Sistema Colaborativo
O primeiro passo para saber como um sistema colaborativo pode contribuir para o crescimento de uma empresa é entender o seu conceito. Ele vai além de ser uma ferramenta onde mais de uma pessoa pode trabalhar em uma tarefa.
Colaborativa também vem de uma ideia de compartilhar: ajuda, conhecimento, objetivos comuns e além, claro, do objetivo de contribuir. Juntando todos esses princípios surgiram as ferramentas colaborativas e todo o potencial para ajudar empresas e pessoas.

Sistema colaborativo – uma história rápida

Historicamente o objetivo da criação de sistemas colaborativos surgiu de uma necessidade de dois profissionais de tecnologia que precisam trabalhar em um mesmo projeto, em locais e horários diferentes e integrados a outros colaboradores.
A partir dessa ideia, novas ferramentas e usos foram surgindo e hoje temos a possibilidade de um único trabalho ser desenvolvido a várias mãos. Consequentemente, as empresas obtiveram bons resultados, ao verificarem que, além de terem ganhos produtivos, passaram também a ter funcionários mais integrados e colaborativos.
Em resumo, um sistema colaborativo é a integração de várias pessoas para alcançar de forma eficiente a realização de trabalhos, tarefas e metas. Os benefícios são diversos para as empresas, como veremos a seguir.

Um sistema colaborativo pode realmente ajudar minha empresa?

Certamente! Quando bem aplicado, com o uso de um fluxo de trabalho, com uso de equipes específicas e bem treinadas. As tarefas podem ser realizadas de forma eficiente e com resultados incríveis.
Os primeiros benefícios são o compartilhamento de ideias e de talentos. O sistema colaborativo também influencia fortemente na cultura organizacional da empresa, aumentando a produtividade pessoal. Existem vários outros aspectos positivos e limitações ligados ao conceito da colaboração, mas nosso foco será ns ferramentas de colaboração.

Os benefícios de sistemas colaborativos

Em uma organização, o uso de um sistema colaborativo e suas ferramentas apresenta vários benefícios.

  • Permite uma comunicação eficiente

Na comunicação interna, o sistema colaborativo permite o compartilhamento de desafios e soluções entre os colaboradores, contribui com a integração dos funcionários e estimula a comunicação e a produtividade. Um bom exemplo são as ferramentas de mensagens corporativas.
Outro bom exemplo de colaboração ainda relacionado à comunicação interna é o sistema de notícias. Essa tipo de ferramenta busca compartilhar artigos, notícias e matérias que fazem parte do interesse da empresa e dos colaboradores. É uma forma de estimular a interação entre os funcionários através dos comentários e a publicação de opiniões e ideias relacionadas ao tema.

  • Facilita o compartilhamento de normas e documentos

Dentro do âmbito organizacional, os sistemas colaborativos permitem que normas e documentos que fazem parte dos processos e políticas da empresa sejam distribuídos de forma eficiente e segura.
Um dos famosos exemplos de ferramentas são os wikis das empresas, utilizados como fonte de consulta desde a missão e valores do negócio até manuais e documentos. Além de compartilhadas, as informações elas são atualizadas em um processo facilitado.
Outro exemplo são os conhecidos discos virtuais de documentos, um pouco diferentes do wiki. No caso dos discos, os colaboradores têm acesso aos arquivos de diferentes formatos que podem ser utilizados como fonte de consulta ou até mesmo acessados durante sua elaboração ou atualização.

  • Auxilia na gestão eficiente de tarefas

A gestão de projetos traz o desafio de administrar um grande conjunto de tarefas e compromissos. Nesse sentido, as ferramentas colaborativas permitem o gerenciamento das equipes, suas responsabilidades e prazos e ajudam também a identificar gargalos e visualizar resultados.
As ferramentas que utilizam o sistema colaborativo com resultados fantásticos são Kanban online e o sistema de calendário e compromissos. São recursos integrados em plataformas online e seguras.
Os sistemas colaborativos, além de ajudarem as empresas e colaboradores, ainda potencializam resultados e contribuem no processo produtivo. Podem ser utilizados em diferentes estratégias da empresa e podem ser aplicadas em diferentes segmentos.
A SabeSim conhece bem o potencial de um sistema colaborativo e o oferece através de várias ferramentas que fazem parte da plataforma SabeSim. Venha conhecer mais dos recursos e aproveite para testar de forma gratuita. Em caso de dúvidas entre em contato com nossos colaboradores ou através de nosso blog

Deixe uma resposta