Fluxo de trabalho
Estabelecer um processo de fluxo de trabalho efetivo é fundamental para o sucesso de uma empresa. Embora as sequências de atividades diferem de uma empresa para a outra, o objetivo final é sempre o mesmo: aumento da produtividade e das vendas.

Equipes emaranhadas em e-mails, prazos e reuniões, isso significa que não está ocorrendo o aproveitamento verdadeiro do potencial de sua empresa. Embora algumas organizações consigam operar sem um fluxo de trabalho definido, por que arriscar em não ser melhor?

Exemplos de fluxo de trabalho do campo

Exemplos de fluxo de trabalho nos dão uma ideia de como é possível através de uma solução de gestão, como a plataforma SabeSim, realizar todo o controle de fluxo completo de trabalho de uma organização.
Os sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho permitem que os funcionários enviem solicitações, coletem aprovações e vejam atualizações de status, permitindo que os departamentos forneçam respostas rápida e níveis de serviço aprimorados aos funcionários.
O processo de fluxo de trabalho permite ainda as aprovações de despesas, os pedidos de garantias de marketing, etc.e tudo isso de forma simplificada. Vejamos alguns exemplos comuns de fluxo de trabalho encontrado nas empresas.

  • Resposta a incidentes

Há uma grande variedade de processos de resposta a incidentes que podem ser automatizados, por exemplo, violações de segurança cibernética, não conformidade interna, questões de segurança, etc.

  • Solicitação de despesas

As avaliações inadequadas das solicitações de despesas em uma empresa são um dos principais problemas que impedem que os programas internos sejam bem-sucedidos. A automação do fluxo de trabalho desempenha um papel fundamental no início do processo de solicitação de despesas para um departamento, fornecendo um método consistente, compatível e mensurável para gerenciar tais demandas.

  • Aprovações de contratos

Um contrato indevidamente aprovado pode ser tornar um pesadelo. Dependendo do termo, pode se tornar um prejuízo por anos. Ao construir fluxos de trabalho para vetar contratos de acordo com as regras de negócios organizacionais, as empresas podem evitar dores de cabeça legais e financeiras.
Felizmente, há software disponível que pode ajudar a agilizar esses processos para que você e seus funcionários possam gastar mais tempo no que realmente importa. Existem estudos que indicam que, as empresas que não usam software de fluxo de trabalho estão gastando cerca de 25% mais tempo produzindo e gerindo horários dos funcionários.

O uso de software de fluxo de trabalho pode ajudar a economizar seu negócio em tempo e dinheiro, reduzindo por exemplo, a quantidade de papel que você usa e permitindo que você gere relatórios que possam ajudar a encontrar eficiência em sua gestão diária.

Por que é importante para uma empresa desenvolver fluxos de trabalho?

Quando falamos de processos de negócios ou fluxos de trabalho, estamos falando sobre a forma como a informação se movimenta dentro de uma empresa ou departamento. As informações do processo de negócios podem se mover em várias direções: entre pessoas, entre sistemas ou de pessoas para sistemas.
Quando ocorre a falha de comunicação ou erros em qualquer uma dessas trocas de informações, isso pode causar desperdícios e atrasos no processo comercial. Plataformas de gestão como a da SabeSim permite sistematizar o fluxo de tarefas podendo ser medido, monitorado e melhorado.
Os benefícios imediatos tornam-se óbvios para os usuários finais quando eles podem ver sua carga de trabalho ordenadamente organizada em um formato fácil de usar. Para os gerentes, os benefícios imediatos se apresentam sob a forma redução de cargas de trabalho desnecessárias. Os relatórios permitem que os gerentes identifiquem facilmente os gargalos e resolvam de forma facilitada.

É fácil é criar um sistema de fluxo de trabalho?

Isso depende do aplicativo que você escolher usar. Algumas plataformas podem ser bastante complexas e requerem uma grande quantidade de treinamento e suporte. No caso da SabeSim, mantemos a criação do fluxo de trabalho o mais fácil e intuitivo possível, organizando os processos da seguinte forma:

  1. Na criação de projetos
  2. Criando e delegando tarefas dentro desse projetos
  3. E controlando sub-tarefas nessas tarefas

Esta formato, juntamente com nossos serviços de treinamento e suporte, fazem da SabeSim uma das plataformas de gestão mais fáceis de usar no mercado.
Experimente nossa plataforma, experimente criar um fluxo de trabalho de forma gratuita, caso tenha dúvidas entre em contato com os nossos especialistas, eles estão a disposição para ajudar.
Não perca as dicas e atualizações de nosso blog, temos muitas informações que podem contribuir na gestão de sua empresa.

Deixe uma resposta