Gestão do tempo
Saber administrar bem o tempo no dia a dia de trabalho é uma característica que traz uma série de benefícios para o colaborador e para a organização. Nem sempre esta é uma tarefa fácil, mas existem ferramentas que ajudam a simplificá-la. O bom aproveitamento do tempo depende de elementos como a boa divisão das atividades, o controle dos trabalhos finalizados e das metas cumpridas. Para isso, o software desenvolvido pela Sabesim conta com um sistema de Kanban on-line, ideal para gerenciar e aumentar a produtividade da equipe. Saiba mais:

Benefícios trazidos pela boa gestão do tempo

Quanto maior é o controle do tempo na empresa, maior é a produtividade dos colaboradores. Os resultados são projetos que terminam no prazo, serviços de qualidade e clientes mais satisfeitos com a organização. A boa gestão do tempo também reflete na qualidade de vida dos funcionários. Vale lembrar que funcionários felizes trabalham mais, melhor e são mais engajados com a empresa. Veja três dos principais benefícios que podem ser aproveitados pela organização quando há uma boa administração do tempo:

Aumento da produtividade

Administrar bem o tempo resulta em horas mais produtivas. Isso acontece porque os colaboradores sabem exatamente quais são as tarefas em aberto e qual é o prazo para entregá-las. Sendo assim, podem organizar melhor a sua rotina de trabalho e fazer uma melhor administração individual do próprio tempo. Isso também resulta em menos tempo ocioso.

Menos trabalho sob pressão

Quando as horas semanais dos colaboradores são divididas de maneira que todas as tarefas planejadas possam ser terminadas no prazo e a equipe é produtiva, o projeto segue de acordo com o cronograma. Sendo assim, é menos provável que haja correria para entrega das atividades.

Diminuição do retrabalho

A gestão do tempo da equipe ajuda a garantir o máximo de aproveitamento das horas dos colaboradores. Isso significa produzir mais e com mais qualidade. Muitos erros, por exemplo, são consequência de trabalhos feitos às pressas. Ou seja, são resultado de uma má administração das horas. Se a gestão do tempo melhora, a qualidade das atividades aumenta, diminuindo a necessidade de retrabalho.

Ferramentas disponibilizadas pelo software da Sabesim ajudam a melhorar o aproveitamento do tempo

Uma das estratégias mais eficientes para garantir uma melhor administração do tempo é delegar tarefas. Ou seja, dividir as atividades entre os membros da equipe, de maneira que cada colaborador fique responsável por aquilo que faz de melhor. O Kanban é um sistema criado por japoneses que ajuda a gerenciar estas tarefas.

O software da Sabesim disponibiliza um sistema Kanban online, que ajuda a melhorar a gestão do tempo da equipe e das etapas previstas no projeto. O gestor descreve as etapas do projeto e determina responsáveis por elas. Sempre que uma tarefa muda de status (de “em andamento” para “concluído”, por exemplo) o sistema registra o tempo gasto.

O software Sabesim também mostra estes registros em gráficos, que facilitam a visualização do gasto na execução de cada atividade envolvida no projeto. Se um prazo atrasa, por exemplo, o gestor consegue visualizar quais são as etapas que tiveram maior gasto de tempo e, então, encontrar soluções para que não aconteçam mais imprevistos no cronograma.

Aumente a produtividade da sua equipe! Conheça os recursos para gestão do tempo disponibilizados pela Sabesim e experimente grátis por 30 dias!