Pequenas ações que melhoram muito a comunicação entre filiais

Nem sempre a administração de uma filial é algo simples de se fazer, apenas utilizando ferramentas de gestão e recursos da matriz. Cada empreendimento que depende da sede pode apresentar peculiaridades no dia a dia que precisam de atendimento personalizado e no contexto de cada situação apresentada. É preciso que a gestão entre filiais conte com uma comunicação eficiente e rápida, capaz de sincronizar cada informação de forma clara e completa para quem recebe. Felizmente isso já é possível. Confira!

Geralmente quando se pensa em controle de informações lembra-se das planilhas de Excel, que são boas, mas que não oferecem a amplitude necessária para boa comunicação. É preciso contar com plataformas mais intuitivas e que apontem caminhos, mostrando de forma ampla os passos a serem seguidos após um diagnóstico desfavorável ou a busca por melhoria de processos.

Uma empresa que não consegue gerir seu pessoal, com dados detalhados sobre salários, cargos, desempenho, por exemplo, está fadada a erros gigantescos na área financeira e na estratégia de selecionar e manter os melhores colaboradores. Como consequência, além de não extrair o melhor de sua equipe, pode perder cabeças importantes, atraídas por melhores oportunidades.

Também nos projetos e nas tarefas, é preciso clareza de objetivos e uma visão orgânica de como todos os departamentos precisam assumir seus papéis na exata hora necessária; não se pode correr em círculos ou mesmo repetir erros cometidos por outras gestões, pelo simples fato de não se ter um histórico objetivo de insucessos de outras filiais.

O ideal é que cada departamento e cada funcionário tenha informação suficiente para que se torne auto gerenciável em sua função, mas que não se sinta isolado, passando a agir conforme queira, ou mesmo seja empurrado para uma autonomia suicida por não possuir referencial. É preciso que cada indivíduo sinta-se parte de um organismo afinado no discurso e com a possibilidade de interagir, não só com o setor do qual faz parte, mas também ter acesso aos demais setores interdependentes, com panorama acessível para consulta quando precisar.

O papel do SabeSim é ser essa plataforma de comunicação entre os setores e indivíduos de uma empresa, colocando à disposição uma tecnologia facilitadora, capaz de gerenciar as diversas estruturas dentro de uma corporação. Esse software colaborativo permite, por exemplo, que um gestor envie mensagens para todos os membros de equipes diversas em qualquer unidade da empresa, com larga possibilidade de receber feedbacks imediatos e poder assim ampliar o leque de ações de melhoria. Também é possível manter históricos de protocolos e ações tomadas, bem como desempenhos individuais, garantindo assim uma melhor rastreabilidade de falhas e melhoria de processos.

É preciso entender, portanto, que a unificação da comunicação entre filiais é muito mais do que padronizar visões de uma corporação meramente por vaidade filosófica; é uma maneira de salvar as filiais de adquirir vícios que poderiam ser sanados ao primeiro sinal documentado, ou aproveitar oportunidades ao se descobrir por meio de ocorrências registradas por funcionários melhores maneiras de executar ações.

A comunicação eficaz é imprescindível para qualquer empresa que queira sobreviver, e a SabeSim apresenta meios fantásticos para tornar isso possível.

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