otimizar o trabalho remoto

Otimizar o trabalho remoto é uma das dificuldades que a grande maioria das empresas estão passando, principalmente no momento em que vivemos.

Hoje em dia, é muito comum vermos funcionários trabalhando Home Office, porém, mesmo que existam dezenas de vantagens nessa modalidade de trabalho, garantir que tudo seja feito da forma adequada é uma grande dificuldade.

Portanto, para garantir que os funcionários e toda a equipe Home Office trabalham alinhada com o objetivo da empresa, é preciso otimizar o trabalho remoto.

6 Dicas para otimizar o trabalho remoto e Aumentar a Produtividade da Equipe

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Atualmente é muito comum ouvir falar sobre trabalho Home Office e como otimizar o trabalho. No entanto, mesmo que seja algo simples na teoria, na prática, alinhar toda uma equipe de forma remota, é uma tarefa bem mais difícil do que parece.

Teste Nosso Sistema Agora!

Porém, essa dificuldade pode ser resolvida seguindo as 6 dicas abaixo. Em suma, todas as 6 dicas têm o foco em aumentar a eficiência e a produtividade dos funcionários, e consequentemente, tornar a empresa muito mais eficiente.

Embora algumas dessas dicas sejam clichês, segui-las é algo indispensável para empresas que trabalham com funcionários de forma remota.

Vamos lá!

1.    Planejamento de Tarefas

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Em primeiro lugar, tudo deve começar com um planejamento de tarefas. Sem um planejamento prévio, a probabilidade de algo dar errado é muito grande.

Neste momento, é papel de líder criar um planejamento de acordo com o objetivo da empresa. Além disso, todos os colaboradores da empresa devem saber exatamente qual é esse objetivo e qual o papel deles para alcançá-los.

Dessa forma, fica muito mais fácil aos funcionários, Home Office, entenderem a sua importância dentro do projeto e consequentemente aumentar o foco dos mesmos.

2.    Rotina

Quando se fala em atingir um objetivo com velocidade e qualidade, a rotina deve fazer parte de um planejamento.

Entretanto, para o funcionário criar uma rotina, é de suma importância que o líder tenha o planejamento pronto. Desse modo, fica na responsabilidade do funcionário criar uma rotina de acordo com o seu cronograma de trabalho.

Ou seja, o líder deve orientar o funcionário e especificar exatamente as datas de entrega dos trabalhos.

Embora possa ser feita sem uma rotina, a partir do momento que existem uma rotina, o foco e a disciplina se tornam algo natural.

3.    Comunicação

Em terceiro lugar, com o planejamento pronto e um cronograma específico para os colaboradores criarem uma rotina, está na hora de verificar a comunicação.

Com a finalidade de fazer com que algo funcione, a comunicação é primordial em qualquer área da vida, principalmente dentro de uma empresa. Todavia, mesmo sendo primordial, o grande problema na grande maioria das empresas é a falta de comunicação ou o excesso de comunicação irrelevante.

Sendo assim, ter uma comunicação direta entre os funcionários e o líder da equipe, é algo essencial. Caso contrário, a falta de comunicação vai ocasionando erros que, principalmente no trabalho remoto, pode se transformar em uma bola de neve.

4.    Foco

A fim de falar sobre como otimizar o trabalho remoto, o foco não pode ficar fora dessa lista.

Hoje em dia, é papel do líder saber exatamente quais são os pontos positivos e os pontos negativos em seus funcionários. Por exemplo, o ponto positivo de um funcionário é sua criatividade, porém, o negativo pode ser a procrastinação e a falta de foco.

Desse modo, por ter falta de foco, sua criatividade é afetada e consequentemente a qualidade na entrega do trabalho também é. Como melhor isso?

Neste caso, a empresa pode organizar o que esse funcionário deve fazer, criar uma lista de atividades para esse funcionário. Dessa forma, ele vai conseguir dar 100% da sua atenção para o projeto e não para o planejamento do mesmo.

Além disso, outros fatores podem ocasionar a procrastinação e a falta de foco de uma equipe que trabalha remotamente.

5.    Espaço de Trabalho Propício

Como foi citado anteriormente, a falta de foco e a procrastinação é algo que afeta não só a vida pessoal das pessoas, mas também, o crescimento de uma empresa.

Hoje em dia, uma empresa é o reflexo dos seus líderes e dos seus funcionários. Sendo assim, quanto mais focado e disciplinados são essas pessoas, consequentemente melhores serão os resultados da empresa.

No entanto, resolver essas falhas é algo simples quando os funcionários estão dentro da empresa. Porém, dentro de casa, os colaboradores possuem muitas distrações que afetam negativamente na sua produção diária.

Sendo assim, não é obrigação da empresa, porém, orientar os funcionários para procurarem um espaço de trabalho propício pode ser um diferencial e uma forma simples de resolver tais problemas.

6.    Otimizar o Trabalho Remoto com Sabesim

Como otimizar o Trabalho Remoto: Equipe mais produtiva e eficiente

Neste breve artigo foi citado diretamente sobre a importância do planejamento, comunicação, RH, foco, produtividade e o papel de um líder. Porém, tudo fica muito mais difícil quando estamos trabalhando com pessoas remotamente.

Para otimizar o trabalho remoto, utilizar ferramentas com o foco em tornar uma empresa mais eficiente, é fundamental.

A Sabesim é uma empresa com mais de 10 anos de experiência que atua em todo o território nacional. Atualmente, o seu papel é oferecer ferramentas que otimizam o trabalho remoto e facilitem a integração entre empresa e colaboradores.

Dentre as ferramentas, a Sabesim possui recursos focados em cada área de uma empresa. A Gestão de Pessoas, por exemplo, é um dos recursos que a Sabesim oferece que vai muito além da comunicação entre empresa e funcionário.

Desse modo, essa ferramenta atua diretamente no controle dos funcionários oferecendo os seguintes recursos:

  • Ocorrência;
  • Controle de Cargos e Salários;
  • Desempenho de cada funcionário;
  • Currículos (Definir qual área de atuação se enquadra para o funcionário);
  • Etc.

Além dessa ferramenta, a Sabesim oferece diversas outras com o foco em aumentar a eficiência de uma empresa. Dessa forma, tanto os funcionários, como os líderes, conseguiram entregar o melhor de si e consequentemente, acelerar o crescimento de uma empresa, mesmo que de forma remota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *