O gerente, por sua vez, precisa ter a habilidade de delegar tarefas aos colaboradores. E para fazer isso, ele deve conhecer um pouco de cada funcionário e das atividades a serem realizadas.
A partir disso, ao delegar tarefas aos funcionários, o gerente deve ficar atento à (ao):
- Planejamento: criar as tarefas e estabelecer metas de curto, médio e longo prazos para a realização delas;
- Responsabilização: dar a conhecer quem irá fazer o quê, isto é, confiar a cada colaborador (conforme sua competência) uma atividade específica;
- Treinamento: aperfeiçoar as habilidades dos funcionários a fim de que cada um deles possa fazer mais, melhor e em menos tempo;
- Priorização: dar preferência à realização das atividades mais importantes para o desenvolvimento da empresa;
- Supervisão: inspecionar se cada tarefa está sendo realizada com qualidade e dentro dos prazos do planejamento;
- Diálogo: obter o feedback dos colaboradores, demonstrar que se preocupa com eles, ouvir sugestões de melhorias, etc.;
- Suporte: verificar se os colaboradores têm todos os recursos que precisam à mão e oferecer ajuda aos que tiverem dificuldades.
Comumente, o planejamento, a responsabilização, o treinamento, a priorização, a supervisão, o diálogo e o suporte são realizados de forma presencial. No entanto, há sistemas online como o Kanban que possibilitam que o gerente faça tudo isso de forma remota.
Isto é, com o sistema Kanban Online da plataforma Sabesim, por exemplo, um gerente localizado na cidade de São Paulo pode delegar tarefas a colaboradores localizados em Nova Iorque, em Genebra, em Manaus, no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar do mundo, e monitorá-las à distância.
E o que é melhor: com o Kanban Online você empreendedor pode fazer as vezes do gerente ao administrar projetos, equipes, colaboradores e delegar tarefas com muito mais agilidade, praticidade, instantaneidade e onipresença.
Enfim, devido a versatilidade e praticidade da ferramenta Kanban Online, um empreendedor pode continuar inovando (criando novos produtos e serviços) e ao mesmo tempo agregar as atribuições de um gerente, o que seria impossível se todas estas atividades fossem realizadas presencialmente.