Tipos de empresas que podem usar a Intranet
Um dos maiores problemas das empresas na gestão de informações internas é a variedade de plataformas e sistemas de informação presentes numa organização, e como compartilhar informações entre eles.

Uma das grandes vantagens da Internet, e que explica seu sucesso, é que ela acomoda todos os tipos de equipamentos (Mac, PC, UNIX, VAX,), fabricantes, redes, tecnologias e meios de transmissão física. A utilização de tecnologias de Internet dentro de uma organização é denominada intranet. A Intranet para empresas é baseada em tirar proveito das ferramentas da Internet para uso interno dentro de redes corporativas de empresas.

Em que tipos de empresa a Intranet pode ser usada?

Escritório de Contabilidade

A intranet permite a integração de bancos de dados internos da organização. Mediante a Intranet um escritório de contabilidade pode melhorar a sua gestão administrativa e contábil, através do compartilhamento de programas de contabilidade e informações dos clientes. É possível disponibilizar informações para todos os usuários internos e tramitar resumos dos processos e contas de clientes.

A ferramenta permite rever os relatórios dos anos anteriores, desenvolver um roteiro do orçamento atual, verificar listas de decisões pendentes e o calendário de reuniões.

Intranet para condomínios

A intranet centraliza o acesso a informações atualizadas sobre a organização, ao mesmo tempo, pode servir para organizar e acessar informações fornecidas por todos os condôminos, pagamentos, pendências e reclamações.

Do ponto de vista da gestão empresarial envolve a integração de moradores e administradores, o que implica uma maior troca de informações.

Rede de supermercados

intranet para supermercados permite manter o controle de estoque atualizado e manter o departamento de vendas atualizado. Permite ainda, compartilhar informações sobre produtos, preços, promoções, disponibilidade dos produtos, e prazos para entrega. É possível disponibilizar o acesso a relatórios econômicos, listas de preços, publicações e manuais de produtos.

Recursos humanos

intranet para RH é uma tecnologia muito interessante para o departamento, como uma maneira de trocar informações É um jeito muito eficiente e econômico para distribuir informações internas, substituindo outras ferramentas como e-mail ou impressos. Também permite divulgar fóruns, eventos, e permite a solicitação de documentos dos funcionários e marcação de férias.

A intranet fornece acesso a diretórios internos: busca de números de telefone, endereços, calendários, horários e documentos internos.

Vantagens da intranet

Os fatores que influenciam fortemente a criação de uma intranet podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Custo acessível tanto na sua aplicação como na sua utilização,
  • Fácil configuração da infraestrutura tecnológica da organização e gestão,
  • Disponível em todas as plataformas de informática,
  • Fácil acesso a informações.
  • Permite a criação de aplicativos simples para o trabalho em equipe.

Portanto, uma intranet é um eficiente canal de comunicação interna. É um espaço em que a empresa relata sua visão de negócios e onde os trabalhadores podem obter dados relevantes para o desempenho das suas funções.

A relação entre a empresa e os empregados é fortalecida através do desenvolvimento de procedimentos para a resolução das operações diárias e onde o trabalhador tem um meio para expressar suas experiências profissionais e de negócios.

A sua empresa usa intranet? Não deixe de conhecer as soluções oferecidas pelo Sabesim

Deixe uma resposta