Principais tarefas na gestão de uma empresa
Existem três cenários básicos em que um gestor pode encontrar uma empresa no que se refere à administração do negócio: caos total, em busca da melhoria e estabilizado. Neste artigo iremos descrever cada um deles e aproveitar para indicar quais são os grandes desafios e principais tarefas que um administrador terá para cada tipo de cenário existente.
Quando usamos a expressão “um gestor pode encontrar”, expressamos duas situações: a primeira é quando um profissional é contratado para assumir uma situação determinada, onde sua experiência e formação foram decisivas para sua entrada na empresa. A segunda situação ocorre quando um gestor que já faz parte da empresa precisa realizar um levantamento da situação atual, identificando as necessidades para iniciar um projeto com objetivos apontados a partir desse estudo.

1º Passo: Identifique em que cenário a empresa se encontra

Como foi descrito no início do artigo, um gestor pode encontrar três cenários básicos que descrevem a realidade da empresa. Vamos conhecê-los.

Vivendo um momento de caos

Pode parecer um pouco exagerado colocar um cenário como caótico para uma empresa. Imaginamos que essa situação nunca chegará e que antes de alcançar este ponto alguma atitude já deveria ter sido tomada.
Mas infelizmente isso acontece, e é mais comum do que se pensa.
A identificação desse tipo de cenário é até fácil de ser feita por um bom gestor: falta de processos nos principais departamentos da empresa, setores trabalhando praticamente de forma independente e a empresa funcionando no vermelho ou já com grandes prejuízos,; tudo isso é um indicativo de que existe um caos instalado na empresa.

Em uma fase consciente de melhoria

Este é um cenário até mais tranquilo de se iniciar um trabalho de gestão. Isso porque a fase de conscientização dos problemas existentes e as iniciativas que buscam as melhorias já foram realizadas ou estão em andamento.
O gestor pode até encontrar um cenário caótico, mas a diferença será na percepção por parte da administração de que existem problemas a serem resolvidos e que os primeiros passos já foram dados buscando a organização. Isso facilita a introdução de novas ideias e a adoção de processos e ferramentas de gestão.

Em tempos de estabilidade

Talvez esse seja o cenário mais difícil para a chegada de um gestor. Sabe aquela máxima “time que está ganhando não se mexe”? Se tudo está bem, com processos definidos e a empresa funcionando no azul, então quais serão os desafios?
O problema está justamente na estabilidade encontrada. Tanto a direção quanto os colaboradores não estarão abertos a mudanças, o que de certa forma faz sentido, pois aparentemente não existem problemas a serem resolvidos.
Entretanto, a visão de um gestor precisa ir além e identificar oportunidades futuras, promover a melhoria contínua de todos os processos e ferramentas, apresentar para a empresa que é possível crescer mais e buscar novos mercados. Ele deve evitar a acomodação em um mercado consolidado ou em casos em que a empresa se encontra como líder de mercado.

2º Passo: Determine os desafios, riscos e as principais tarefas do projeto

Identificado o cenário atual da empresa, chegou a hora de definir os desafios, calcular os riscos e determinar as principais tarefas a serem realizadas neste novo projeto. Para alcançar esses três pontos o gestor terá como primeiras ações:

Essas atividades demandam tempo e requerem uma boa experiência profissional do gestor para fazer esse levantamento, definindo metas e riscos e conscientizando a empresa dos desafios que precisam ser vencidos.

3º passo: Faça o levantamento das necessidades do projeto e organize as tarefas estabelecendo prazos

Chegou o momento de colocar o projeto em execução. Os primeiros passos consistem na definição das ferramentas que serão necessárias para planejar e executar todas as principais tarefas e também as secundárias. O ideal é utilizar plataformas integradas, com recursos que atendam todas as necessidades de gestão, comunicação e integração com todos os departamentos da empresa.
A SabeSim conhece muito bem os desafios encontrados pelos gestores na administração das empresas e na gestão dos projetos. Além do nosso blog, com dicas e sugestões, você pode entrar em contato com nossos especialistas para definir as melhores estratégias para sua empresa. 

Deixe uma resposta