trabalho home office

Implantar o trabalho home office na empresa tem sido a salvação para muitos empreendedores e funcionários. O método permite que a empresa continue funcionando e os colaboradores continuem empregados e sem colocar a saúde em risco em tempos de crise. 

Com o crescimento do trabalho home office no Brasil, algumas empresas já estavam acostumadas com esse modelo, enquanto outras estão sofrendo com essa alteração na rotina. 

Quanto maior a empresa, mais difícil fica para colocar as pessoas em contato e trabalhando em prol de um único objetivo sem juntá-las no ambiente de trabalho. 

Como lidar com essas e outras situações que podem aparecer durante a implantação do trabalho home office na empresa? É isso que você vai descobrir nesse texto!

Selecionamos as dificuldades mais comuns de empresas que estão passando por esse tipo de mudança e elaboramos algumas dicas.

Como preparar sua equipe para o trabalho home office?

trabalho home office

Transformação no comportamento 

Para algumas pessoas, o trabalho home office pode ser um desafio. Mas, com um pouco de mudança de pensamento e atitude, é possível driblar todas essas barreiras que colocamos na nossa cabeça. 

Teste Nosso Sistema Agora!

Cada empresa funciona de um jeito diferente. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar como sua equipe pode se moldar a esse novo modelo de trabalho e o que é necessário para que isso aconteça. 

A partir daí, fica mais fácil perceber que é possível sim trabalhar da mesma forma e entregar os resultados na mesma qualidade que em um modelo de trabalho presencial. 

Confiança nos funcionários no trabalho home office

trabalho home office

Pode ser que na sua empresa a adaptação seja mais difícil para os gestores e para a alta gestão do que para os funcionários em si. 

Na maioria dos casos, isso acontece porque não queremos sair da rotina e ficamos mais tranquilos em ver com os próprio olhos que os integrantes da equipe estão fazendo seu trabalho corretamente.

O medo de oferecer essa liberdade para o time pode atrapalhar (e muito!) a continuidade das atividades e o desempenho da empresa durante a quarentena. 

O controle do trabalho não será feito da mesma forma, mas isso não significa que os funcionários não vão ter suas tarefas monitoradas. 

A melhor forma de manter o trabalho em equipe funcionando plenamente nesse período é dar apoio para os funcionários. Demonstrar confiança e oferecer ajuda caso eles precisem de algo vai fazer toda diferença nos resultados. 

Planejamento é a chave 

Um bom planejamento e uma rotina regrada é o segredo do sucesso do trabalho home office. Dentro de casa, nada muda. Todos sabem quais são suas responsabilidades e que precisam cumprir suas tarefas. 

Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas ignorar o planejamento no trabalho home office é um tiro no pé. 

Crie uma estratégia, monte uma rotina e siga esse cronograma a risca. Dessa forma, todos os funcionários irão conseguir realizar suas tarefas sem muitos problemas. 

Trabalhe com metas no trabalho home office

trabalho home office

Assim como é possível monitorar a produtividade da sua equipe, você também pode avaliar seu desempenho no trabalho home office. 

Com o avanço dessa metodologia, foram criadas algumas plataformas que conseguem entregar essas métricas para você. Dessa forma, você consegue ficar de olho nos prazos, tarefas e o progresso das entregas a distância. 

Mesmo em casa, sua equipe é plenamente capaz de conseguir reproduzir os mesmos resultados que você tinha com a empresa aberta. 

Mantenha a comunicação interna funcionando no trabalho home office

A falta de comunicação entre os funcionários é um dos fatores que prejudica o funcionamento do trabalho home office. Se sua equipe trabalhar sem rotina, quando um colaborador precisar de ajuda, ele não vai saber se o colega está online para resolver o seu problema ou tirar uma dúvida. 

Estar presente mesmo de longe é fundamental nesse momento. É tarefa dos líderes de cada setor manter a sua equipe unida online. Assim, caso alguém precise de assistência, outra pessoa do time poderá ajudar. 

Existem diversas plataformas que podem manter todo o setor online no mesmo lugar. Essa comunicação pode ser feita por vídeo, áudio ou até mesmo mensagens de texto. Independente do meio de comunicação, ele deve funcionar bem para todos. 

Trabalho vs. Lazer 

Para empresas que nunca trabalharam com o regime home office, os funcionários podem se sentir confusos na hora de separar o trabalho dos momentos de lazer. A situação pode ficar ainda mais complicada se o colaborador não tiver um espaço adequado em casa para fazer o trabalho remoto.

Ajude todos da sua equipe a entrarem no clima de home office. Prepare um documento com algumas dicas de como lidar com esse novo modelo de trabalho e esteja disposto a tirar dúvidas frequentes sobre o funcionamento da rotina nesse período. 

Mesmo que o funcionário não tenha um cômodo separado apenas para o home office, o importante é que esse espaço seja agradável e que permita que ele consiga produzir diariamente sem ser interrompido por outras pessoas que morem com ele. 

Mais uma vez, planejamento é importante. Estabelecer um horário para começar e terminar o home office vai ajudá-los a realizar todas as atividades necessárias com organização e dedicação. 

Conte com a ajuda do software para home office Sabesim

A tecnologia é a principal aliada do trabalho remoto. É por isso que a Sabesim desenvolveu um software para home office perfeito para ajudar a sua empresa a continuar crescendo na quarentena. 

O sistema permite que você controle tarefas e prazos, comunique-se com a sua equipe, gerencie seus funcionários, aumente sua produtividade e muito mais! 

Conclusão

As dicas que você conferiu nesse texto são bem simples de seguir e vão te ajudar a implantar o trabalho home office no dia a dia da sua empresa. 

Além das nossas dicas, o Software para home office Sabesim irá te ajudar muito nessa missão. Visite nosso site e saiba tudo sobre como o sistema funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *