Gestão de tarefasEsse artigo começa com algumas reflexões e busca incentivar uma autocrítica do processo de avaliação dos funcionários de sua empresa, por isso tente responder às seguintes perguntas:

  1. Existe algum processo formal de avaliação dos colaboradores que seja utilizado para promoções e possíveis aumentos?
  2. Você tem condição de fazer uma lista de bons funcionários e instituir o funcionário do mês?
  3. Em caso de empate para uma promoção, qual será o critério utilizado para realizar o desempate?
  4. E a pergunta final: em caso de demissão, você tem realmente os motivos necessários para fazê-lo ou foi uma decisão pessoal?

É cada vez mais importante nos dias atuais os gestores terem informações detalhadas dos funcionários e saberem exatamente como foi o comportamento profissional dos colaboradores da empresa durante seu tempo de atuação. Nesse sentido, um sistema de registro de ocorrência de funcionários torna-se uma ferramenta poderosa para as organizações.

Um sistema como este permite a formação de um histórico detalhado de cada colaborador, responde as perguntas como as que foram feitas acima e ainda abre possibilidade para outras iniciativas.

Jogo aberto entre a empresa e os colaboradores

A oportunidade de ter documentados os principais eventos de um colaborador permite que ocorra uma comunicação transparente entre a empresa e os funcionários, uma vez que as informações registradas no histórico possam ser compartilhadas com todos os interessados.

O colaborador passa a ter o conhecimento quando for reconhecido por boas atitudes e condutas e ainda tem o pleno direito de defesa quando algo for feito fora das políticas estabelecidas pela empresa. Dessa forma, o sistema de registro de ocorrência de funcionários torna-se um excelente instrumento de transparência a ser adotado na gestão das organizações.

Em iniciativas de feedback a ser dado aos funcionários, o histórico se torna uma poderosa ferramenta para apresentar pontos positivos e os que necessitam de aperfeiçoamento, permitindo um processo contínuo de melhoria.

Sabe aquela pergunta tão famosa feita a gerentes e diretores: “porque fulano foi promovido ou teve um aumento e eu não? ” Com os dados de desempenho em mãos é possível mostrar que não ocorrem favorecimentos ou decisões pessoais durante a aplicação de políticas salariais ou no plano de cargos e carreiras.

Com isso, dúvidas ou questionamentos são esclarecidos facilmente, com base em informações coletadas durante todo o período de avaliação do funcionário.

Utilize uma ferramenta confiável para ter sucesso nas políticas da empresa

É importante destacar que para o sucesso da implantação de um histórico de registro de ocorrência de funcionários e de políticas destinadas às avaliações de desempenho, o uso de instrumentos de gestão associados a processos bem definidos é essencial.

Para isso, a ferramenta de gestão de pessoas deve permitir customizações, auxiliando na inclusão de novos dados dos colaboradores, emissão de relatórios de performance, e ainda a possibilidade de realização de auditorias internas que reforcem a transparência adotada pela organização, característica tão necessária na relação entre empresas e colaboradores.

Defina as políticas, atualize sua ferramenta de gestão, faça a divulgação de todo o processo. Todos têm a ganhar, sendo ponto positivo para as empresas e para todos que fazem parte dela.

Como anda a política de avaliação de desempenho de sua empresa? Tem sido positiva na perspectiva dos funcionários e gestores? Pense nisso, compartilhe essa dica, e continue a nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Caso precise de ajuda estamos à disposição para implantar iniciativas tão importantes com essa.

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