Principais indicadores de desempenho para sua equipe

Toda organização que visa aprimorar seus processos, precisa desenvolver indicadores para monitorar o cumprimento de metas propostas a seus funcionários. É preciso estar atento ao desenvolvimento das atividades para verificar se elas estão sendo cumpridas a contento. E conseguir mensurar tais ações permitirá aos gestores realizar mudanças estratégicas para que os resultados sejam alcançados com mais facilidade.

E sobre isso, indagamos: você já tem indicadores para um bom desempenho da sua equipe? Ainda não? Pois então leia nosso post e fique atento ao que separamos para ajudá-lo nesta importante missão. Confira!

Indicadores de desempenho & Motivação

Perceber que a sua equipe de trabalho sente-se motivada a realizar as atividades diárias, significa que os processos estão adequados e que a produtividade está “nas alturas”! A motivação é um indicador de desempenho significativo, que mostra que os colaboradores estão satisfeitos com as condições de trabalho e que eles estão dando tudo de si para conquistar os objetivos organizacionais.

Harmonia e integração

Sua equipe de trabalho atua de maneira harmoniosa e integrada? Se sim, este é um ótimo sinal, pois denota que todos os profissionais têm entre si uma ótima comunicação, senso de trabalho em conjunto e disponibilidade para ajudar-se mutuamente. Esteja atento a este indicador de desempenho e perceba se ele é constante ou se flutua.

Entendimento sobre as responsabilidades individuais

Quando um profissional consegue entender qual o seu papel no desempenho das atividades destinadas à equipe, ele com certeza se dedicará mais afim de contribuir para a construção do todo. Ter ciência sobre as suas responsabilidades e a dos demais colegas de trabalho, é um indicador de que cada um entende seu papel e sabe a importância dele para o bom desempenho da equipe.

Agilidade de resposta

Quando há alguma eventualidade nos processos organizacionais, o tempo de resposta entre a detecção do problema e à sua resolução, também é um indicador de desempenho. Quanto melhor ele for, maior será a eficiente de sua equipe profissional.

Alcance de metas

Um dos mais significativos indicadores de desempenho é o relativo ao alcance das metas. Sejam elas de faturar mais, aumentar as vendas de um produto específico, diminuir a inadimplência, captar novos clientes, etc., toda vez que uma equipe profissional conquista um número proposto, é sinal de um bom desempenho.

Automatização dos processos

Existem no mercado ótimos softwares de gestão para controle da produtividade de equipes de trabalho. Eles são essenciais para que você delegue funções, controle a execução das atividades, comunique-se com seu colaborador, cobre conclusões, etc. Mas o mais interesse é que é possível analisar de forma gráfica o desempenho de cada um de seus colaboradores e de toda a sua equipe profissional. Portanto, automatize os processos em sua organização e tenha sempre “às mãos” os indicadores dos profissionais que trabalham com você!

Deixe uma resposta