Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é um campo crescente cada vez mais utilizado por empresas de todos os tamanhos. Como empresários e executivos da empresa lidam com as responsabilidades diárias de gestão de uma organização, é importante o uso de especialistas dedicados para supervisionar projetos desde a concepção até a conclusão. Mas, porque a gestão de projetos é tão importante?

Talvez a reposta mais genérica para esta pergunta seja: cada projeto é diferente, mas todos compartilham suas origens em uma ideia do que pode ser feito, e um potencial para um bom resultado se essa ideia é guiada em realidade. A gestão de projetos fornece uma estrutura para ajudar a alcançar os objetivos.

Enquanto um negócio é uma operação contínua e permanente, um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de produzir um único produto, serviço ou processo. Os gestores de projeto têm conhecimentos e experiência na criação de planos para entregar esses itens. Além disso, eles integram recursos em todos os departamentos de uma empresa e utilizam as habilidades de comunicação, planejamento e orçamento para prevenir e resolver problemas durante a execução de um projeto.

Muitas vezes, o gerenciamento de projetos é visto como algo fácil e, por isso, não tão importante. Não é incomum encontrarmos executivos que acreditam que a gestão de projetos é uma sobrecarga desnecessária, especialmente nas pequenas empresas.

Existem, no entanto, muitas razões que comprovam a importância da gestão de projetos. Conheça as principais:

Organização do caos

Projetos são naturalmente caóticos. A função do gestor de projetos é planejar e organizar cada ação para prever e domar o caos. É difícil pensar em qualquer empreendimento de negócios complexo que já foi alcançado sem organização e planejamento. O gerenciamento de projetos é sinônimo de organização, planejamento e controle.

Administração de riscos

Qualquer bom projeto tem muitos riscos. Afinal, a natureza do negócio é assumir riscos. No entanto, o risco – a chance do fracasso parcial ou total – tem de ser gerido. O gestor de projetos precisa identificar e prevenir riscos.

Quando falamos em riscos, estamos nos referindo a três pilares: qualidade, integração e possíveis impactos negativos que podem ocorrer com  a implantação do projeto. Entenda cada tópico:

Qualidade

A qualidade é o valor do que o projeto irá produzir. Não há muito sentido em produzir algo que não tem valor. Assim, ao fazer a gestão do projeto, o líder está garantindo que tudo seja feito para garantir qualidade.

Integração

Os projetos não acontecem no vácuo. Eles precisam ser integrados com os processos de negócio, sistemas e organizações. Não é aconselhável construir um sistema de vendas que não se integra com o processo de vendas da organização, por exemplo, pois isso não acrescentaria valor. A integração, portanto, é a chave para o valor do projeto.

Gestão da mudança

Os projetos organizacionais são sempre um alvo em movimento, eles modificam a forma com que as pessoas lidam com suas tarefas. Gerir estas mudanças, ou seja, fazer com que as pessoas as aceitem e diminuir os possíveis impactos negativos é uma tarefa difícil, mas que precisa ser feita. Não é opcional. O gerenciamento de projetos gere mudança, estruturando a melhor forma de implantá-la, preparando os atores envolvidos, comunicando de forma clara e objetiva etc.

Conclusão

Muitos projetos empresariais envolvem planejamento de grande escala, que afeta todos os departamentos ou aspectos de um negócio. Implementar o projeto pode significar lidar com os recursos humanos, as restrições orçamentais e de abastecimento, entre outros desafios. Gerentes de projetos são qualificados em técnicas de gerenciamento específicos para lidar com cada etapa de um projeto. Eles podem criar planos para gerenciar interdependências e conflitos, entre outras soluções.

As organizações que usam gestão de projetos para monitorar e controlar processos, implementar mudanças, entre outras, conseguem completar de forma mais eficaz os seus objetivos – nos prazos e dentro dos orçamentos pré-definido.

A gestão de projetos é importante na sua empresa? Compartilhe sua experiência deixando um comentário!

7 comentários em “Por que gestão de projetos é importante?

  1. A Gestão precisa sim ter um projeto em mãos boas ferramentas e, com conhecimento para que esse projeto venha ser concluído com sucesso.

  2. Sim, por que eles usam a gestão de projetos para monitorar, controlar, e implementar mudanças nos processos de produção de forma progressiva deixando mais claro e viável que os objetivos traçados inicialmente serão atendidos, além de limitar os recursos para manter o orçamento dentro do que já foi definido na criação do projeto.

  3. Porque o gerenciamento de projetos traz direção aos projetos,e sem esse gerenciamento não há direção e quando não há direção quaquer caminho serve.

  4. É importante para garantir que as etapas sejam planejadas e geridas para se entregar um serviço/produto com qualidade dentro do custo planejado, realizando a gestão de risco e envolvendo/comunicando os stakeholders adequadamente, dessa maneira é possível agregar valor aos objetivos estratégicos da empresa.

    Obs: Só ainda não consegui achar nenhuma empresa com modelo organizacional “Squads Sotify” que consiga aplicar esse modelo tradicional, eles falam que usam híbrido, na prática nunca nem vi.

  5. Super importante, depois que na empresa que trabalho foi criada o Time de projetos e melhoria contínua muitas coisas sairam do papel de forma organizada e com os riscos mapeados

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