Controle de Vales para Funcionários

Para empresas de muitos segmentos da economia, a concessão de adiantamentos de salários e bônus a funcionários – os chamados “vales”, no vocabulário popular – é uma prática até bastante comum. Contudo, esse sistema pode representar um verdadeiro pesadelo contábil e transformar o caixa de uma empresa em uma confusão sem precedentes, caso o controle desses pagamentos não seja feito de maneira eficiente.

Não são raros os casos nos quais os vales acabam sendo emitidos por departamentos, à revelia da direção da empresa e com controles rudimentares e manuais: o famoso “papel de pão”. Proibir a prática, depois de anos concedendo esse tipo de vantagem ao funcionário, não é uma saída inteligente e pode causar problemas com sua equipe. Entretanto, é preciso realizar um controle mais eficiente e que mantenha sua contabilidade sempre em dia, sem erros que aparecem e geram problemas em cascata.

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Acertos e dívidas de funcionários

Em outros casos, funcionários também recebem adiantamentos para a compra de materiais ou mesmo realização de trabalhos ‘in loco’, viagens e gastos de representação. Por mais que se possa instruir, a grande maioria dos colaboradores costuma agir de forma displicente na hora de apresentar notas fiscais ou recibos, e de fazer o acerto de contas. Como resultado,acabam endividados e, muitas vezes, culpam a própria empresa pela falta de organização.

Com um bom controle de vales e também de adiantamentos, é possível sempre acompanhar o saldo de cada funcionário, entre recebimentos e acertos, devoluções e reembolsos, sem perder o controle do seu caixa ou misturar contas de colaboradores diferentes.

O sistema da Sabesim! também oferece a opção de organização de contas individualizadas por funcionário. Desse modo, é possível acompanhar o quanto a empresa deve ou precisa descontar de cada membro da equipe, possibilitando a formação de provisões no dinheiro em caixa e relatórios mais detalhados e específicos para uso contábil.

Com despesas e adiantamentos listados e detalhados, fica mais fácil também cobrar os funcionários a respeito da entrega dos recibos e notas de cada um dos adiantamentos.

Transparência nos vales

O sistema da Sabesim!, ao contrário de muitas outras soluções no mercado, é completamente transparente – não apenas você e seus diretores podem acompanhar os relatórios, como também cada um dos colaboradores pode sempre consultar sua posição como credor ou devedor perante a empresa.

A solução evita não apenas reclamações, mas também permite ao funcionário manter o controle pessoal de suas finanças, para que não se sinta lesado posteriormente, recebendo menos ou tendo de efetuar devoluções ao caixa da empresa.

Fechamento mensal de adiantamentos

Ao final de cada mês ou período, tudo o que você tem que fazer é realizar o fechamento da conta de adiantamentos, créditos, vales e devoluções de cada funcionário, entregando dados precisos e com todo o acompanhamento e evolução para seus contadores ou departamento financeiro, e evitando que acertos de um período venham a contaminar os próximos meses ou períodos futuros.

Essa é a filosofia da Sabesim! – soluções rápidas e simples para problemas do cotidiano empresarial, unificadas em uma plataforma de fácil operação e acesso. Criada para permitir que você, empresário, foque suas atenções naquilo que há de mais importante em seu negócio.