hábitos criativos

Ser mais produtivo é o sonho de muitas pessoas e profissionais do mercado, porém desenvolver essa habilidade nem sempre é fácil, especialmente fazer isso com inventividade e criatividade.

A dificuldade costuma derivar do fato de que as pessoas acreditam que a produtividade depende mais dos fatores externos que dos internos. Contudo, elas estão enganadas. Ser uma pessoa mais produtiva depende apenas das suas atitudes diante das tarefas que tem a realizar.
Uma rotina de uma pessoa normal envolve uma série de tarefas, de cunho pessoal e profissional e às vezes é difícil ter controle das atividades para dar conta de tudo no final do dia. Afinal são muitos pratos para equilibrar e deixar um deles cair não é uma opção.

Fazendo uma análise das principais técnicas de produtividade existentes – as quais promovem para os seus seguidores uma vida mais metódica, com gestão dos seus horários e da sua energia – uma coisa fica bastante clara: ser produtivo deixa de ser um esforço sacrificante quando se torna um hábito

Pensando nisso, e para te ajudar na organização das suas tarefas e planejamento dos projetos, no post de hoje separamos 15 hábitos para tornar a sua rotina cada vez mais criativa e mais produtiva, com métodos incomuns que você nem imagina!

1 – Reset aos Domingos

Escolha um dia da semana, de preferência o domingo, para resetar toda a sua vida até aquele momento e definir exatamente o que você fará nos próximos sete dias. Coloque a roupa para lavar, depois tome um banho, faça a sua barba, corte as unhas, enfim, arrume-se! Troque a sua roupa e limpe sua casa. Depois de tudo isso, passe para segunda fase: cozinhe, coloque algumas delas em marmita, para facilitar seu dia a dia, e caso necessário, faça compras para encher a sua despensa com as coisas que você vai precisar para aquela semana. Ao final do dia, sente-se e faça uma lista de metas e tarefas semanais para manter o foco e procure segui-la à risca.

2 – Exercícios 5×5

Você odeia ir à academia, mas quer mais definição corporal? O popular método 5×5 é uma boa alternativa que serve tanto para homens quanto mulheres. O método consiste em três grandes movimentos: agachamento, levantamento terra, supino. Faça apenas um exercício a cada sessão de ginástica. Comece com um peso extremamente baixo e faça apenas cinco séries de cinco repetições, o que explica o nome do método. Na próxima vez, aumente o peso em apenas cinco quilos. Depois disso, vá para casa! À medida que o peso aumenta, você fará progressos maciços apenas concentrando-se em dominar os três grandes exercícios.

3 – Saúde Instantânea

Se você atualmente luta para comer de forma saudável, concentre-se em fazê-lo em apenas 80% do seu tempo, em vez de tentar seguir a dieta perfeita, de maneira muito sacrificante. Esse é um ponto. E para facilitar a sua dieta, sem precisar dedicar muito tempo a isso, coma pão integral e ovos no café da manhã, adquira sacos de legumes no vapor e tiras de frango pré-cozidas, para o almoço e busque comprar ou já deixar preparadas pequenas marmitas para o jantar. Sem esforço. Dessa forma você consegue fazer todas as suas tarefas, descansar e ao mesmo tempo manter um plano de refeições que é barato e facílimo de colocar em prática, sem precisar a recorrer a comidas cheias de calorias.

4 – Kits de Vida

Crie “kits” para todos os aspectos da sua vida, ou seja, deixe arrumadas bolsas para o trabalho, para sua rotina fitness, para eventuais viagens, sua higiene, nutrição ou qualquer outra coisa que você faça de maneira regular. Procure manter essas sacolas reabastecidas e coloque-as no mesmo local todas as vezes. Simplesmente ir lá, pegar, sabendo que tudo que você precisa estar ali, sem o estresse de procurar cada pequena coisa, torna as suas rotinas fáceis e tranquilas, além de economizar seu tempo.

5 – Dois minutos para o Nirvana

Uma prática poderosa de meditação pode reduzir drasticamente o estresse, mas isso leva tempo. Para começar a obter benefícios imediatos, tome apenas dois minutos do seu dia, e repita isso algumas vezes ao longo dele, se achar necessário. Feche os olhos, respire o mais lenta e profundamente que puder pelo nariz e expire completamente pela boca. Faça isso apenas dez vezes, sem se concentrar em nenhum outro pensamento, e você sentirá uma sensação imediata de paz e relaxamento.

6 – Porquinho de dinheiro para adultos

Use aplicativos financeiros para configurar seus gastos e estabelecer regras de economia. Por exemplo, estabeleça regras e metas de economias semanais e mensais, guardando o que sobrar em um conta poupança. Desse jeito, a economia não se torna muito sacrificante e em um ano você poderá ter uma boa quantia te esperando.

7 – Aumente sua rede de amigos

Se você luta para fazer amigos ou para se conectar a pessoas em festas ou eventos de networking, tente este desafio: assim que você entrar pela porta, procure outra pessoa que esteja sozinha. Aproxime-se dela, estenda a mão e diga: “Olá, sou X. Tudo bem com você?” Essa pessoa, que está buscando a mesma coisa que você, pode ser sua nova amiga durante todo o evento.

8 – Alimente seu ânimo

Todo mundo precisa manter o ânimo. Todas as manhãs, dedique apenas cinco minutos para ler um texto motivacional secular ou religioso sobre como viver feliz e saudável. Depois, reserve um momento para uma “oração” que signifique algo para você, mesmo que você não siga exatamente uma religião. Peça força, demonstre gratidão, pense nos outros e planeje com bom humor o seu dia. Você sairá de casa com um brilho em vez de uma atitude mal-humorada.

9 – O CEO da sua própria vida

Trate sua vida como se fosse um negócio do qual você é o chefe. Separe-a em departamentos como finanças, RH (relacionamentos), operações (organização, estilo de vida) e desenvolvimento ou vendas (trabalho). Entre em contato com cada departamento constantemente e trabalhe para melhores resultados.

10 – Almoce e aprenda

Aprender algo por 15 minutos todos os dias é uma excelente maneira de adquirir conhecimento de forma consistente. Durante o intervalo do almoço, leia um capítulo de um livro, assista a um TED Talk ou pratique um idioma. Faça anotações no seu celular para lembrar do que aprendeu.

11 – Invista no amor

Se você está num relacionamento, você sabe que é preciso trabalho e dedicação para mantê-lo forte. A cada semana, tenha uma conversa de 15 minutos com o seu parceiro. Pergunte como pode melhorar, compartilhe os seus anseios e discuta os problemas e conflitos do casal.

12 – “Eu sei Kung Fu”

Lembra como Neo de Matrix “faz um download” do equivalente a anos de conhecimento e treinamento em artes marciais em apenas 10 segundos? O mais próximo que você pode chegar disso é ouvir podcasts educacionais enquanto frequenta a academia. Não existe jeito mais rápido e eficiente de treinar o seu corpo e mente ao mesmo tempo.

13 – Use sempre o fio-dental

Se você é como 100% das pessoas, você não usa o fio dental regularmente. Para isso, segue uma dica simples: compre aqueles fios dentais com hastes e deixe-os espalhados pela casa e na sua mesa de trabalho. Você vai criar este hábito com muito mais facilidade do que deixando o fio dental tradicional na pia do banheiro!

14 – Use o método Kaizen

Kaizen é a arte de fazer pequenas mudanças que levam a resultados drásticos ao longo do tempo. Se para você é difícil começar algo, estabeleça uma tarefa tão pequena a ponto de ser inevitável. Você vai acabar realizando muito mais, porque vai ter quebrado a inércia. Coloque uma camisa suja para lavar. Abra um documento no Word e digite uma frase. Mande um currículo. Apenas aja.

15 – O desafio da borracha

Treine a si próprio como Pavlov treinava o seu cachorro. Amarre uma borracha de dinheiro no seu pulso e puxe-a fortemente toda vez que você realizar um mau hábito, fizer uma reclamação ou disser algo negativo sobre si próprio. Em pouco tempo, o seu cérebro vai associar essas ações à dor e vai te encorajar a evitá-las.

E então essas dicas serviram em alguma coisa para você? Essas são algumas formas rápidas e práticas de aumentar a sua produtividade no dia a dia, mas não significa que você precisará segui-las totalmente à risca, embora seja importante manter uma regularidade nelas para que funcionem. Nesse contexto, a agenda online Sabesim aparece como uma importante aliada para quem deseja implantar ou aprimorar a rotina de atividades da organização. Com o aplicativo, profissionais terão acesso a seus compromissos de forma destacada, além disso, a planilha vai indicar as atividades que vão ocorrer nas horas de trabalho, lembrando o horário de cada compromisso a cada um dos profissionais.

Quer saber um pouco mais sobre isso? Entre em contato conosco que um dos nossos consultores irá auxiliá-lo de acordo com as suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *