gastos com aluguel de prédios com alto custo imobiliário, além da vontade de atrair talentos que optam pela flexibilidade.

Aqui no Brasil, vários setores e empresas assumiram a condição de trabalho remoto, em especial as que não necessitam de atendimento ao público ou contato presencial com equipes, que possibilitam uso de ferramentas portáteis.

Para que conheça, elencamos alguns setores econômicos brasileiros que já aderem esse tipo de trabalho a distância.

TI

Esse é o setor que alcançou mais de 70% de crescimento dentro do trabalho remoto. O que antes exigiu uma grande estrutura, espaço físico, escritório e todo gasto estrutural, agora pode ser feito a distância. Com investimento apenas em ferramentas de controle.

Representantes comerciais

Os representantes comerciais são os profissionais que fecham os contratos de empresas. Eles realizam vendas, fecham negócios e garantem que a empresa continue tendo clientes. Portanto, não necessitam de atendimento presencial.

Publicidade e marketing

Todo mundo já percebeu que marketing e publicidade está crescendo de uma forma surpreendente. As empresas estão cada vez mais investindo em serem vistas, com isso os profissionais desse setor aumentaram também.

Por ser uma função que não necessita de espaço físico e escritório montado, atua com uma boa porcentagem de profissionais em home office e, contudo, precisa tanto quanto as outras de um sistema que otimize esse trabalho a distância.

Vendas

Seja para uma loja de roupas, sapatos, eletrodomésticos, eletroeletrônico, tecnologia, seja qual for a área, vendedores são importantes e quando esses não precisam de fato estar no local para atender seus clientes, são contratados via home office.

Sendo assim, uma administração e acompanhamento dessas vendas, contatos com o cliente e até envio de material de suporte aos clientes é de extrema necessidade.

Call center

O call center é aquele setor que te atende quando precisa de ajuda em relação a linha telefônica, empresas ou qualquer outra ajuda que seja oferecida via telefone.

Esse trabalho em muitas empresas já é feito da casa dos colaboradores. Esse trabalho precisa de uma ferramenta para que funcione bem.

Engenharia e arquitetura

Até a construção civil se jogou e está tirando resultados positivos da remoto. Contudo seus profissionais são direcionados por programas de controle e administração desse desenvolvimento para que tudo saia com qualidade.

Trabalho home office com Sabesim

Apesar de parecer um grande sonho, para esse tipo de trabalho, é necessário ter muita cautela, pois exige muita disciplina, comprometimento e planejamento para quem deseja executá-lo. Afinal, a tarefa de trabalhar em casa, sem aquela cobrança de horários, chefe te olhando, faz com que você se sinta mais à vontade.

Ai que entra a necessidade de ter uma gestão do trabalho home office, através de ferramentas que possibilitam a organização desse tipo de trabalho. Existem empresas que oferecem essas ferramentas, como a Sabesim!

A Sabesim é expert quando o assunto é trabalho remoto e pode ajudar a sua empresa com esse processo. Como? Oferecendo ferramenta de gestão, que compõe setores para atender cada necessidade, veja o que é oferecido:

Comunicação interna no trabalho home office

Manter um contato contínuo com a equipe é um processo fundamental para o bom desempenho do trabalho. Sendo assim, a ferramenta da Sabesim possibilita essa interação, garantindo um relacionamento funcionário-empresa.

Esse processo também chamado de marketing interno, possibilita que você envie e receba mensagens de toda a equipe, criar materiais e artigos que podem ser acessados por todos e o protocolo, assim você pode registrar algumas decisões ou documentos com acesso da equipe.

Gestão de pessoas

A gestão é um setor de muita importância em uma empresa. Ela é a responsável por garantir a qualidade aos funcionários e o bom trabalho deles através de técnicas inteligentes. Mesmo que em home office, o setor precisa existir e ser atuante. A ferramenta envolve dentro dessa função, treinamento, capacitação, projeção de cargos e carreira. Portanto, tudo isso é possibilitado pela boa gestão empresarial oferecida pela Sabesim.

Conteúdo corporativo

Aqui, é possível fazer como um arquivo de documentos da sua empresa. Publique informações como manual de trabalho, regras, documentos e outros.

Produtividade do trabalho home office

Acompanhe todos os resultados e índices do seu corpo colaborativos através de um painel especial.

Projetos e tarefas

Você já ouviu falar no processo kanban? É um quadro de tarefas, onde cada processo representa uma coluna. Sendo assim, essa ferramenta permite que você acompanhe o desenvolvimento de cada tarefa e projeto da empresa, mesmo que sendo feitos longe de você. Além de possibilitar incluir agendas e lembretes.

Investir em ferramentas que facilitam e gerenciam o trabalho home office facilita e aumenta a produtividade da sua empresa. Por isso, clique aqui e conheça agora mesmo o que a Sabesim pode fazer por você e pelo seu corpo de funcionários!

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Metodologia ágil com Kanban

Metodologia Ágil com Kanban na palma da mão

Em busca de uma metodologia ágil com Kanban? Chegou ao lugar certo.

Gerir uma empresa se apresenta hoje como um dos maiores desafios para pequenos, médios e grandes empresários. Isso porque o mercado se tornou ainda mais concorrido e os consumidores, mais exigentes. Mas o que uma metodologia ágil com Kanban pode fazer a esse respeito?

A empresa, tal como um organismo, é codependente de diversos processos entre si. Nesse sentido, um empresário deve apresentar-se como um líder e gestor que consiga estar atento a todos esses processos garantindo que eles aconteçam. Além disso, devem implantar um sistema de comunicação eficaz.

Porém, fazer isso sozinho é algo praticamente impossível. Sendo assim, é necessário encontrar meios para que ele consiga extrair o melhor de seus funcionários dentro dos processos sem perder o foco na gestão de vista. E pensando nisso a Sabesim apresenta o sistema de metodologia ágil com Kanban.

Quais são as necessidades de uma empresa atualmente?

Para que uma empresa se mantenha ativa nesse mercado atual, é necessário que ela tenha um acompanhamento gradual.

Ou seja, o empresário precisa estar atento às tarefas que são realizadas, quais projetos estão em andamento, como eles estão sendo controlados e qual a sua previsão de conclusão.

Além disso, é preciso que ele mantenha sua equipe focada, motivada a entregar um trabalho de qualidade. Lembrando que investir no capital humano é sempre a melhor alternativa, e para que isso aconteça, é preciso investir em sistemas tecnológicos mais dinâmicos que sejam capazes de extrair habilidades.

Independentemente do tamanho da empresa, é possível perceber que sua gestão não é uma tarefa fácil.

Por isso, é preciso saber a qual sistema recorrer. E a metodologia ágil com Kanban se apresenta como melhor alternativa.

Metodologia ágil com Kanban Online – Plataforma Colaborativa

Para que serve uma plataforma colaborativa dentro de uma empresa?

A plataforma colaborativa se apresenta com uma maneira eficaz de aumentar a produtividade de uma equipe.

Através do gerenciamento das capacidade coordenadas é possível que todos os membros de uma equipe, ou de uma empresa, criem um espaço de trabalho e insiram seus fluxos nele.

A vantagem desse sistema, é que dessa forma, é possível que todos tenham acesso à todas as atividades. Isso permite então, o desenvolvimento de um trabalho mais ativo com comunicação mais dinâmica.

Além disso, através da metodologia ágil com Kanban online o empresário poderá:

  • Desenvolver novas formas de comunicação por e-mail, o que a torna mais ativa;
  • Inserir painéis de discussão, que permitem o acontecimento de reuniões simultâneas;
  • Gerenciamento de documentos, que é fundamental para a organização de uma empresa, com um sistema online de armazenamento e criação;

Com o sistema online é possível ainda:

  • Ter acesso à ferramentas sociais que são projetadas para uma comunicação de maneira dinâmica e centrada;
  • Ferramentas de controle de projetos, que permitem acompanhar de perto o andamento dos mesmos;

Gestão de vendas com Kanban

A metodologia ágil com Kanban também permite uma maior controle sobre a gestão de vendas.

Dessa forma, através dela é possível aumentar o número de vendas realizadas, fidelização dos clientes, bem como aumento do número de sua prospecção.

Sendo assim, o sistema irá garantir que seja possível realizar mais vendas através de atividades controláveis.

Isso ocorre da seguinte maneira: o vendedor passa a ter acesso à dados importantes que revelam os gostos dos consumidores. Além disso, ele passa a ter uma visão maior sobre a capacidade de vendas, o que aumenta consideravelmente o seu número.

Não se pode esquecer, no entanto, de que o treinamento da equipe de vendas também é uma estratégia de grande importância.

Com o sistema, o gestor conseguirá treinar e desenvolver suas equipes analisando todos os dados apresentados. Assim, ele fará um apontamento das principais deficiências do serviço e como ele pode ser melhorado.

Controle de atividades através da ferramenta Scrum

Outra grande vantagem de se obter acesso à metodologia ágil com Kanban é possibilidade de controlar todas as atividades de sua empresa.

Desse modo, o gestor consegue ter acesso a tudo que está acontecendo de maneira simples, objetiva e direta através do sistema Scrum.

Isso implica em grandes mudanças para a empresa, como por exemplo:

  • Planejamento de atividades – onde ele pode estabelecer objetivos e metas para a sua equipe de modo que todos estejam cientes disso e acompanhando sua evolução;
  • Gestão de projetos – ele tem a possibilidade implantar e acompanhar um projeto do começo ao fim acompanhando cada etapa dentro do sistema podendo inclusive, compartilhar os resultados com sua equipe;
  • Acompanhamento processual – com o sistema Scrum, o gestor pode acompanhar todos os processos de sua empresa de forma rápida, apontando quais alterações devem ser realizadas;

Outra opção de controle de atividades

O controle de atividades pode se tornar um desafio para empresários de diferentes nichos. Contudo, ele se torna mais organizado e dinâmico quando utiliza a seu favor ferramentas tecnológicas precisas.

Nesse sentido, a metodologia ágil com o sistema Kanban também apresenta mais uma solução que pode ajudar na gestão de uma empresa como um todo: a Agenda de Compromissos.

Através da Agenda de Compromissos do sistema Kanban, é possível ao gestor está atento ao cumprimento de metas, produtividade, controle de entrega de trabalhos e gestão de tempo tanto de seus funcionários, quanto do seu próprio tempo.

Este trata-se de um software digital que possui uma interface amigável que facilita a comunicação entre o gestor e seus funcionários.

Dessa forma, se torna mais fácil comandar equipes dando o respaldo que elas precisam e garantindo que elas entreguem seu trabalho a tempo.

Por que escolher a metodologia ágil com sistema Kanban ?

O Sistema Kanban da Sabesim é um sistema inteligente projetado para atender diversas necessidades dos empresários no seu dia-a-dia. Com ele, atividades consideradas extremante complexas, se tornam facilitadas.

Trata-se de um investimento que traz retornos a curto, médio e longo prazo. Por isso, implantá-lo em sua empresa se torna uma atividade emergencial.

O mundo não vive mais sem os meios tecnológicos, e quanto mais cedo uma empresa compreender isso, mais chances de se firmar no mercado por mais tempo ela tem. Por isso, não se pode perder tempo!

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Funcionários trabalhando de casa é um desafio?

Funcionários trabalhando de casa é um desafio?

2020 tem disso um ano cheio de desafios e um desses é o seguinte: funcionários trabalhando de casa. Aprender a como lidar com esse desafio não é simples, mas é algo necessário e que pode fazer muita diferença.

Descobrir as razões não é complicado e tem relação com o cenário atual, mas também com a tendência para o futuro. Afinal, algumas empresas de tecnologia já possibilitam o trabalho assim e conseguem ter resultados interessantes.

Google, Microsoft e Oracle são exemplos do trabalho remoto, mas fazer saber que os funcionários trabalhando de casa fazem também é importante. Dessa forma, é chegada a hora de obter todas as informações e descobrir o que fazer.

Como lidar com o desafio de ter os funcionários trabalhando de casa?

O assunto do momento é a pandemia e o Coronavirus tem vitimizado milhares de pessoas todos os dias, infelizmente. Entretanto, a economia precisa encontrar formas de continuar e uma dessas maneiras é o trabalho remoto.

Algumas profissões têm essa condição e é um caminho, embora possa ser algo relativamente novo para a maioria das pessoas. Bem como, é necessário entender o que fazer para que os seus funcionários não percam produtividade.

O começo pode até ser complicado e difícil, mas com o tempo se torna mais fácil e todos começam a se acostumar. Confira abaixo cinco pontos que auxiliam a superar o desafio de ter os funcionários trabalhando de casa.

1- Capacitar os funcionários

Esse é o primeiro grande desafio e é preciso entender o cenário atual, atuando em conformidade com o planejado. Atualmente, existem muitas soluções disponíveis e não é complicado de encontrar a melhor opção para o seu caso.

Por exemplo: cursos em formato de vídeo e que mostre o que pode ser feito, um ebook com tutoria dos passos e um suporte que auxilie nesses pontos. Igualmente, todas essas opções podem ser usadas e não são complicadas.

O objetivo de capacitar os funcionários é fazer com que a transição seja mais paulatina e com muita calma. Logo após, é apenas permitir que o resultado final possa ser adequado as necessidades que o gestor planejou desde o início.

Funcionários trabalhando de casa

2- Estipular uma rotina para os funcionários trabalhando de casa

Os funcionários trabalhando de casa, em suma, têm muitos desafios e nem sempre o rendimento pode ser o mesmo. Por exemplo: pode ser que os filhos dos colaboradores, demandem atenção e a produtividade do funcionário pode cair.

Obviamente que é importante ter paciência e entender o que cada funcionário pode oferecer, jamais pensando apenas em si. A outra parte, no caso, o colaborador, precisa pensar no gestor e ambos encontram a melhor opção.

Com a criação de uma rotina, desde que seja boa para os dois lados, fica mais fácil de manter a qualidade do trabalho. Esse é o pensamento e suscita, também, um pensamento em três frentes: empresa, colaborador e sociedade.

3- Monitorar o andamento do trabalho

Embora grande parte dos colaboradores tenham capacidade de entregar um bom trabalho, a verdade é que se torna primordial acompanhar. Sim, é por meio disso que dá para entender qual é a principal dificuldade para os colaboradores.

Os funcionários trabalhando de casa devem ser monitorados corretamente e os resultados dependem esse fato. No entanto, é necessário encontrar algumas ferramentas que possam ser assertivas e ajudem a facilitar esse processo.

Um dos erros mais comuns, em resumo, é deixar a esmo e não perceber o feedback que os funcionários passam. O principal é ter atenção nessa questão e sempre monitorar o trabalho dos colaboradores para um melhor resultado final.

Trabalho no sofá

4- Corrigir falhas

Todo trabalho, quando oferece algo novo, pode ocasionar falhas e a equipe precisa aprender a superar esse fato. Contudo, uma das maneiras é aprender a corrigir os erros e fazer com que a qualidade possa ser mais elevada.

Monitorar os funcionários trabalhando de casa passa diretamente por aprender a identificar quais são as falhas. Assim também, saiba que a falha é o efeito e se torna necessária entender a causa, podendo proceder na solução.

Quando o gestor identificar a origem do erro e corrigi, a chance de aquilo voltar a acontecer é pequeno. Por conta disso, saiba que o tempo gasto com o retrabalho é menor e possibilita que a empresa gaste tempo o que for necessário.

5- Estar sempre presente

Bem, é fundamental se mostrar presente e a equipe precisa saber disso, portanto, gera uma segurança para os colaboradores. Por exemplo: eles sabem que o gestor estará por perto e poderá proceder sempre no sentido da correção.

Certamente que o trabalho remoto ainda é algo novo e a gestão deve entender essa questão, pensando nos colaboradores. Por outro lado, os funcionários trabalhando de casa terão mais facilidade e poderão desenvolver o trabalho.

Grande parte da qualidade depende desse tipo de pensamento e não há outro caminho, que não seja de mostrar-se presente. Todavia, com os serviços que Sabesim oferece fica muito mais simples de ter acesso a todas essas vantagens.

Trabalho em casa

Funcionários trabalhando de casa com o Sabesim: Conheça esse recurso

Antes de mais nada, a proposta do Sabesim é atuar como uma facilitadora e possibilitar que o gestor trabalhe mais tranquilo. Inclusive, o trabalho remoto é uma necessidade e é preciso encontrar ferramentas que possibilitem isso.

A grande questão é conhecer os recursos que o Sabesim oferece e que permita monitorar os funcionários trabalhando de casa. Posteriormente, é apenas aproveitar as oportunidades e a seguir confira os recursos para você utilizar:

  • Comunicação Interna – Comunicar-se bem é a chave, especialmente no trabalho remoto e as suas nuances. Da mesma forma, com o Sabesim é possível enviar mensagens e informar os funcionários com facilidade.
  • Projetos e Tarefas – É preciso desenvolver projetos, porém a execução fica com os funcionários e a sua capacidade. O Sabesim traz um sistema Kanban, que basta inserir o que é preciso e acompanhar o resultado.
  • Gestão de Pessoas – Gerir pessoas é necessário e é importante criar ocorrências, saber o cargo e salário, bem como customizar os dados. Igualmente, esse é um recurso que o Sabesim oferece para os gestores.
  • Produtividade – Para otimizar a qualidade e o rendimento de cada colaborador, se torna essencial conhecer essa ferramenta. Logo, é possível criar gráficos e acompanhar o desemprenho de cada funcionário.

Desde já: esses recursos podem ser acessados pelo site oficial e é possível conhecer profundamente cada um. Do mesmo modo, basta acessar e conferir as vantagens que estão inclusas em todo esse processo.

Os funcionários trabalhando de casa merecem toda a atenção e o gestor deve também pensar no lado da empresa. Por fim, o Sabesim oferece uma série de recursos e é chegado o momento de aproveitar essa oportunidade.

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Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos – O que você precisa para começar

A tarefa de gerenciamento de projetos pode se mostrar um tanto quanto assustadora para quem está começando. Afinal de contas, são muitos detalhes e o gestor precisa estar muito atento a todos eles.
Mas o fato é que, embora essa seja sim uma tarefa complexa, suas dificuldades não são nem metade do que falam. Existe nesse campo, todo um conceito delineado que faz com que os gestores, ao se depararem com o projeto, entrem em desespero.
Veja agora como o gerenciamento de projetos vai mudar sua rotina
Então, para desmistificar todas as ideias equivocadas trazidas para o assunto gerenciamento de projetos desenvolvemos esse conteúdo que poderá te ajudar muito com o processo. Continue sua leitura para entender como.

1- É tudo sobre pessoas

Ou seja, se você souber lidar com o capital humano, certamente saberá lidar com os mais variados desafios dessa área. Mas se você não se sente seguro, é preciso buscar meios de entender sobre o assunto e o melhor: entender sobre pessoas.

2 – Para entender o gerenciamento de projetos, entenda como as empresas funcionam

No gerenciamento de projetos, entender qual é a dinâmica apresentada pela empresa, seus objetivos, metas e valores darão o norte que você necessita para conseguir realizar um trabalho de qualidade.

3 – Não se preocupe tanto em se capacitar para ser um Gestor de Projetos

A grande maioria das pessoas cria em suas mentes que a única forma de gerir um projeto de forma adequada é através de uma certificação. Mas as coisas não funcionam dessa maneira.
Acredite, não nada mais horrível e decepcionante para uma empresa do que ter um gestor que tem curso de capacitação, mas que de fato não está capacitado.
Quer uma dica especialmente valiosa? Entregue algo. Mesmo que você acredite que ele seja pequeno ou insignificante, é preciso que você entregue.
E claro, se errou, se certifique-se de que não cometerá os mesmos equívocos ao realizar a próxima etapa.

4 – Descomplique as coisas

Sim, um projeto é cheio de etapas, procedimentos e acompanhamentos. E por si só ele parece ser complexo. Mas o que você deve de fato aprender com o gerenciamento de projetos, é que você não pode complicar as coisas, pois isso fará com que o projeto atrase, e atrasos definitivamente não são bons.
A verdade é que a complexidade de suas ações não vai determinar a qualidade do projeto. O que vai definir se ele é bom ou não são os resultados. Existem diversos projetos de grande porte que foram e são executados, com registros simples de suas ações.
Lembre-se de que tudo deve ser adaptado para fornecer o resultado com o mínimo de trabalho adicional possível para sua equipe.

5 – Sua equipe é seu projeto

Ou seja, em se tratando de gerenciamento de projetos, o grande fato é que sem sua equipe você não é nada.
Por isso, é de extrema importância que você se atente às necessidades deles, de modo a verificar se eles estão felizes ou não com a execução do trabalho.

6 – Sinceridade, acima de tudo

Ser sincero com a sua equipe apontando seus principais erros, no que você está satisfeito ou não, garantirá que seu projeto apresente bons resultados. Portanto, você não deve esconder nada deles.

7 – O cliente também precisa saber o que está acontecendo

Em gestão de projetos, assim como a equipe precisa saber o que está acontecendo, o cliente, obviamente também deve saber.
É claro que você não irá despejar todos os problemas que podem estar acontecendo em cima dele como se ele fosse seu amigo. Nesse caso, existe uma maneira diplomática de se comunicar com o seu cliente, sendo assim, você deve se atentar a ela.

8 – A responsabilidade da não entrega é sua, e não da sua equipe

Quem é o gestor do projeto? Pois é, esse é você. E não adianta, todo o sucesso ou insucesso da sua equipe e do projeto em questão está nas suas mãos.
O que fazer então para garantir que tudo saia conforme o planejado?
Bom, você precisa saber que em gerenciamento de projetos, ter um plano B pode custar todo o projeto. Por isso, não deixe de estabelecer um!

9 – Conheça seus números

Sim, a matemática mais do que nunca estará presente em sua gestão.
Sendo assim, você deve estar atento a qual foi o trabalho vendido, tipo de orçamento, margem bruta esperada, entre todos os detalhes financeiros que o envolvem.
Sim, você precisa conhecer isso tudo!

10 – Aproxime-se da equipe financeira de seu projeto

Você vai aprender que em gerenciamento de projetos, essas pessoas são imprescindíveis para o sucesso. São elas que sabem onde se encontram os piores problemas e vão poder te alertar.
É claro que nesse momento, você deve estabelecer a política da boa vizinha e parceria. Como foi dito na dica número 1, é tudo sobre pessoas!

11 – Fracassar, isso pode acontecer

E se acontecer você não deve se desanimar, mas sim, analisar tudo o que aconteceu para que não ocorra novamente.

12 – Comunique-se!

Tem um problema? Não está gostando de algo? Quer mudar as coisas? Então você precisa aprender a falar, a se expressar de modo que as pessoas o ouçam e o compreendam. Caso contrário, isso pode não acabar bem.

13 – Observe o que sua empresa está tentando fazer além do seu projeto

Em gerenciamento de projetos, você precisa entender que não existe só a sua equipe. Além disso, é preciso ainda compreender que esse projeto faz parte de um todo.
Dessa forma, você precisa entender o que está acontecendo. Lembre-se que você conseguirá ver o processo de ponta à ponta, e isso permitirá que faça observações que podem ser muito benéficas às sua carreira.
Portanto, fique sempre atento.

14 – Crie um relacionamento com o seu cliente

A base da conquista de um cliente é um relacionamento. Nesse sentido, é importante que você entenda todas as suas necessidades, suas dores e esteja atento em como pode ajudá-lo.
Além disso, um bom relacionamento com o seu cliente fará com que ele seja mais paciente aja com boa vontade.
Essas são as principais dicas para o gerenciamento de projetos, fique atento a todas elas e você se sairá bem.

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Programa para Home Office

Programa para home office e suas vantagens

Investir em programa para home office nunca foi tão necessário para empresas que decidiram investem nessa modalidade de trabalho remoto . Afinal, o sistema traz também economia e outras vantagens a própria instituição e a seus colaborardes.

Mas, como monitorar e até garantir a qualidade e eficiência desse tipo de trabalho já que não tem supervisão dos funcionários. Tendo em vista que cada um está em sua casa? Como garantir que a produtividade seja satisfatória?

Essa é a dúvida de muitos gestores, que acreditam no trabalho remoto. Contudo precisam de habilidades para gerenciar. Por isso, preparamos um conteúdo completo para te apresentar programa para home office e como ele pode ajudar no dia a dia.

O que é o home office

Muitas pessoas tem a falsa ideia de que trabalho home office diz respeito as pessoas que fazem um “bico”, um trabalho extra e ganham dinheiro de casa. Mas é muito além disso. Trabalho home office é todo aquele que pode ser feito de forma remota.

E não pense que apenas autônomos se aventuram nessa experiência. Hoje em dia, com os resultados oferecidos por esse modelo de trabalho, grandes empresas estão aderindo a ideia e mudando para a modalidade de home office.

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A única dificuldade é que muitos gestores, gerentes, coordenadores de equipe, não conseguem monitorar e organizar todo o processo de forma efetiva sem o uso de um programa para home office, o que ensinaremos nos próximos tópicos.

Como incluir o home office na minha empresa

Estamos falando muito para as empresas que já atuam na modalidade remota. Isso acontece com call center, vendas, TI, central de atendimento, suporte técnico, agências de publicidade, redatores, revisores e até engenheiros e arquitetos.

Mas, se você ainda não faz uso do home office, deve estar se perguntando como iniciar esse trabalho. Afinal, as vantagens para as marcas são muitas, entre elas a economia com transporte dos funcionários, com a manutenção total da área de trabalho e os custos absurdos imobiliários.

Sendo assim, se a sua empresa quer iniciar com essa modalidade de trabalho, seja qual for o setor é necessário contratar funcionários que estejam dispostos a esse desafio – afinal ele precisará de muita determinação para cumprir as demandas.

É preciso também investir em um   para te ajudar a organizar toda essa estrutura.

Programa para home office

Se você já sabe que vale a pena usar o trabalho remoto, tem funcionários dispostos a trabalhar dessa forma e muito trabalho pela frente, o que ainda falta? Nós te dizemos. Falta um programa para home office.

Em alguns tópicos abaixo, falaremos sobre essa ferramenta, mas de antemão é necessário dizer que um programa de home office falicita na gestão de pessoas, controle de tarefas e demandas, além de possibilitar uma comunicação efetiva com toda a sua equipe.

Existem empresas que oferecem esse tipo de trabalho, é importante investir em uma que ofereça qualidade e que tenha resultados satisfatórios a mostrar, para que não se arrependa da contratação posteriormente. Vamos te dar todas as dicas abaixo!

Quem é Sabesim

A Sabesim é uma empresa atuante com sistema intranet para empresas e corporações que apostam na modalidade de trabalho home office. Apesar de ser atuante desde 2007, foi apenas em 2011 que a empresa foi oficializada com o nome que hoje carrega.

Hoje, a Sabesim atende clientes de todo o Brasil, tendo maior atuação para empresas que já trabalham com home office e com aquelas que desejam começar agora.

Programa para home office com a Sabesim

Para gerir bem e garantir que o processo seja de qualidade e satisfatório, é necessário usar um programa para home office e nessa necessidade a Sabesim é a melhor empresa para lhe ajudar, com ferramentas eficientes que oferece várias possibilidades.

Representantes comerciais

Aqui se encaixam, como o nome diz os representantes comerciais de empresas. Aqueles que realizam vendas e fecham negócios por telefone. Não necessitando de contato direto presencial.

Call center

Sabe quando você liga para fazer uma reclamação ou solicitar uma ajuda da sua empresa de telefonia, loja, cartões de crédito e é atendido por um operador de telemarketing? Contudo, esse pode estar te atendendo de dentro da sua casa, já que o call center tem aderido o trabalho home office.

Publicidade e marketing

Um setor que tem tomado conta do home office é a publicidade e o marketing. Agências não precisam mais dispor de espaços para toda a criação e planejamento de campanhas, basta que cada um esteja em suas casas, possuam computadores e contato.

Além disso, tem a produção de conteúdo, que emprega redatores, design, revisores, editores, coordenadores. Uma equipe inteira trabalhando, cada um em sua casa e o trabalho funcionando de forma eficiente.

Suporte técnico

O suporte técnico disponibilizado por inúmeras marcas e empresas podem serem feitos através do home office. Os técnicos são pagos para atenderem aos clientes com alguma dificuldade via telefone. Sem precisarem estar em um espaço físico específico.

Vendas

Se a venda for de produtos que são entregues em casa, sistemas, planos e outros, ela pode ser feita perfeitamente na modalidade de trabalho home office e tem entrando forte nessa modalidade.

TI

Aqui temos o campeão em aderir o trabalho remoto. Uma pesquisa brasileira aponta portanto, de 70% das companhias que trabalham com TI tem usado o home office e aprovado a modalidade de trabalho devido as economias e facilidades.

Engenharia e arquitetura

Até alguns setores da construção civil já permitem que funcionários trabalhem de casa, como é o caso de arquitetos e engenheiros. Portanto, eles projetam tudo e enviam via internet.

Contudo, muitos donos e gestores de grandes empresas aderiram a brilhante ideia do home office, em especial na situação que vivemos com isolamento social pela propagação do novo coronavírus. Assim, os trabalhos não param, oferecendo vantagens a empresa e aos trabalhadores.

Essa medida, portanto necessita de algumas orientações de quem entende do assunto e de um programa para home office. Assim, será possível controlar toda a equipe e os processos de produção. Clique aqui e conheça agora a melhor ferramenta para o trabalho remoto da sua empresa.

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Organização de Tarefas

Organização de Tarefas: Mais Controle e organização

Esse artigo pode ser muito útil para você que procura uma maneira de ter uma maior organização de tarefas relacionadas aos processos e projetos de seu negócio.
Isso porque apresentamos ferramentas digitais mediante as quais você poderá ter um controle sobre a qualidade dos produtos. Ademais, elas podem propiciar uma maior organização e uma melhor gestão das equipes de trabalho.
Com o intuito e falar mais sobre esse assunto, mostramos as vantagens das ferramentas de organização de tarefas. Apresentamos ainda algumas dessas ferramentas e seus diferenciais. Confira na leitura!

A importância das ferramentas de organização de tarefas

Sem dúvida, as rotinas laborais nas empresas da atualidade são muito intensas e envolvem uma série de variáveis, tanto internas quanto externas.
Muitas vezes, o emaranhado de aspectos que compõem uma organização inviabiliza um maior controle dos processos e trabalhos realizados. Isso pode acarretar em perdas para uma organização.

No entanto, a chegada dos recursos digitais simplificou muito o gerenciamento de equipes. De fato, as ferramentas de tarefas contam com funcionalidades que automatizam e centralizam a gestão.
Elas permitem não apenas o gerenciamento de tarefas da equipe que trabalham em um projeto, mas também a visualização do andamento dos trabalhos.
Para que se possa ter uma ideia, por meio de um programa de gestão de tarefas é possível estabelecer prazos e metas, interligando toda a equipe. 

É possível ainda verificar a existência de gargalos e resolvê-los em tempo hábil de modo a não colocar em risco a entrega dos trabalhos.
Além dessas vantagens, essas ferramentas permitem visualizar os colaboradores responsáveis por cada etapa ou parte do projeto. Dessa forma, é possível fazer o devido controle de maneira mais efetiva.
Esses programas permitem ainda não apenas entender em que etapa um projeto se encontra, como também possibilita o estabelecimento de prioridades.
De maneira resumida, podemos dizer que esses softwares facilitam em muito a gestão de um negócio.
De fato, eles centralizam as informações sobre os trabalhos e simplificam o acompanhamento dos projetos. No tópico a seguir, apresentamos um desses programas para organização de tarefas.

Organização de Tarefas Com o Sistema Kanban Online

Uma ótima plataforma para o gerenciamento de tarefas é o Sistema Kanban. A seguir, mostramos o que esse software tem a oferecer.

Mais flexibilidade

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é o fato de ela permitir a alteração de prazos de modo a ser visualizada por toda a equipe.
Desse modo, é possível adequar as datas a imprevistos e outros fatores que podem impossibilitar os prazos estabelecidos anteriormente.
Além disso, as tarefas podem ser excluídas ou adicionadas a qualquer momento.

Maior comunicação

A ferramenta possibilita ainda uma comunicação mais eficiente do gestor com os membros de sua equipe.
De fato, é possível se comunicar com os colaboradores por meio da própria plataforma, o que evita a perda de tempo.

Mais organização e planejamento

Outra vantagem dessa ferramenta é o fato de ela proporcionar um planejamento diário mais efetivo.
De fato, uma das funcionalidades presentes nela é o controle do tempo em que cada tarefa deve ser executada e entregue.
Os trabalhos podem ser acompanhados em todas as suas etapas. Esse sistema de gestão de tarefas classifica essas etapas em quatro blocos. São eles:

  • Em espera (tarefas necessárias à execução do projeto)
  • Para fazer (atividades delegadas, mas não iniciadas)
  • Em andamento (trabalhos sendo executados)
  • Concluído (trabalhos entregues)

Mais controle

Para que se possa ter uma ideia, é possível verificar a porcentagem de tempo que as tarefas permaneceram em cada uma das etapas que indicamos acima.
No tópico a seguir, apresentamos um outro tipo de ferramenta, muito utilizada pelos profissionais da área da tecnologia. Estamos falando da metodologia Scrum.

Ferramenta Scrum para Organização de Tarefas

Essa ferramenta de projetos é utilizada especificamente para projetos mais complexos e maiores.
Por meio dela, é possível dividir a realização dos projetos em etapas menores, também conhecidas como ciclos.
Dessa forma, tem-se um ganho na qualidade do trabalho executado, haja vista que a divisão do trabalho evita o desgaste e concentra esforços.
Tal como no caso da ferramenta para organizar tarefas de que falamos acima, ela permite a delegação das etapas que compõem o serviço. Com isso, ela também proporciona mais autonomia a cada colaborador.
Os prazos também são determinados de modo a proporcionar o gerenciamento da equipe e a visualização do andamento do trabalho.
A transparência também é uma vantagem dessa ferramenta. De fato, por meio dela é possível centralizar todas as informações referentes ao projeto em um único local.
Além disso, os gestores podem realizar feedbacks regulares com o intuito de melhorar a comunicação entre a equipe e garantir o sucesso do projeto.
Essas ferramentas também são bastante flexíveis, amoldando-se a realidade das organizações de maneira dar mais eficiência ao trabalho da equipe.
Para melhor visualizar todas essas características da ferramenta Scrum, apresentamos uma delas no tópico seguinte.

A Ferramenta Scrum Sabesim

Gestão de projetos

Essa ferramenta tem uma série de funcionalidades que permite a gestão de projetos maiores.
De fato, ela permite o acompanhamento de cada parte do trabalho da equipe, o que seria praticamente impossível sem a ajuda de uma ferramenta digital.

Planejamento das atividades

A ferramenta Scrum da Sabesim! permite o desmembramento e divisão das tarefas.
Com isso, os colaboradores passam a entender mais facilmente as metas do trabalho. Dito de outro modo, o foco ganha em direcionamento.

Acompanhamento

Ademais, isso não prejudica o acompanhamento das atividades, haja vista que essa ferramenta é muito intuitiva e de fácil manuseio.
Por meio dela, os gestores podem entrar em contato com os colaboradores em tempo real, intervindo junto às tarefas com a finalidade de melhorar sua execução.
Por conta de todas essas funcionalidades, a ferramenta Scrum da Sabesim! é uma das mais recomendadas para quem deseja ter mais controle e qualidade na execução de projetos maiores.

Organização de Tarefas no Trabalho com Ferramentas Digitais

Assim, podemos concluir que os softwares que apresentamos aqui podem facilitar muito a gestão de um negócio. Com eles, é possível ter um acompanhamento efetivo de projetos e ter resultados com mais qualidade.
Isso porque esses programas permitem a centralização e a transparência das informações, além de integrar todos os envolvidos no trabalho. Esses aspectos contribuem para uma maior organização no trabalho.

E você, já utiliza algum desses softwares para dar mais eficiência aos processos de seu negócio? Qual?

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segurança de dados

Como manter a segurança de dados no home office?

Com a atual situação do país, diversas empresas liberaram seus funcionários para fazer trabalho remoto em suas casas. Essa é uma ótima forma de conter a disseminação do Coronavírus, caso a pessoa não trabalhe em um serviço essencial. Porém, não são todas as pessoas que estão acostumadas a trabalhar dessa forma, o que pode acarretar alguns problemas para a empresa. Um deles é a falta de segurança de dados no home office. 

Para te ajudar com essa questão, separamos algumas dicas essenciais. Implante esses passos na sua rotina e mantenha a segurança de dados no home office!

Dicas para manter a segurança de dados no home office

segurança de dados

Cuidado onde clica para garantir a segurança de dados no home office

Estamos passando por um momento muito delicado mundialmente, onde ficamos cada vez mais vulneráveis contra os cibercriminosos. 

Eles se aproveitam da situação, enviando links em massa com informações falsas que podem ser relacionadas a saúde, reembolso de eventos que não poderão mais acontecer, entre outros. 

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Esses links podem fazer com que você instale ransomware ou outros malware em seu computador ou celular, colocando a segurança de dados pessoais e profissionais em risco. 

Sendo assim, todo cuidado é pouco. Quando precisar mandar um e-mail para alguém, tenha certeza de que está enviando a mensagem para o endereço certo. Os e-mails que você recebe também merecem atenção. Abra apenas as mensagens de endereços que você conhece. 

Cuidado nos links que você clica, principalmente os que estão dentro de websites que você não abre com frequência. Os anexos também só devem ser abertos se forem enviados por fontes confiáveis.

Muitas vezes, acreditamos que esse tipo de situação nunca vai acontecer conosco. Mas, saiba que ninguém está seguro contra o cibercrime.

O departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos foi invadido recentemente, o que causou a distribuição de fake news em massa. 

Faça backup  

segurança de dados

É fundamental garantir que seus serviços de segurança de dados e os backups estejam sempre atualizados e funcionando normalmente. Isso se torna ainda mais importante ao fazer home office. 

Caso precise de ajuda com essa tarefa, peça para o seu departamento de TI. Eles irão verificar a integridade do seu sistema. 

Se você está tranquilo, pois trabalha com a cultura de BYOD (Bring Your Own Device, em português, traga seu próprio aparelho), é melhor rever seus conceitos.

O tópico acima nos mostrou que ninguém está seguro, por isso, verifique se os serviços de proteção e segurança de dados estão em execução. 

Você sabe quando foi feito o último backup dos seus dispositivos? Esse é um ótimo momento para saber a resposta exata para essa pergunta. Veja se você consegue acessar seu backup de dados para recuperá-los no futuro, caso você ou alguém da sua equipe precise. 

Mantenha contato constante com sua equipe de TI para manter a segurança de dados no home office

As áreas de TI das empresas estão provando cada vez mais a sua importância, principalmente em momentos como esse, onde o funcionamento de serviços de rede e a segurança de dados é tão essencial. 

Fale com eles e peça para que a equipe faça avisos para manter todos os funcionários informados. Assim, ninguém vai achar estranho caso alguma manutenção de serviços precisar ser feita. 

Sistema para home office – Sabesim 

segurança de dados

Além dessas dicas que vão fazer toda diferença na segurança de dados pessoais e profissionais, trabalhar com o sistema para home office Sabesim vai trazer essas e outras vantagens para o seu negócio. 

Veja abaixo as principais funcionalidades que irão ajudar você e sua equipe na quarentena:

Controle de tarefas e projetos 

Com essa funcionalidade, você pode designar tarefas para pessoas específicas da sua equipe e controlar o andamento de todas as atividades. Tudo graças ao Sistema Kanban.

Como você terá uma visão mais completa de tudo que está acontecendo no seu negócio, será mais simples controlar prazos de entrega e resultados de qualidade.

As reuniões também podem ser compartilhadas com mais facilidade e todos irão saber quem está disponível para ajudar em uma tarefa ou tirar uma dúvida. Você também pode colocar lembretes, lembrando a todos sobre hora e data de suas entregas e compromissos.

Sistema próprio de comunicação 

Alguns gestores acreditam que, por mais que o WhatsApp seja simples de usar, pois todos já o conhecem, o aplicativo pode tirar o foco dos funcionários no home office, já que também possuem contato de amigos e familiares na mesma plataforma. 

Você não terá que passar por esse problema com o sistema para home office Sabesim. Oferecemos um local exclusivo para trocas de mensagens que somente os seus funcionários terão acesso. 

Nele, você poderá enviar mensagens privadas, para pequenos grupos ou para toda a equipe. Também é possível enviar protocolos e documentos para que seus colaboradores estejam cientes das ações da empresa.

Outro fator bem interessante dessa funcionalidade é a possibilidade de postar artigos que irão ajudar na adaptação para o home office. Os funcionários poderão curtir e comentar os posts, como se fosse uma rede social.

Gestão de equipes 

A Sabesim criou uma maneira de descomplicar softwares com funcionalidades de gestão de pessoas. No sistema para home office, você terá todos os dados dos funcionários em um só lugar. Assim, fica bem mais fácil acompanhar o desenvolvimento e realizar análises comportamentais. 

Dentro dessa área, você vai encontrar outras funcionalidades, como:

Mais produtividade 

A tecnologia chegou no dia a dia de diversas empresas, e consequentemente, tem aumentado a produtividade na rotina. 

Os processos que envolvem papéis ou até mesmo o telefone já deixaram de ser usados há alguns anos, pois roubam um tempo valioso dos funcionários. Eles poderiam estar fazendo outras atividades que realmente fariam a empresa crescer. 

Por isso, dentro do sistema para home office Sabesim, temos ferramentas de gestão de conhecimento e gestão de processos que irão otimizar o tempo dentro do seu negócio. 

É disso que sua empresa está precisando para se desenvolver ainda mais? Fale hoje mesmo com um dos consultores da Sabesim e tire todas as suas dúvidas sobre o nosso serviço.

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trabalho home office

Trabalho home office: Como implantar na empresa?

Implantar o trabalho home office na empresa tem sido a salvação para muitos empreendedores e funcionários. O método permite que a empresa continue funcionando e os colaboradores continuem empregados e sem colocar a saúde em risco em tempos de crise. 

Com o crescimento do trabalho home office no Brasil, algumas empresas já estavam acostumadas com esse modelo, enquanto outras estão sofrendo com essa alteração na rotina. 

Quanto maior a empresa, mais difícil fica para colocar as pessoas em contato e trabalhando em prol de um único objetivo sem juntá-las no ambiente de trabalho. 

Como lidar com essas e outras situações que podem aparecer durante a implantação do trabalho home office na empresa? É isso que você vai descobrir nesse texto!

Selecionamos as dificuldades mais comuns de empresas que estão passando por esse tipo de mudança e elaboramos algumas dicas.

Como preparar sua equipe para o trabalho home office?

trabalho home office

Transformação no comportamento 

Para algumas pessoas, o trabalho home office pode ser um desafio. Mas, com um pouco de mudança de pensamento e atitude, é possível driblar todas essas barreiras que colocamos na nossa cabeça. 

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Cada empresa funciona de um jeito diferente. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar como sua equipe pode se moldar a esse novo modelo de trabalho e o que é necessário para que isso aconteça. 

A partir daí, fica mais fácil perceber que é possível sim trabalhar da mesma forma e entregar os resultados na mesma qualidade que em um modelo de trabalho presencial. 

Confiança nos funcionários no trabalho home office

trabalho home office

Pode ser que na sua empresa a adaptação seja mais difícil para os gestores e para a alta gestão do que para os funcionários em si. 

Na maioria dos casos, isso acontece porque não queremos sair da rotina e ficamos mais tranquilos em ver com os próprio olhos que os integrantes da equipe estão fazendo seu trabalho corretamente.

O medo de oferecer essa liberdade para o time pode atrapalhar (e muito!) a continuidade das atividades e o desempenho da empresa durante a quarentena. 

O controle do trabalho não será feito da mesma forma, mas isso não significa que os funcionários não vão ter suas tarefas monitoradas. 

A melhor forma de manter o trabalho em equipe funcionando plenamente nesse período é dar apoio para os funcionários. Demonstrar confiança e oferecer ajuda caso eles precisem de algo vai fazer toda diferença nos resultados. 

Planejamento é a chave 

Um bom planejamento e uma rotina regrada é o segredo do sucesso do trabalho home office. Dentro de casa, nada muda. Todos sabem quais são suas responsabilidades e que precisam cumprir suas tarefas. 

Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas ignorar o planejamento no trabalho home office é um tiro no pé. 

Crie uma estratégia, monte uma rotina e siga esse cronograma a risca. Dessa forma, todos os funcionários irão conseguir realizar suas tarefas sem muitos problemas. 

Trabalhe com metas no trabalho home office

trabalho home office

Assim como é possível monitorar a produtividade da sua equipe, você também pode avaliar seu desempenho no trabalho home office. 

Com o avanço dessa metodologia, foram criadas algumas plataformas que conseguem entregar essas métricas para você. Dessa forma, você consegue ficar de olho nos prazos, tarefas e o progresso das entregas a distância. 

Mesmo em casa, sua equipe é plenamente capaz de conseguir reproduzir os mesmos resultados que você tinha com a empresa aberta. 

Mantenha a comunicação interna funcionando no trabalho home office

A falta de comunicação entre os funcionários é um dos fatores que prejudica o funcionamento do trabalho home office. Se sua equipe trabalhar sem rotina, quando um colaborador precisar de ajuda, ele não vai saber se o colega está online para resolver o seu problema ou tirar uma dúvida. 

Estar presente mesmo de longe é fundamental nesse momento. É tarefa dos líderes de cada setor manter a sua equipe unida online. Assim, caso alguém precise de assistência, outra pessoa do time poderá ajudar. 

Existem diversas plataformas que podem manter todo o setor online no mesmo lugar. Essa comunicação pode ser feita por vídeo, áudio ou até mesmo mensagens de texto. Independente do meio de comunicação, ele deve funcionar bem para todos. 

Trabalho vs. Lazer 

Para empresas que nunca trabalharam com o regime home office, os funcionários podem se sentir confusos na hora de separar o trabalho dos momentos de lazer. A situação pode ficar ainda mais complicada se o colaborador não tiver um espaço adequado em casa para fazer o trabalho remoto.

Ajude todos da sua equipe a entrarem no clima de home office. Prepare um documento com algumas dicas de como lidar com esse novo modelo de trabalho e esteja disposto a tirar dúvidas frequentes sobre o funcionamento da rotina nesse período. 

Mesmo que o funcionário não tenha um cômodo separado apenas para o home office, o importante é que esse espaço seja agradável e que permita que ele consiga produzir diariamente sem ser interrompido por outras pessoas que morem com ele. 

Mais uma vez, planejamento é importante. Estabelecer um horário para começar e terminar o home office vai ajudá-los a realizar todas as atividades necessárias com organização e dedicação. 

Conte com a ajuda do software para home office Sabesim

A tecnologia é a principal aliada do trabalho remoto. É por isso que a Sabesim desenvolveu um software para home office perfeito para ajudar a sua empresa a continuar crescendo na quarentena. 

O sistema permite que você controle tarefas e prazos, comunique-se com a sua equipe, gerencie seus funcionários, aumente sua produtividade e muito mais! 

Conclusão

As dicas que você conferiu nesse texto são bem simples de seguir e vão te ajudar a implantar o trabalho home office no dia a dia da sua empresa. 

Além das nossas dicas, o Software para home office Sabesim irá te ajudar muito nessa missão. Visite nosso site e saiba tudo sobre como o sistema funciona.

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kanban digital

Kanban Digital: Tudo o que você precisa saber

Kanban Digital é uma ferramenta muito importante no dia a dia de muitas pessoas, principalmente todas aquelas que buscam de fato um tipo de gestão mais efetiva e que possa atender às expectativas.

Normalmente essa metodologia quando aplicada pode transformar todo o ambiente de trabalho e também pode garantir que todo o processo possa fluir de uma forma mais indicada e dentro do que é planejado.

Entendendo sua importância, vou trazer todas as informações sobre Kanban Digital para que você possa conhecer e aproveitar de todos os seus benefícios, obtendo também êxito nas suas escolhas de gestão e controle de trabalho.

O que é o Kanban Digital

Kanban é uma metodologia da década de 1960, e traz toda uma otimização em termos de produção, trazendo, por exemplo, o Just in Time, produzido pelo Toyotismo e que até hoje pode ser uma alternativa interessante.

Essa metodologia preza por um controle muito bem aplicado com o que é produzido, com quantidades, e tantas outras informações que são importantes para garantir somente o necessário, sem faltas ou excedentes.

Mesmo sendo uma metodologia relativamente antiga, ainda hoje é utilizada e também é muito importante do ponto de vista do controle de produção e até mesmo para trabalhar com metas mais direcionadas.

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Para que serve

O Kanban Digital serve para que você possa ter um controle geral de trabalho, de produção e principalmente de produtividade de uma forma simples e totalmente indicada, conseguindo alcançar muitos benefícios.

Essa versão digital é uma forma de conseguir atualizar alguns métodos e torná-los ainda mais acessíveis, já que essas são questões que todas as empresas vivem e precisam lidar de uma maneira geral.

Atualizar esse tipo de controle é também conseguir acessar a outros componentes que hoje estão à disposição e que antes ainda não se poderia ter acesso, principalmente com relação a trabalho online e metas que precisam ser alcançadas.

De que forma pode ser útil

Como já foi dito anteriormente, você pode utilizar o Kanban Digital para fazer um tipo de análise e de controle de uma maneira muito mais ampla, e também de uma forma mais adequada, obedecendo a uma necessidade do próprio mercado.

Considerando que muitas atividades estão sendo assumidas, normalmente é necessário também ter um tipo de visão global, que possa auxiliar em todo esse processo e consiga trazer todos os benefícios que são de fato necessários.

Por isso é uma metodologia que pode ser muito importante, que pode trazer alguns benefícios que você pode alcançar de maneira relativamente simples, e por isso é algo que você pode apostar.

Principais benefícios

Entendendo essa metodologia como sendo muito importante, vou trazer alguns dos benefícios que você pode obter com a utilização do Kanban Digital, e também de que maneira isso pode impactar no seu dia a dia.

Com esses benefícios é o tipo de certeza que você possui para obter o encaminhamento de processos, de produções, e principalmente do dia a dia que precisa ser constantemente observado com muito cuidado.

Visão global

Um dos principais benefícios dessa metodologia é você ter uma visão global do trabalho, seja o que precisa ser feito, como precisa ser feito e também o que é necessário para que se cumpra aquele objetivo.

Essa visão é muito importante para que você possa levar em conta sempre o processo e consiga também avaliar algumas possibilidades de obter o retorno que precisa e até mesmo planejar passos à frente que precisam ser dados.

Simplicidade

O Kanban Digital oferece todas as informações de uma maneira bastante simples, e isso já ajuda à todas as pessoas que de fato precisam estar à par do funcionamento da metodologia e como é aplicada o dia a dia.

Essa simplicidade é muito importante para que você tenha o controle e gestão da empresa como um todo, o que é indicado para que você possa observar cada processo e como eles podem se direcionar.

Acesso à informação

Um dos principais benefícios do uso do Kanban Digital é que você não tem somente acesso a aquele ponto em especial, mas também pode ter saber de outras informações importantes e que podem te ajudar neste sentido.

O intuito é trazer algumas dicas e possibilidades que podem auxiliar na sua gestão como um todo, e isso também é muito importante para que você possa sempre olhar para mudanças positivas que podem ser feitas.

Ritmo de trabalho

Manter o ritmo no trabalho nem sempre é fácil, principalmente quando você tem que pensar em estratégias, fazer o controle e também ter relatórios e todos os resultados em sua mão para então voltar ao planejamento.

Com o Kanban Digital você consegue sempre manter esse ritmo constante, algo que ajuda e muito em como você trabalha e para quem não pode deixar o ritmo cair, sendo uma estratégia muito interessante.

Comunicação fluida

A comunicação é um outro fator que você pode alcançar e que certamente vai fazer a diferença em todo o processo, já que quanto mais você garante essa comunicação fluida, melhores são os resultados em todos os setores.

A ideia da manutenção dessa comunicação é a chave para que você consiga crescer sempre mais, e é uma das garantias do uso dessa metodologia e que também pode ser acessado por você.

Metas bem estabelecidas

Por fim, essa metodologia tem um grande diferencial no dia a dia de uma empresa pois pode ser uma forma de ter metas muito bem estabelecidas, e isso também favorece o rumo que você quer dar para o seu trabalho.

Com metas bem estabelecidas você sempre tem equipes mais motivadas e concentradas no serviço que precisa ser feito, e por este motivo é uma facilidade e tanto trabalhar com essa ferramenta no seu dia a dia.

O Kanban Digital é uma versão mais moderna de uma metodologia da década de 1960, mas que ainda assim é muito útil no dia a dia, e principalmente na produção e produtividade de sua empresa, e certamente o seu uso pode fazer toda a diferença.

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