organizador de tarefas

Hoje, as empresas estão cada vez mais globalizadas, o que causa a necessidade de se diferenciar das outras. Essa diferença existe através de inovações em todas as áreas de negócios, permitindo que as organizações cresçam e sejam mais competitivas. Nesse contexto, é onde a necessidade de um organizador de tarefas aparece.

O organizador de tarefas Scrum é definida como uma das melhores práticas para o desenvolvimento ágil de projetos. É usado principalmente para desenvolver software, mas pode ser facilmente adaptado a diferentes contextos.

O Sprint é a chave do organizador de tarefas Scrum

Uma das atividades mais representativas do Scrum são as Reuniões Diárias, que visam acompanhar todos os processos que estão dentro da Sprint. Nestas, o grupo de trabalho recebe uma série de perguntas como: O que foi feito ontem? O que vai ser feito hoje? E que problemas eles estão enfrentando?

Para agilizar essas reuniões e não ter uma duração superior a 15 minutos, é utilizado um quadro semelhante ao organizador de tarefas Kanban, que permite definir todas as tarefas que cada membro da equipe deve executar.

Scrum busca que todas as pessoas que compõem um projeto tenham responsabilidades.

Após a Sprint, uma nova reunião chamada Revisão da Sprint é realizada, ela revisa todo o processo para garantir a entrega do produto nos horários previamente acordados.

Após a entrega do produto, é realizada uma nova reunião, que no organizador de tarefas Scrum é conhecida como Retrospectiva da Sprint. Que consiste em realizar uma análise dos resultados, o que nos permite encontrar falhas ou melhorias para aplicá-las ao próximo Sprint.

Portanto, no final do Sprint, o próximo Sprint deve ser iniciado automaticamente, recebendo outros “desejos” do Backlog do Sprint, para iniciar o processo novamente.

Assim, o produto será entregue ao cliente, para que ele verifique o andamento do processo e ajude na sua criação.

O que está envolvido na metodologia Scrum?

Como explicamos, o Scrum é usado para o desenvolvimento de produtos, para o qual precisamos ter uma equipe que desempenhará papéis diferentes:

Proprietário do produto: garante que os recursos corretos entrem no Backlog do produto, isto é, representam os usuários.

Scrum Master: responsável por fazer com que todos os membros da equipe tenham as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas, ou seja, é o administrador do projeto.

Equipe de desenvolvedores: todas as pessoas responsáveis pela construção do produto, em conformidade com a Sprint.

Testador: eles são responsáveis por testar o produto, antes da entrega ao consumidor final.

Cliente: este é o consumidor final do produto, que também está envolvido no processo.

Vantagens e desvantagens do uso da metodologia Scrum

Primeiro, começaremos citando as vantagens do uso do Scrum:

– Melhora a satisfação do cliente, pois isso faz parte da equipe de trabalho.

– Garante a transparência do processo, todas as pessoas da equipe de trabalho conhecem o andamento do processo.

– Une-se à equipe em torno de um objetivo comum, pois cada membro sabe o objetivo que deseja alcançar.

– O produto é revisado constantemente, através de reuniões diárias ou Daily Scrum.

Na posição contrária, mostraremos as desvantagens de usar este processo:

– A realização dos eventos às vezes é complicada, pois o desenvolvimento de todas as reuniões que a Sprint promove leva tempo.

– É algo complexo de implementar, devido à mudança cultural que a organização deve realizar.

– Pode causar estresse aos membros da equipe, principalmente devido ao cumprimento dos prazos.

– Alterar um membro da equipe coloca o processo em risco.

Kanban: A melhor ferramenta como Organizador de Tarefas

Kanban é uma palavra japonesa que significa cartaz ou painel, elemento-chave desse método produtivo. O sistema Kanban, como tal, surgiu na Toyota, fabricante japonesa de automóveis, para organizar melhor sua produção de veículos, dividindo o processo em fases bem definidas que precisavam ser adequadamente cobertas para passar para a próxima fase, garantindo assim um produto de qualidade. Desse sistema, aplicado à indústria de automação, surgiu o método Kanban, projetado por David J. Anderson e adapta a filosofia original ao desenvolvimento de software, um processo com muitos pontos em comum com o industrial, com diferentes fases, equipamentos de trabalho e a exigência de que cada parte do programa a ser criado funcione corretamente e seja da melhor qualidade possível.

O método Kanban em sua versão moderna aplicada ao software foi usado pela primeira vez na Microsoft e, desde então, é aplicado em centenas de projetos em todo o mundo

Dito isto, o que é Kanban? Em que consiste? Existem dois objetivos que regem esse método produtivo: por um lado, alcançar um produto de qualidade, forçando cada fase do projeto a concluir sua tarefa corretamente e encerrando o caos e a saturação que podem ocorrer em uma fase do projeto em condições normais em que a velocidade prevalece sobre a qualidade do produto.

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