principais-tarefas-de-um-recursos-humanos

Nenhuma empresa cresce sem um departamento pessoal de recursos humanos, já que os profissionais da área proporcionam à companhia que o quadro de funcionários colaborem da forma correta, o que consequentemente traz os lucros pretendidos pela instituição.

Confira a seguir quais são as principais tarefas de um recursos humanos

Recrutamento

O trabalho de RH tem seu início no recrutamento. Quando abre uma vaga, há a demanda de contratar profissionais novos e devidamente capacitados para realizar tal função. São os funcionários de recrutamento que possuem a responsabilidade de efetuar um mapeamento dos cargos, para dessa forma definir o perfil para a vaga, e assim buscar maneiras de divulgá-la, a fim de contratar o melhor profissional para a oportunidade ofertada pela companhia.

Admissão

Ao selecionar o candidato ideal para a vaga em questão, o departamento de admissão assume a responsabilidade da contratação. Para tornar essa tarefa concreta, os responsáveis têm como objetivo recolher os documentos do funcionário contratado. Nessa fase ainda são realizados todos os registros de benefícios do profissional, como vale-alimentação e transporte, além do plano de saúde.

Treinamento

Após o recrutamento e admissão do colaborador, o funcionário do departamento precisa realizar a integração do mesmo com a equipe da empresa. Para tal etapa, o funcionário precisa fazer treinamentos, com o devido acompanhamento e supervisão dos responsáveis da área. Lembrando que os funcionários da empresa necessitam passar por constantes treinamentos, além de acompanhamentos para que a companhia sempre tenha os melhores resultados, e consequentemente os lucros pretendidos em cada área.

Compensação dos funcionários

Essa fase é fundamental para qualquer empresa, não importa sua área de atuação, já que ela tem como função realizar o controle de frequência dos colaboradores. A demanda integra parte da rotina de administração do ramo. Eles que possuem a responsabilidade ainda de fazer todos os cálculos das remunerações, benefícios, impostos, entre outros. Portanto, é extremamente importante que o quadro de pessoal do departamento esteja sempre em dia com as informações de leis trabalhistas, para não ocasionar nenhum tipo de problema à empresa, como um processo na Justiça, por exemplo.

Desligamento

Com a responsabilidade de cuidar dos funcionários que entram na companhia, essa área ainda trata de quem sai. Ao ocorrer um desligamento, não importa o motivo, seja por demissão por justa causa ou outra razão, o setor tem como função cuidar dos itens definidos por lei. O departamento faz o cálculo dos valores, estabelece o aviso prévio do funcionário, efetua um termo de rescisão, entre outras tarefas necessárias para que o colaborador se desligue da empresa da forma correta e dentro da lei. Lembrando que mesmo que a área tenha como a devida responsabilidade representar a companhia diante do funcionário, os sindicatos, além dos órgãos de Justiça, é importante não confundir o cargo. O setor não faz pagamentos, no entanto, prepara todas as documentações que são necessárias para que a área do financeiro possa realizá-los corretamente.

E sua empresa, já conta com um departamento de recursos humanos para cuidar dos assuntos de recursos humanos da companhia? A SabeSim conta com um sistema bem completo de gerenciamento de recursos humanos. Comente conosco se isso ocorre em sua empresa.

9 comentários em “Quais são as principais tarefas de um recursos humanos?

  1. FRANZ PUNTIGAM, provavelmente você seja velho, e não digo de pela sua idade, não atualizou o computador (cérebro), também não deve gostar de novas tendencias, mundo digital e liderança. Seu negócio é chamar o seu líder de CHEFE e bater cartão… Se atualiza querido!

  2. Precisa mesmo se atualizar querido pois o RH tem suma importância dentro de uma organização, pois o mesmo não o vê como empregado, mas sim como um colaborador e busca as melhores estratégias para bem gerir o capital humano de uma empresa.

  3. Franz Puntigam…creio que voce nao sabe a diferença entre Departamento Pessoal e RH ……TEM que ler e estudar , a diferença é brutal

  4. Realmente o RH é de uma importância fundamental na estruturação de uma organização, mas é uma pena que por muitas dás vezes vejo os conceitos de RH, em relação às pessoas, serem sucumbidos por gerentes de diferentes setores, em suas atitudes que não condizem com a filosofia da empresa, daí talvez a descrença em relação a funcionalidade do setor, que no final acaba acatando o que é imposto pelas gerencias.

  5. Não seria uma função especifica! cotações, levantamento de preços e produtos são atribuições do departamento de compras, mas como trabalhamos com uma roupagem profissional de rotatividade de setor, sempre estamos sujeito a executar diversas funções, claro não deixando a nossa apar, sempre havendo um relacionamento de crescimento
    futuro!

Deixe uma resposta