Quadro Kanban
As tecnologias avançam em todas as direções contribuindo para a mudança e o surgimento de novas formas de se fazer as coisas. Um exemplo disso são os softwares de gerenciamento estratégico que permitem a automatização da maioria das tarefas, otimizando os resultados para a empresa.

Dessa forma, as metodologias de trabalho são cada vez mais aperfeiçoadas. Pensando nisso, você já conhece o método Kanban? Veja como ele pode ajudar a otimizar os processos do seu negócio!

Conceito de Kanban

A melhor definição de Kanban diz que ele representa um método eficiente para garantir maior controle sobre os processos de uma empresa. É uma forma de organizar o fluxo de produção tornando a equipe de trabalho mais focada nos objetivos prioritários. Uma maneira de descobrir problemas nos processos ou fluxo de produção para que os gestores possam resolvê-los a fim de entregar resultados mais rápidos e melhorados para os seus clientes.

Um significado de Kanban mais simples e resumido diz que ele é um método utilizado para a produção “enxuta” e é amplamente adotado pelas empresas ao redor do mundo. Muita gente confunde o Kanban como um sistema de agendamento, mas, ao utilizá-lo, verão que ele é muito mais do que isso. Conheça agora os principais benefícios do Kanban:

Benefícios do Kanban

1. Reduz custos e despesas com estoque

Um fluxo de trabalho bem organizado através do Kanban proporcionará maior controle de produção para a empresa e, isso, implicará também em uma necessidade de recursos mais controlada. Com maior controle, os gestores saberão exatamente o que será necessário e em que período, eliminando a necessidade de compras excessivas e a manutenção de um grande estoque parado.

Em outras palavras, com o Kanban, produtos são fabricados apenas quando eles são necessários. Isso elimina a superprodução e as matérias-primas não são entregues até que elas sejam necessárias, reduzindo os custos de armazenamento.

2. Reduz o desperdício de recursos

Com um processo mais controlado a empresa pode reduzir o consumo de recursos como tempo, mão de obra, materiais e equipamentos para produzir a mesma quantidade de produtos e serviços, ou até mais. Desperdícios serão identificados com maior facilidade e cortados.

3. Mantém a produção flexível

Se houver uma queda súbita na demanda por um produto ou serviço, o Kanban garante que a empresa não fique com estoques excessivos parados, dando-lhe a flexibilidade necessária para responder rapidamente as mudanças no fluxo de produção.

4. Melhora a produção

Um fluxo de trabalho organizado pelo Kanban pode parar se houver algum problema na produção. Isso faz com que falhas no processo sejam facilmente identificadas e corrigidas o mais rápido possível. O Kanban ajuda a reduzir o tempo de produção mantendo um fluxo de trabalho constante, aumentando a produção e utilizando os mesmos recursos.

Sistema Kanban Online

Se você gostou do método Kanban e está pensando em adotá-lo na sua empresa, ficará ainda mais surpreso ao descobrir que existe um software de Kanban Online, onde você pode centralizar a produção e manter os processos com alto nível de organização e comunicação entre os colaboradores. Ainda não conhece? Clique aqui e surpreenda-se!

E você, já possui um sistema Kanban Online na sua empresa? Conte para a gente através dos comentários!

Deixe uma resposta