Passos simples para melhorar a comunicação interna na sua empresa

Alguns passos simples para melhorar a comunicação interna na sua empresa podem salvar o empreendimento. Ocorre que no dia a dia nem sempre é fácil exercer uma boa comunicação devido a diversos fatores, sejam eles provenientes de limitações da empresa ou pela indisciplina dos colaboradores. Quando percebe-se a deficiência nesse quesito, é a hora de agir. Veja algumas dicas para ajudar na formação de um quadro eficiente de comunicação na sua empresa, criando um hábito saudável de participação dos colaboradores.

1 – Evite a setorização no ambiente físico da empresa

É claro que é importante haver atribuições claras de função, mas a empresa precisa quebrar alguns paradigmas em relação ao isolamento dos setores. Aquela imagem antiga das divisórias misteriosas em que ninguém sabe quem trabalha lá deve abrir espaço para estruturas que permitam a comunicação entre os diversos setores. Assim também, deve-se ter ênfase na interdependência de cada funcionário, formando um ambiente mais colaborativo. Se possível pode-se fazer pontos de convívio entre os setores, seja uma sala de café, ou um local onde fiquem as máquinas e equipamentos, pois é nessa hora em que os funcionários interagem e conseguem exercitar comunicação.

2 – Compartilhe conhecimento para gerar debates

Nas reuniões ou mesmo no dia a dia, alguns assuntos podem ser trazidos para a pauta. Abra espaço para que os funcionários sintam-se à vontade para questionar e sugerir melhorias, norteando-os também em relação aos avanços da empresa. Quando a equipe se sente inteirada da situação, pode entender melhor como é importante o papel de cada um na condução da corporação. Pode-se fazer sessões de discussão ou palestra com cada chefe de departamento, ministrando temas relacionados ao cotidiano da empresa; nem sempre um funcionário conhece de forma ampla a rotina de setores interligados ao dele.

3 – Incentive o compartilhamento de ideais na empresa

Cada empresa possui ideais que guiam a conduta e os objetivos. É importante trabalhar com eficiência o endomarketing, permeando os processos internos com a linguagem da corporação, fazendo com que os colaboradores conheçam, se identifiquem e compartilhem a mesma visão. Mais do que treiná-los para que assimilem a identidade corporativa, é preciso que internalizem de forma natural a postura da empresa nos processos. Palestras motivacionais, festas de confraternização, viagens, gincanas, prêmios e coisas do tipo, oferecem uma atmosfera propícia para que os ideais da empresa sejam esclarecidos e adquiridos.

O cuidado que se deve ter é o de antes de tentar passar os ideais da empresa, vivê-los. Os colaboradores sentem quando são manipulados a fazer coisas e ao mesmo tempo em que não se vive aquilo dentro da empresa. Não há autoridade em um gestor que cobra feedbacks e qualidade em comunicação, se ele é o tradicional tipo que entra na sala e só sai ao término do expediente, dizendo somente bom dia e boa noite, ou cobrando resultados.

Assim também, conheça os ideais dos funcionários, fazendo sempre que possível a interface entre os interesses da empresa e os objetivos dos mesmos; isso permite ao colaborador entender que a empresa é sua missão também e que o sucesso da empresa será o seu próprio sucesso.

4 – Trabalhe com uma solução online e colaborativa

Use a tecnologia a seu favor. Comunique-se com funcionários, cobre falhas, delegue tarefas de forma mais eficiente, faça o acompanhamento dos resultados e o gerenciamento da equipe de forma eficiente, utilizando um sistema que conecta da melhor maneira os funcionários de diversos setores entre si e com os gestores.

Com o SabeSim é simples enviar e receber mensagens para todas as pessoas da equipe, em qualquer setor ou qualquer unidade, e manter registro detalhado de decisões tomadas na empresa. SabeSim é uma plataforma que ajuda a ter visão geral dos processos e objetivos, com análises gráficas, históricos e ferramentas de acesso para que os funcionários se integrem à empresa e tenham maior poder de comunicação.

Com ele, é possível trabalhar Comunicação Interna, gerenciar Projetos e Tarefas, fazer a Gestão de Pessoas, compartilhar Conteúdo Corporativo e relatar o nível de Produtividade.

Essas dicas se aplicadas e exercidas com disciplina diária, podem mudar resultados e a percepção interna e externa de sua empresa.

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