Auto-Motivação

A forma como você pensa precisa ser modificada para a auto-motivação ser parte do seu dia a dia. Quantas vezes na vida você pensou “só mais um pouquinho”? Seja para ficar aqueles 5 minutinhos deitado sabendo que vai se atrasar ou para se exercitar um pouco mais.
A mente é uma poderosa aliada do ser humano, quando usada da melhor maneira. E uma das formas de se auto motivar e aumentar a sua produtividade é pensando que falta pouco.
Um pequeno truque ou um hábito saudável, a mudança na forma de pensar muda suas atitudes no curto prazo e te ajuda a se motivar. De forma que suas atividades sejam executadas mesmo quando o cansaço e a procrastinação querem te dominar.

Pense da Mesma Forma como na Hora de Procrastinar

Ao pensar que falta pouco para concluir uma tarefa e que você pode ir um pouco além, seu pensamento é parecido com o da procrastinação. No entanto, é um pensamento positivo para a sua necessidade de concluir a tarefa.
Já reparou que na hora de procrastinar é normal o pensamento de “são só 5 minutos” ou “é só um pouquinho”?
Esses pensamentos sabotam a produtividade, mas servem como ótimo exemplo para fazer justamente o oposto e produzir mais. Similarmente a maneira que você pensa na hora de procrastinar, é possível pensar para se motivar.
Se na hora de executar um trabalho entediante você pensa “nossa, ainda falta meia hora para acabar” é ideal se policiar e mudar esse pensamento.
Portanto, diga a si mesmo “falta pouquinho para terminar” esse pensamento irá te motivar a concluir. Diferentemente de pensar que falta muito, mudar a chave na sua cabeça irá te dar motivação.
Ao pensar “daqui meia hora terei concluído minha meta do dia” a sua cabeça tende a te motivar para terminar. Diferentemente do que acontece quando você fica contando os minutos para ir embora do trabalho.
E obviamente, aquele funcionário que é capaz de se motivar e dar o seu melhor, tem mais chances de se destacar.
Ser Positivo Impacta na Auto-motivação e Produtividade
O pensamento positivo impacta diretamente na auto-motivação e produtividade. E pensar que falta pouco é uma forma inteligente de pensar positivo.
Ao pensar que falta pouco sem contar os minutos para finalizar a tarefa, seu foco de atenção está mudando.
Nesse caso, o objetivo não é postergar até a hora de ir embora, mas finalizar a atividade a tempo. E isso é uma ferramenta poderosa para estimular seu cérebro para grandes conquistas.
Uma vez que, cada minuto do seu dia passa a ser otimizado em prol das atividades pendentes. Dessa forma é possível garantir melhores resultados no seu trabalho e aumento de produtividade.
Afinal, você não fica mais dedicando parte do seu dia para ver o total que falta para ir embora. Ao contrário disso, está de olho no progresso da sua meta de curto prazo, que é terminar com louvor.
Por isso, mudar essa pequena forma de enxergar o dia é fundamental para otimizar cada minutinho da agenda. E isso faz total diferença na sua performance mensal, semestral e anual.
Portanto, quem tem esse truque de enxergar pequenas metas ao longo do dia consegue maior sucesso em suas atividades.

A Auto-motivação Cria Metas de Curto Prazo

Já percebeu que é mais fácil entregar um projeto quando faltam 5 dias para seu prazo final? O corpo parece gostar da adrenalina de não saber se haverá tempo suficiente para a conclusão do projeto.
Mesmo que esse projeto tenha ficado 20 dias parado na sua mesa, são nos últimos dias do prazo que ele é realizado. Já se perguntou porque isso acontece?
Em suma, quando o prazo é muito longo temos a sensação de que vai dar tempo e que pode ser deixado para amanhã. E isso faz com que outras atividades passem a ser prioridade.
Isso ocorre porque a sua rotina não foi organizada de modo a lidar com todas as suas pendências. Justamente por não ter um horário para cada coisa, a tendência é que você estabeleça instintivamente prioridades.
Por isso, é natural que chegando próximo ao prazo a correria aconteça. Uma vez que aquele projeto passa a ser prioridade.
Assim sendo, quando faltam poucos dias para perder o prazo o senso de urgência faz com que você termine o projeto. Não porque a procrastinação não faz mais parte da sua rotina! Mas porque provavelmente o medo de fracassar a ultrapassar o prazo te motivou.
E esse processo é extremamente natural, acontecendo com absolutamente todas as pessoas. Por isso, cada vez mais se estuda a procrastinação e como evitá-la.
Afinal, em um mundo tão competitivo, é natural que as pessoas precisem produzir mais e melhor. E se você deixa tudo para a última hora, naturalmente sua performance é abalada.
No entanto, como falávamos anteriormente, a auto-motivação cria essa sensação de urgência e te garante melhores resultados.
Ao pensar “falta pouco, eu consigo” o seu cérebro é estimulado a conquistar o resultado desejado. Por isso, a tendência é que esse pensamento te dê a energia que falta para concluir a tarefa.

Metas de Curto Prazo

Então o segredo parece estar ligado às metas de curto prazo. Que são capazes de te estimular a conseguir o resultado e também aumentar a sua sensação de compensação.
Se você consegue um resultado de curto prazo, é fácil perceber que conseguiu. E justamente isso dá aquela sensação gostosa de ter realizado uma conquista.
Esse prazer é tudo que o cérebro precisa para se manter motivado. Afinal, nosso cérebro adora conquistas e com isso, o dia seguinte se torna mais fácil. Porque seu corpo estará em busca daquela sensação prazerosa de mais uma meta atingida.
Portanto, em qualquer área da sua vida traçar pequenas metas e ter recompensas ao conquistá-las é importante. Justamente porque isso funciona como uma auto-motivação.
De modo que ninguém precise te ofertar essa motivação externa. E o fato de conseguir realizar todas as suas próprias metas diárias te dá a deliciosa sensação de conquista.
Mantendo seu cérebro acostumado a pensar que falta pouco para ter a deliciosa sensação de conseguir novamente bater sua meta. Portanto, nada melhor que o truque de “falta pouco” para conseguir muito todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *