Gestão e controle de projetos
Como são desenvolvidos os projetos da sua empresa? Para evitar atrasos e garantir que a equipe trabalhe com alta produtividade, é essencial que haja uma forte gestão e controle de projetos e de cada etapa envolvida em sua execução. Ainda assim, existem equipes em que a liderança falha em monitorar as atividades produzidas pelos membros do time. Um dos maiores problemas desta falta de monitoramento é que atrasos em tarefas isoladas podem prejudicar todo o andamento do projeto – e o gestor só percebe a situação quando já é tarde.
Para a liderança destas equipes, um gerenciamento preciso de projetos parece uma tarefa complicada. Afinal, são tantos detalhes para monitorar que é mais fácil deixar que cada membro da equipe fique responsável pelas suas próprias atividades, ainda que isso afete o cumprimento de prazos e – algumas vezes – até a qualidade do trabalho entregue.
Mas existem soluções que simplificam o controle e gerenciamento de equipes de trabalho. Apresentamos uma eficiente abaixo, confira!

Principais benefícios de uma boa gestão e controle de projetos

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de investir para melhorar a forma como os seus projetos são monitorados, esta é uma lista com alguns dos benefícios que acompanham o aprimoramento da gestão:

  • Melhoria na comunicação interna
  • Processos transparentes
  • Possibilidade de toda a equipe acompanhar as tarefas em desenvolvimento e o andamento geral do projeto
  • Controle do líder responsável da equipe sobre todo o andamento do projeto
  • Facilidade de resolução de problemas em tempo hábil para que atrasos possam ser evitados

Quando um projeto é desenvolvido, é normal que uma tarefa influencie o andamento de outra, de modo que todas as atividades estão interligadas e contribuem para o resultado final. Então como não ter um controle geral das etapas desenvolvidas? Intensificar a gestão e controle de projetos é algo que afeta, de forma positiva, o trabalho de toda a equipe.

Tecnologia: o segredo para simplificar o controle dos projetos

Mas é importante que a gestão e controle de projetos aconteça de forma simplificada, e não seja mais uma tarefa que sobrecarregue a lista de responsabilidades do gestor, certo? Para isso, a tecnologia é a melhor aliada das empresas. Já é possível utilizar sistemas online para monitorar não só as etapas, mas também as atividades desenvolvidas por membro da equipe.
Assim, o gestor pode monitorar de perto as atividades nas quais cada colaborador está trabalhando, o número de tarefas atrasadas e quais atividades estão concluídas. Um excelente exemplo de sistema para isso é o Kanban online, desenvolvido pela Sabesim! Ele facilita a visualização do andamento do projeto, oferecendo, inclusive, um gráfico que mostra a porcentagem das etapas que já estão concluídas e a porcentagem de tarefas por fazer. O mesmo gráfico também permite que o gestor analise o tempo gasto no projeto – uma informação relevante para que decisões de melhoria sejam tomadas.
Além disso, o sistema facilita o diálogo interno e possibilita o envio de notificações aos responsáveis por tarefas em atraso. Tudo isso online, sem ser necessário o uso de papéis ou de espaço físico na empresa. Muito mais controle, de forma simplificada tanto para a liderança quanto para os membros da equipe.
Que tal aprimorar a gestão e controle de tarefas na sua empresa para garantir projetos mais produtivos? Acesse o site da Sabesim! para saber mais sobre as funcionalidades do Kanban online!

Deixe uma resposta