problemas comunicacao interna

A comunicação é um processo que faz parte da vida de qualquer ser humano. Se não pudermos nos comunicar, não conseguimos repassar nossa mensagem, nem nos relacionar com outras pessoas. No ambiente empresarial, a boa comunicação também desempenha um importante papel, pois é através dela que os gestores conseguem manter seus colaboradores em sintonia e sempre focados nos mesmos objetivos.

Mas quando a comunicação é feita de forma ineficiente, ou nem mesmo existe, a empresa acaba sendo impactada de várias formas. O primeiro problema diz respeito aos desentendimentos, que geram atrasos e retrabalhos. E com o tempo, a saúde financeira e a reputação do negócio começam a dar sinais de estagnação. A seguir, mostraremos outros 7 problemas que a comunicação interna ineficiente é capaz de gerar. Confira:

1. Redução do índice de produtividade

Discordâncias, equívocos e mal-entendidos ocorrem com muita frequência em ambientes corporativos onde a comunicação apresenta falhas. Isso porque os gestores e colaboradores não se comunicam de forma eficiente, o que acaba levando eles a cometerem erros graves e atrasarem a realização das tarefas.

2. Perda do controle das atividades e processos

Por não se comunicarem adequadamente com os colaboradores, os gestores acabam ficando desatualizados acerca do que está acontecendo na empresa e perdendo o controle das atividades e processos. E sem esse controle, eles não podem monitorar pendências, delegar tarefas e contornar problemas que possam afetar os prazos de entrega.

3. Dificuldade para disseminar informações importantes

Falhas na comunicação interna também impedem o compartilhamento de informações sobre a situação da empresa. A não comunicação de fatos importantes, como as novas oportunidades de mercado, os produtos ou serviços que serão lançados e os desafios a serem superados, impede que os colaboradores fiquem atualizados.

4. Tomadas de decisão tornam-se mais complexas

Quando os diversos setores da empresa (marketing, planejamento, vendas, etc) não estão integrados, nem falando a mesma língua, os responsáveis acabam tendo dificuldades para coletar informações importantes. Como resultado, as tomadas de decisão ficam mais complexas e demoradas, o que impacta o andamento dos negócios.

5. Não compreensão dos objetivos empresariais por parte da equipe

Sem um fluxo de informação eficaz, a empresa não consegue comunicar com clareza a sua estratégia e seus planos para os membros do time. Isto dificulta a compreensão das metas por parte dos recursos humanos e os leva a caminharem em direções completamente oposta aos objetivos da organização.

6. Diminuição da motivação e do comprometimento

Uma cultura corporativa sem foco na colaboração, resultada de falhas na comunicação interna, torna os profissionais muito menos engajados com os trabalhos. E isto acaba abalando o comprometimento pessoal e coletivo, obrigando a empresa a fazer demissões e aumentando a taxa de rotatividade de funcionários.

7. Aumento dos custos e perda de posições no mercado

Quando os colaboradores erram, e os responsáveis não têm conhecimento disso devido à comunicação ineficiente, os prazos de entrega acabam sendo estendidos. E quando isso acontece, os custos das tarefas são drasticamente aumentados, fazendo com que a organização perca importantes vantagens competitivas no mercado.

Todos esses problemas, resultados da falta de uma comunicação interna eficiente, impedem que as empresas atinjam os objetivos tão almejados. É por isso que os gestores precisam garantir que a comunicação interna flua sem obstáculos e atinja todos da sua equipe. Para isso, é importante que eles contem com uma ferramenta tecnológica que simplifique a troca de mensagens, estimule a colaboração e facilite a disseminação das informações.

E sua empresa, está enfrentando algum desses problemas? Aproveite para saber como o software de comunicação interna do SabeSim pode ajudá-lo a contorná-los! E se quiser nos contar suas experiências, aproveite o campo de comentários abaixo!

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