Comunicação organizacional
A comunicação organizacional é uma das principais estratégias a ser utilizada para estreitar a relação entre colaboradores, investidores, clientes e fornecedores. Através dela o canal de diálogo será aberto e uma sinergia será criada entre a empresa e seu público alvo.
Com o uso da comunicação organizacional através da qual a cultura da empresa será transmitida, a organização ganha força estratégica junto ao mercado, principalmente em tempos que mudanças ocorrem rapidamente.
Como principal forma de integração com a sociedade, o diálogo institucional deve ser realizado de forma responsável e muito bem planejado, com uso de equipes capacitadas e ferramentas que permitam a melhor interação, de acordo com cada tipo de audiência e meio utilizado para a comunicação.
Por toda sua importância, vamos entender melhor como deve ocorrer a comunicação organizacional e como as boas práticas podem melhorar a forma de interação com sua audiência.

Como a comunicação organizacional é classificada

De acordo com a audiência, a comunicação organizacional pode ser classificada por quatro tipos de interlocução:

  • Comunicação Institucional: voltada para o mercado e abrangendo clientes, investidores, fornecedores e a sociedade.
  • Comunicação Mercadológica: tem o objetivo de apresentar ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços junto ao mercado.
  • Comunicação Administrativa: visa o público interno, sendo aplicada aos setores da empresa e administração, tem a finalidade de orientar os fluxos organizacionais, normas e regras da organização.
  • Comunicação Interna: busca promover a interação organizacional entre os funcionários, informar, compartilhar ideias e promover o espírito de equipe na empresa.

Use a ferramenta certa

Quanto ao uso da ferramenta ideal para impulsionar a comunicação organizacional de sua empresa, tudo vai depender do tipo de comunicação e do público alvo direcionado.
Para as comunicações do tipo institucional e mercadológica, onde há um envolvimento basicamente do público externo, as ferramentas mais atuais estão integradas com a Internet como meio de entrega, portanto é comum utilizar-se as seguintes ferramentas:

  • Site Institucional
  • Blog
  • Redes Sociais
  • E-mails e Newsletters
  • Propaganda em rádio, TVs e jornais

As comunicações que envolvem o público interno da empresa, administrativa e interna, já possuem algumas características diferentes, pois neste caso são compartilhadas informações mais sensíveis e voltadas aos diretores e funcionários, não devendo haver exposição ao público externo. Podem ser utilizados as seguintes ferramentas:

Ainda tratando-se da questão da segurança, o uso de plataformas integradas garante a comunicação entre todos os departamentos, de forma a assegurar a confiabilidade e o armazenamento das informações. O meio utilizado para essa comunicação é a Intranet.

Aplique as boas práticas

Para garantir a qualidade e eficácia na troca de informações é recomendado utilizar as melhores práticas, já testadas e aplicadas no mercado. Vejamos algumas:

  1. Faça o planejamento e defina os objetivos a serem alcançados.
  2. Defina métricas que caracterizam o alcance e o sucesso das mensagens.
  3. Utilize as ferramentas certas.
  4. Seja visual e, quando possível, descontraído.
  5. Forneça canais de feedback e ideias.
  6. Incentive a comunicação e a colaboração.
  7. Evite os excessos de mensagens.
  8. Seja transparente.
  9. Compartilhe tudo que for relevante para o público.
  10. Utilize mensagens claras e objetivas

Estas foram algumas das melhores práticas para ajudar em sua estratégia de comunicação organizacional. A SabeSim, através de sua plataforma, apresenta um conjunto de soluções integradas que ajudam a promover a informação e o engajamento de seus funcionários, com base em segurança e alta disponibilidade.
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