imgImpressora RepRap
No inicio deste ano o famoso site “The Pirate Bay” adicionou uma nova categoria de downloads chamada “Physibles”, em que você poderá baixar modelos no formato CAD em 3D, para então posteriormente produzi-los em uma máquina apropriada, neste caso especifico uma impressora 3D.
As impressoras em 3D, são impressoras sem qualquer ligação com as conhecidas impressoras a laser, jato de tinta ou o que quer que seja. Elas não servem para imprimir figuras em um papel, mas sim para fabricar praticamente qualquer tipo de objeto físico a partir de materiais como plástico, aço, alumínio e outros. Imagine que você, por exemplo, precise de um prego para prender aquele quadro que ganhou de presente. Ao invés de ir até a loja mais próxima, você simplesmente faria o download do desenho em 3D e faria a “impressão” de forma rápida e fácil.
Você deve estar achando este papo um tanto exagerado, ou até mesmo delirante para os dias de hoje, mas ai vai algo mais impressionante ainda. Já existe uma impressora chamada RepRap que imprime materiais plásticos, e que em breve poderá imprimir placas de circuitos, e materiais em metal. O Preço atual deste equipamento é de US$ 537,00 e suas variações mais avançadas custam no máximo US$ 1’800,00. Se você der uma pesquisada no Google em inglês por “3D printer” vai encontrar dezenas de empresas que já vendem esta maravilha tecnológica.

Este novo modelo de produção de objetos trará uma mudança em nossa sociedade tão profunda quanto à própria revolução industrial, pois em tese uma impressora deste gênero poderá ser usada para produzir praticamente qualquer tipo de objeto, incluindo uma nova impressora 3D, peças para carro, ou uma arma de fogo como um Fuzil AR-15, tudo isso sem precisar sair do conforto do seu quarto.

As primeiras impressoras 3D surgiram em 2003, e de lá para cá estas se tornaram cada vez mais versáteis, poderosas e baratas. Futurólogos dizem que entre 10 e 20 anos poderemos produzir em casa a maioria das peças que precisam ser trocadas em nosso carro.

Tal facilidade trará imensos novos desafios, em vários aspectos de nossa sociedade, pois a grande maioria das indústrias poderá simplesmente desaparecer da face da terra por não serem mais necessárias. E como dito anteriormente, a facilidade para produzir coisas para o bem, também poderá facilitar o uso para o mal, pois se hoje bandidos já fabricam armas de fogo artesanais, que dirá quando esta tecnologia estiver acessível a todos.

Deixe uma resposta