Comunicação Interna
Em uma organização, a comunicação interna é responsável pela disseminação da cultura empresarial, pelo relacionamento interpessoal e pelo fluxo de informações entre os colaboradores. A comunicação interna tem um caráter social, por meio do qual todos os funcionários são trabalhados a partir do conceito de colaboração – daí o uso do termo “colaboradores”. Na maioria das empresas, ela também é conhecida como “marketing interno”, pois quem faz essa comunicação é o departamento de marketing. Mas, em outras, essa estratégia costuma ser planejada e executada pelo departamento de gestão de pessoas.

Como estabelece-la de forma eficaz uma empresa?

As falhas na comunicação interna costumam ser apontadas como as responsáveis por grande parte dos prejuízos, atrasos e retrabalhos nas empresas. Por isso, é importante que seus gestores avaliem e otimizem este processo, através de medidas que ajudam a eliminar as barreiras de comunicação e garantir que as informações cheguem ao seu destino sem falhas, no período de tempo certo e com a clareza necessária. Abaixo, conheça algumas delas para que você possa estabelecer uma comunicação eficaz na sua organização:

Avaliar o fluxo da comunicação interna

Em um mundo integralmente conectado, onde incontáveis informações são trocadas tanto dentro como fora da empresa, quantidade nem sempre quer dizer qualidade, não é verdade? Logo, avaliar o fluxo da comunicação interna e avaliar o que deve ser descartado, seja por falta de relevância, seja por inutilidade para quem recebe tais dados, é fundamental. Neste caso, softwares de gestão podem auxiliar na coleta, no tratamento e no devido compartilhamento das informações para os envolvidos.

Garantir a qualidade das informações

Apesar da tecnologia ajudar bastante na comunicação, erros cometidos pelos colaboradores ocorrem com frequência e podem causar falhas e mal-entendidos. Por isso, é importante cuidar da qualidade dessa comunicação e informar aos membros da equipe para redobrarem a atenção ao redigirem um e-mail ou outra mensagem qualquer, para que não haja interpretações distintas.

Centralizar as informações em um único sistema

Ao centralizar as informações em um único sistema, os gestores conseguem obter uma visão completa de tarefas e projetos e seus respectivos prazos, para que assim possam tomar decisões mais assertivas e aumentar a produtividade dos colaboradores. Também é importante criar canais internos de comunicação para atingir todos os funcionários, como jornais, revistas e newsletters.

Benefícios de uma solução como Sabesim para a comunicação interna

Sistemas de comunicação obsoletos e estruturas hierárquicas muito rígidas ou departamentalizadas também costumam impor barreiras à comunicação interna na empresa. Logo, promover uma comunicação eficiente, de forma rápida e o mais transparente possível através de um software para comunicação interna, como o Sabesim, é fundamental para manter os funcionários satisfeitos, produtivos e bem relacionados com os demais, o que contribui para o aumento da qualidade do clima organizacional.

Também é importante lembrar que, como a informação é muito dinâmica, a comunicação também precisa ser, de modo a assegurar que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos da empresa e possam atuar para garantir o seu sucesso no mercado. Com o Sabesim, os colaboradores passam a contar com um ambiente sinérgico e harmonioso, onde os fluxos de comunicação são ágeis, rápidos e integrando. Isso faz com que eles sintam-se mais coesos, ligados a um objetivo maior e comprometidos com a empresa de forma mais efetiva.

Quer saber como o Sabesim pode ajudar os seus colaboradores a se comunicarem de forma rápida, ágil e integrada? Então aproveite para assistir um tutorial explicando tudo sobre este fantástico sistema de comunicação interna online.

Deixe uma resposta