Intranet
Você já ouviu falar sobre a internet, algo que possibilita a navegação entre sites. Este é um termo menos conhecido, por ser mais voltado para as empresas que precisam estabelecer uma comunicação mais facilitadora entre os funcionários, para que haja aumento de produtividade e um compartilhamento de informações, mas com a garantia que isso seja feito em um ambiente seguro e controlado.

O que significa intranet?

Se você ainda está se perguntando “o que é a intranet” vamos a um conceito básico: trata-se de uma rede de computadores, mas diferentemente da internet – uma rede global, a intranet é restrita ao contexto de uma corporação e/ou instituição. Podemos ressaltar ainda que tanto protocolos, quanto programas são idênticos aos utilizados na internet.

Exemplos de sistema que fazem uso da intranet

Veja alguns casos de sistemas que podem receber o uso da intranet em uma empresa:

  • Sistema de tecnologia, para abrir uma chamada de cliente;
  • Sistema do setor de Recursos Humanos, quando disponibiliza vagas que estão em aberto, internamente;
  • Sistema de pessoal, para cadastro de dados pessoais de membros da equipe;
  • Acesso à rotina da empresa, por meio de um login, independentemente do local onde o administrador estiver.

Quais benefícios uma empresa pode obter através do uso de intranet

Quando há uma intranet instalada em uma empresa, isso significa que existe, de fato, um aumento de segurança que essa rede interna proporciona, uma vez que, ao oferecer um login para cada membro da equipe, eleva a privacidade de informação, a segurança e a confiabilidade de dados.

Aliás, saiba que para criar um VPN, uma rede privada, é preciso criptografá-la para que haja conexão, justamente para aumentar a segurança entre os usuários.

Outro benefício da intranet é que a configuração do firewall e do proxy podem ser transformadas para que não haja nenhuma intervenção ou hackeamento de redes.

Mas não pára por aí: uma empresa pode se beneficiar da intranet, sobretudo, ao otimizar seus processos comunicacionais, com circulação mais intensa e segura de informações dos mais variados níveis de sigilo, protegendo a empresa de um modo geral.

É por isso que as empresas tendem a ter ambas as redes, tanto para o público, ao fornecer wi-fi, por exemplo, quanto para os funcionários e colaboradores. De modo geral, é importante que se tenha mesmo uma intranet, porque ela oferece maior segurança aos dados e informações sigilosas que existem na própria empresa.

Intranet: conheça o software da Sabesim

Se você está pensando em incorporar em sua empresa essa rede compartilhada e privada, saiba que a Sabesim tem o software pronto para lhe ajudar e facilitar o seu dia a dia. O software permite que, além de prever o uso interno, os dados corporativos que estão em computadores localizados numa filial possam ser acessados.

Conhecida como intranet 2.0, ela também oferece um ganho significativo em termos de facilidade de uso e benefícios para que as informações passem a circular de forma rápida, simples e integrada entre os funcionários. O software perfeito para comunicação com funcionários, definição de regras, cobrança de faltas, delegação de tarefas, acompanhamento de resultados e gerenciamento de equipe de forma inovadora!

Teste o software Sabesim gratuitamente por 30 dias agora mesmo!