Kanban Board
Já apresentamos aqui em nosso site os conceitos e objetivos do Kanban, os benefícios e como você pode aplicar nos processos de sua empresa. Mas será que o Kanban board pode ser aplicado em qualquer empresa? É possível se beneficiar com o uso da metodologia Kanban em qualquer segmento do mercado?
A melhor maneira de mostrar isso será através de exemplos e mostrando-o em diferentes aplicações. Você verá como o Kanban é adaptável facilmente a variadas áreas.

O primeiro caso de sucesso – e não foi a Toyota

Poderíamos começar a mostrar os exemplos de uso do Kanban board com a Toyota, na área da indústria, afinal foi com a fábrica de automóveis que essa metodologia ficou famosa, apresentou resultados surpreendentes e se tornou referência no mundo.
Mas vamos voltar um pouco na história, e se você não conhece o surgimento do Kanban board, saiba que ele era usado em supermercados e foi de lá que a Toyota se inspirou para aperfeiçoar o modelo e colocá-lo em prática nas suas fábricas. Portanto, o Kanban teve sua aplicação na área de supermercados, mais especificamente com controle de estoques.

Kanban board e a tecnologia da informação

Em tecnologia da informação o Kanban board teve uma excelente adaptação, associado à metodologia Scrum, que foi criada a partir do Kanban. Ela veio para substituir famosas metodologias para desenvolvimento de software, como o RUP (Rational Unified Process), da IBM, e o CMM (Capability Maturity Model), do Software Engineering Institute, ligado à Carnegie Mellon University.
O uso do Kanban aplicado aos projetos de desenvolvimento de software trouxe agilidade aos processos e ganhos em relação à entrega dos produtos de software para os clientes e o mercado.
A experiência do Kanban board em tecnologia da informação foi tão grande que as áreas de infraestrutura de TI e suporte ao usuário também passaram a adotar as metodologias aplicadas no desenvolvimento de software.

O uso do Kanban em marketing e vendas

Os setores de marketing e vendas estão passando nesses últimos anos por uma verdadeira transformação com a chamada economia digital, o Inbound Marketing e o marketing digital. Essas áreas estão se reinventando e o uso do Kanban board se aplica totalmente a essas mudanças.
Os projetos relacionados ao uso do novo marketing demandam atualmente um grande número de tarefas, como publicação de blogs e ebooks, criação de vídeos para o YouTube, interação nas redes sociais e a prospecção de clientes a serem direcionados ao departamento de vendas. Nesse contexto, o controle de todas as atividades e projetos apresenta um excelente resultado quando aplica-se o método Kanban.
É possível direcionar e acompanhar todas as demandas para o time de marketing e ter uma visão sempre atualizada do que está ocorrendo durante esse processo de atração e conversão de clientes.
Dando continuidade ao processo, o departamento de vendas utiliza o Kanban board em seus projetos para realizar o controle de tarefas relativas ao contato e conversão de clientes em vendas, controle de pedidos e o pós-venda.

Diversas áreas de aplicação

Além das áreas da indústria, tecnologia da informação, comércio, marketing e vendas, a metodologia aplicada ao Kanban board pode ser utilizada em diversas áreas, a exemplo de design, agências e empresas de consultoria e até mesmo em projetos pessoais.
Uma grande vantagem desse método é a adaptação, sendo assim, independentemente da área de atuação é possível utilizar o Kanban board e ter grandes resultados, ganho em produtividade e sucesso na realização de projetos.
Aproveite a oportunidade e teste gratuitamente o Kanban board em sua empresa ou projeto, caso tenha dúvidas a SabeSim está à disposição para ajudar, entre em contato. Não deixe de nos acompanhar em nosso blog e nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *