Seus funcionários são eficientes Conheça 5 formas simples de avaliação

Saber se seus funcionários são eficientes é uma informação que pode e deve ser atestada por seu líder, independente do segmento ao qual ela esteja ligada. A avaliação deve ser uma prática de rotina, para que o nível de excelência seja mantido.

Muitos funcionários são influenciados no desempenho de suas funções por essa avaliação que é realizada pelo gestor do grupo. O fato de saber que serão avaliados ou que estarão sujeitos a uma prestação de contas que poderá evidenciar os seus pontos fortes e as suas debilidades, faz com que busquem acertar todas as suas ações.

A proposta desse artigo é dar dicas de como avaliar a eficiência de seus funcionários, para que seu trabalho alcance cada vez mais a perfeição, em todos os processos que envolvem sua atividade.

1 – Verifique os resultados apresentados pela equipe

O desempenho de uma equipe é evidenciado pelos resultados que são obtidos por ela. Se os resultados apresentados forem satisfatórios, é um bom sinal de que a equipe tem sido eficiente em suas tarefas. Para que essa avaliação demonstre realmente o nível de eficiência, é necessário que ela esteja pautada em critérios estabelecidos pela direção, que sirvam como parâmetro de comparação. A organização deve estabelecer metas, para que a equipe trabalhe com o objetivo de alcança-las.

2 – Pesquise a satisfação dos clientes

Outro elemento importante para se conhecer a eficiência de sua equipe é verificar junto aos clientes o grau de satisfação em relação aos produtos ou serviços executados pela equipe avaliada. Num primeiro momento, uma equipe poderá parecer muito eficiente devido a sua motivação e pela sua produtividade, porém, ao aproximar-se do cliente e colher suas opiniões é que saberemos realmente o quanto nossos colaboradores têm sido eficientes em suas funções.

3 – Observe o nível de motivação e envolvimento com as metas

Um fator extremamente importante e que determina a eficiência de uma equipe é a sua motivação e a maneira como seus integrantes se desdobram para que as metas sejam cumpridas. É fácil observar esse critério quando o líder delega uma nova tarefa para a equipe, ou para um de seus membros. A reação demonstrada por eles denota sua vontade em realizar a tarefa, e consequentemente a eficiência estará aliada a essa motivação. Equipes motivadas geralmente também são eficientes, e fazem de tudo para cumprir seus objetivos.

4 – Faça uma avaliação individual

Uma avaliação individual é importante para perceber o quanto a eficiência está ligada ao desempenho da equipe ou de apenas algumas pessoas. É comum que alguns funcionários “carreguem” a equipe nas costas, e todo o grupo seja beneficiado. A avaliação individual fará com que sejam identificadas as qualidades e deficiências de cada colaborador, a fim de serem tomadas providências no sentido de aprimorar as habilidades e desenvolver os pontos que sejam considerados abaixo do esperado.

5 – Faça uso do feedback

Tanto a eficiência quanto a falta dela deve ser informada aos colaboradores. O feedback é muito importante, porque servirá como instrumento de motivação para o grupo. Esse retorno permite que os colaboradores que estejam abaixo da média sejam auxiliados e procurem melhorar seu desempenho, o que refletirá como benefício para todo o grupo. Uma avaliação sem feedback não tem sentido, pois o funcionário precisa ser orientado quanto a sua performance, e ninguém melhor do que o gerente ou o líder para isso.

O Sabe Sim é uma excelente ferramenta para gestão de sua equipe. Trata-se de uma plataforma que permite uma comunicação dinâmica com seus colaboradores e facilita ações como a definição de regras, verificação e solução de procedimentos incorretos, delegação de tarefas, acompanhamento de resultados de forma quantitativa e qualitativa, e muitas outras opções para que você possa gerenciar sua equipe de forma eficaz e inovadora.

E você? Como você acha que a eficiência de uma equipe pode ser verificada? Deixe aqui seu comentário.

Deixe uma resposta