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Como montar um plano de Comunicação Interna

Como montar um plano de comunicação interna

Há muitos casos de empresas que contam com planos de comunicação interna que são falhos ou pouco eficientes, e que acabam provocando problemas como conflitos entre membros da equipe e até mesmo o total comprometimento do clima organizacional da empresa.

É fundamental ter a consciência de que a comunicação interna precisa ser eficiente, pois ela é indispensável para o sucesso da gestão estratégica empresarial.

Pensando nisso, hoje apresentamos um pequeno passo a passo de plano de comunicação interna, para ajudar você a encontrar o caminho certo para melhorar as estratégias, e por consequência, ter uma gestão interna campeã em seu negócio.

Diagnóstico interno

Antes de comunicar, você precisa ouvir, ou seja, conhecer as expectativas e percepções da equipe e escutá-los. Fazer isso possibilita não somente um diagnóstico completo, como também a valorização dos funcionários, que passam a se sentir parte essencial da equipe e das estratégias empresariais.

Antes de qualquer avanço no plano, conheça profundamente o estado atual da equipe, tais como:

Expectativas dos funcionários em relação ao futuro no trabalho e à própria empresa;
Se a política interna atual é coerente com a cultura e a política global da empresa;
Se existem veículos de informação adequados para a comunicação interna.
Você pode desenvolver o diagnóstico interno através de um questionário neutro, claro, progressivo e lógico, sempre trazendo questões que começam no geral e se direcionam para o particular. É fundamental identificar a cultura da empresa e de que forma ela é percebida pelos colaboradores.

Organização

Depois do diagnóstico interno, você precisa identificar quais são os pontos fracos e fortes da política atual de comunicação, das perspectivas dos funcionários e da cultura da empresa. Feito isso, é a hora de definir os objetivos para a comunicação interna da empresa.

É essencial buscar o público-alvo certo para a ação de comunicação interna, pois como uma empresa é formada por diversos tipos de pessoas e grupos, a mensagem precisa ser definida especialmente para cada um deles.

Na hora de definir os objetivos, lembre-se de que a nova política adotada precisa ser simples, realista e transparente.

Ferramentas para que a comunicação seja eficiente

Depois de definir os objetivos, o responsável pela gestão do plano precisa identificar quais serão as ferramentas mais eficientes para que a comunicação interna consiga os objetivos esperados.

A escolha do meio dependerá do tamanho da empresa e também do orçamento destinado ao plano, e alguns exemplos são:

Reuniões e palestras
Vantagens: imediatismo, informação de referência transmitida de forma clara, ideal para pequenas e médias empresas.
Desvantagens: excesso pode causar certo desinteresse.

Folhetos
Vantagens: chega para toda equipe e leva as novidades da empresa.
Desvantagens: pode custar caro.

Caixa de sugestões
Vantagens: motiva criatividade, iniciativa e participação entre todos os colaboradores.
Desvantagens: necessidade de fazer consultas regulares.

Jornal da empresa
Vantagens: pode ser distribuído na própria empresa ou na residência dos colaboradores; referência em comunicação interna.
Desvantagens: pode custar caro e depender de equipe especializada (assessor de impressa ou jornalista).

Intranet
Vantagens: circulação rápida e eficiente de informação.
Desvantagens: necessidade de atualização frequente.

E-mail
Vantagens: rápido, barato e permite o envio de newsletter, por exemplo.
Desvantagens: necessidade de programa para que toda a empresa tenha acesso.

10 dicas para que o plano de comunicação interna seja campeão!

1 = Tenha uma política de portas abertas;
2 = Adote uma prática de feedback sempre presente;
3 = Use os canais de comunicação escolhidos com frequência;
4 = Trabalhe com uma linguagem adequada ao público-alvo;
5 = Faça com que diferentes níveis hierárquicos possam se comunicar na mesma linguagem;
6 = Dê espaço para dúvidas e sugestões;
7 = Valorize as relações interpessoais;
8 = Em momentos de conflitos, não os resolva de “cabeça quente”, seja sempre coerente e neutro;
9 = Ouça sempre;
10 = Olhe nos olhos e demonstre credibilidade ao falar.

Que tal descobrir como nosso sistema pode facilitar a comunicação interna da sua empresa?

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