Ter um processo de comunicação claro, direto e estruturado tem papel fundamental em qualquer organização. Toda ação do dia a dia começa com a comunicação, e ter as informações mal interpretadas ou distorcidas podem causar sérios problemas para o desenvolvimento organizacional.No artigo de hoje vamos explicar como medidas simples podem facilitar e melhorar a comunicação na sua empresa, aumentando a produtividade de todos. Confira!

Por que você deve estruturar um processo de comunicação?

A falta de um processo de comunicação estruturado gera para empresa diversos prejuízos, tais como:

– Constrangimento pessoal;
– Mal estar entre os colaboradores;
– Perdas financeiras, considerado um dos principais prejuízos decorrente da má gestão de comunicação entre equipes.

A comunicação deve ser entendida pelos empreendedores como uma estratégia básica de crescimento pois através dela que uma empresa recebe, fornece, canaliza informações e constrói o conhecimento. Com esse processo bem alinhado a tomada de decisões fica mais assertiva e gera resultados positivos.

Medidas simples para um bom processo de comunicação

Para implantar um processo eficiente de comunicação medidas simples e o uso de ferramentas habituais do cotidiano serão grandes aliados.

Comece priorizando o treinamento do pessoal, tenha definido os cargos, funções, normas, protocolos de condutas e procedimentos padrões da empresa e integre a todos os colaboradores.

Assim até mesmo um novo integrante verá que há rotina e processos na nova casa e não ficará perdido com etapas simples, como o atendimento de um cliente.

Utilize sempre um canal para a comunicação interna como o e-mail, nada de post-it e recadinho em cima da mesa pedindo relatórios. O e-mail garante agilidade e tem função de arquivo na vida do profissional, ou seja, estará documentado exatamente o que foi tratado.

Sistema integrado de comunicação

Adote na empresa um sistema integrado de comunicação, disponibilize para a equipe todas as informações necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Nada atrasa mais a conclusão de uma tarefa do que precisar esperar pelo colaborador do setor “x” que não encontra-se na empresa e somente ele tem acesso as estatísticas de venda do mês anterior por exemplo.

Depois de implantado um sistema de comunicação, faça uso constante e exija dos colaboradores utilizar apenas essa ferramenta no dia-a-dia. Isso garantirá a não perda das informações e adaptação de todos nessa nova ferramenta na empresa.

 

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