Você sabe a diferença entre internet, intranet e extranet? Essas são algumas das palavras para definir alguns tipos de rede. Neste artigo vamos abordar sobre a definição de cada uma e quais são suas diferenças, para que você possa se familiarizar mais com estes conceitos.

Internet

É o conjunto de redes mundial, seu nome tem origem inglesa, onde inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede mundial de computadores. É um conglomerado de redes de computadores que utilizam um conjunto de protocolos para servir e conectar vários usuários no mundo inteiro. Ela é formada por diversas redes, que consistem em empresas privadas, públicas, acadêmicas e do governo, tornando o seu alcance global e que está ligada a uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.

É o tipo de rede mais conhecido e utilizado, praticamente toda empresa ou residência conta com um computador conectado à internet. A internet surgiu a partir da criação da ARPANET, um sistema criado pelo governo norte-americano durante a guerra fria para que computadores militares pudessem trocar informações entre bases militares.

A internet se tornou um dos principais meios de comunicação criados pelo homem. Com ela é possível transferir arquivos, realizar ligações por voz ou vídeo, trocar e-mails e acessar informações em diversas partes do mundo, diminuindo a distância entre pessoas.

Intranet

A intranet também é uma rede de computadores. Baseia-se nos serviços oferecidos na Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos, ou seja, não é possível acessar ou trocar informações com computadores desta empresa, a não ser que se tenha credenciais de acesso e intranet.

Com a necessidade de centralizar as informações e aperfeiçoar métodos de comunicação para reduzir custos, as empresas entre outras organizações criam suas intranets. Assim o nível de segurança das informações desta empresa também aumenta, pois os usuários da empresa só podem acessar a intranet com nome de usuário e senha devidamente especificados pela empresa.

Aplicabilidade

Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet numa empresa, para que possamos compreender melhor:

  •          Um departamento de tecnologia disponibiliza aos seus colaboradores um sistema de abertura de chamada técnica;
  •          Um departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
  •          Um departamento de pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, vale transporte, etc.;
  •          Um diretor em reunião em outro país, acedendo os dados corporativos da empresa, por meio de uma senha de acesso.

É possível ter um site ou portal dentro de uma Intranet?

Sim. Diversas e grandes empresas utilizam esta abordagem para disponibilizar suas informações, avisos e links de acesso a sistemas internos. Certas informações que não são de interesse público e restritas, podem ser disponibilizadas apenas para colaboradores destas empresas, como por exemplo, o sistema de comunicação interna do Sabesim.

Extranet

Ainda possuímos a Extranet, que é uma espécie de extensão da intranet. Suas funcionalidades são semelhante a da Intranet, porém, seu objetivo é o acesso via Internet, ou seja, de qualquer parte do mundo você pode acessar dados de sua empresa e interagir com demais colaboradores. É uma forma de melhorar a comunicação entre funcionários e parceiros, enriquecendo a base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

A tabela a seguir demonstra um comparativo entre as redes:

intranet extrane internet

Conheça um pouco mais do nosso sistema de Intranet
Saiba Mais

3 comentários em “Internet, Intranet e Extranet, definições e diferenças

Deixe uma resposta