Recursos Humanos e Departamento Pessoal
Quando se fala em gestão de pessoas, há quem costume fazer confusão entre o que faz o Departamento Pessoal e o de Recursos Humanos. Muitos acham que são sinônimos para o mesmo setor da empresa, que realiza toda a burocracia e lida com os funcionários da organização. Mas saiba que isso não está correto, pois cada um tem funções práticas bem distintas.

A seguir, tire suas dúvidas sobre as atribuições e responsabilidades de cada uma dessas áreas, confira!

O que faz o Departamento Pessoal

Quando você entra em uma empresa, é comum ouvir algo como “passa no Departamento Pessoal para efetivar sua contratação e assinar a papelada”.

É exatamente lá, nesse Departamento Pessoal, que são assinados os papéis que vão dar andamento na sua contratação de fato. Também é lá que você vai receber seus contracheques, receber seus vale-transportes, além de assinar suas férias e dar encaminhamento a todos os procedimentos que envolvam contratos, assinaturas e números.

Em empresas de maior porte, dentro do Departamento Pessoal, pode haver diferentes funções para cada funcionário. Um pode cuidar de admissões e demissões, outro talvez trate da folha de pagamento, e assim por diante. Em empresas pequenas, talvez nem exista o setor, e tudo seja feito diretamente com um contador ou uma empresa terceirizada.

O Departamento Pessoal possui três divisões básicas:

1. Admissão

Todo o processo que integra o funcionário selecionado em termos jurídicos e administrativos é realizado pelo Departamento Pessoal.

2. Controle

A frequência, o pagamento do salário, os benefícios, a cobrança de taxas e impostos e todo o controle de fluxos gerados pelo funcionário dentro da empresa também são tarefas do Departamento Pessoal.

3. Desligamento

Essa é a parte menos agradável, mas também faz parte da rotina do Departamento Pessoal: quitar contrato de trabalho, entrar em contato com sindicatos e realizar as rotinas de pagamentos. É o processo que inicia a partir da comunicação do desligamento e tem fim depois de quitadas todas as obrigações do empregado com a empresa e vice-versa.

Recursos Humanos: o setor da gestão de pessoas

O setor de Recursos Humanos é o responsável por selecionar os funcionários que serão contratados, avaliar seus desempenhos, realizar treinamentos internos, criar ações para melhoria do clima organizacional e administrar seus comportamentos dentro da empresa. Ele é o setor conhecido por RH, responsável pelo alinhamento das expectativas da empresa com seus colaboradores e vice-versa.

O recrutamento de novos colaboradores deve passar pelo Recursos Humanos, que fará entrevistas e dinâmicas de grupo para avaliar suas habilidades e compatibilidades com as políticas e os valores da empresa.

Depois de contratado, o colaborador vai passar por uma integração organizacional, treinamentos internos e períodos de experiência, em que ele será acompanhado pelo RH, que deverá promover sessões de feedback com esse colaborador.

Empresas modernas sabem que o investimento em seus funcionários, além de satisfazê-los pessoal e profissionalmente, aumentando sua produtividade, faz a empresa crescer qualitativamente, já que o diferencial competitivo das organizações está, cada vez mais, nas pessoas. E isso tudo faz parte do dia a dia do setor de Recursos Humanos.

Fazer diagnósticos, implantar inovações e melhorias, além de realizar avaliação dessas melhorias, também é uma das tarefas do setor de Recursos Humanos, que prioriza o bem-estar das pessoas dentro da empresa e concede a essa organização um status de excelente local para se trabalhar.

Departamento Pessoal e Recursos Humanos: suas diferenças

Uma forma bem simples de diferenciar um setor do outro é dizer que o Departamento Pessoal realiza tarefas de forma mais quantitativa, envolvendo números e tabelas. Enquanto isso, o Recursos Humanos trabalha de forma mais qualitativa, lidando com comportamento de colaboradores, planejamento e implantação de estratégias dentro da empresa.

Com isso, fica bem claro que cada setor contribui para o andamento e o crescimento de uma empresa e a sua relação com os funcionários, mas de forma distinta.

Tiramos sua dúvida sobre a diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Há essa distinção em sua empresa? Compartilhe sua mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta