Você já pensou em estar dentro de um barco e tendo que remar, mas sem saber para onde o barco está indo? Pois é. Esta é a mesma sensação que os funcionários sentem numa empresa quando não há comunicação. Por isso, cuide para que as informações cheguem aos seus funcionários. Uma forma eficiente para que isso aconteça é usar um sistema de notícias interno, no qual você possa publicar artigos e matérias corporativas que informem e engajem sua equipe. O Sabesim tem este sistema, que também permite que os textos publicados sejam comentados pelos leitores, o que beneficia mais ainda a interação com os funcionários.

Veja alguns recursos do sistema de comunicação da Sabesim:

1 – Destaque na página inicial aos artigos mais recentes;

2 – Editor simples, prático e intuitivo;

3 – Permite comentários em cada artigo.

Na hora de escolher que assuntos abordar, prefira aqueles que vão causar impacto direto na vida e no dia a dia dos funcionários. O objetivo da informação transmitida é gerar uma mudança de atitude, seja uma maior motivação ou um gesto em si. Por isso, é preciso tomar muito cuidado para que a falta de informação oficial ou a divulgação de forma inadequada acabem causando confusão e abrindo espaço para os boatos e rumores, que não ajudam em nada o clima organizacional. Pelo contrário, são prejudiciais.

A comunicação interna tem o dever de circular as informações, o conhecimento, tanto verticalmente – da direção para os demais níveis subordinados -, e horizontalmente, quando ocorre entre os colaboradores de um mesmo nível de subordinação ou de uma determinada área ou setor.

A valorização da comunicação interna é estratégica e fundamental. E, por incrível que pareça, atualmente, muitas vezes esse processo não é realizado de forma que todos recebam, ofereçam e canalizem as informações que constroem o conhecimento dentro de uma organização e garantam a tomada de decisões mais acertada.Gestão do Conhecimento

Mas por que a comunicação é tão importante dentro de uma organização?

Os empregados devem ser vistos como parceiros de negócios. Sendo assim quanto mais bem informados eles estiverem, mais envolvidos estarão com as metas da empresa, sua missão, visão e valores. A comunicação interna, neste contexto, amplia a visão do empregado permitindo uma visão mais sistêmica de todos os processos. As ações, inciativas, projetos e posicionamentos da empresa devem fazer sentido para as pessoas para que elas se comprometam cada vez mais.

A informação faz com que o funcionário entenda melhor a importância do seu trabalho para a organização e saiba como as atividades dele se relacionam com a estratégia do negócio do qual faz parte. Os funcionários além de receptores das mensagens são também emissores, ou seja, ele são porta-vozes da instituição em que trabalham. Suas opiniões e comentários sobre a organização valem demais para os públicos externos com os quais eles se relacionam. Basta ver qual é o tamanho de sua indignação quando por ventura ouve alguém falando mal do local em que trabalha.

O funcionário é o melhor propagandista das suas marcas. Por outro lado, funcionários descontentes, desmotivados e mal informados causam grandes prejuízos à imagem e à reputação das organizações porque expressam os valores da cultura organizacional.

Diante de tudo isso, fica fácil calcular os prejuízo de quem não investe na comunicação interna. Aliás, é preciso tomar muito cuidado para não entender os custos com um sistema de comunicação interno como despesas, mas sim como investimento no clima organizacional e em marketing.

Agora que você já reconhece como é importante a comunicação com e para os funcionários, experimente esse e muitos outros serviços que a Sabesim oferece grátis por 30 dias, confira!