Intranet
servidor para intranet é um dos meios mais eficientes para as empresas proverem uma comunicação interna. A centralização das conversas e troca de mensagens em um único local permitem que as empresas registrem e retenham os dados para realizarem uma boa gestão da informação e gestão do conhecimento. Além disso, muitos outros benefícios são proporcionados pela intranet, como a otimização dos processos de comunicação.

Mas, ao contrário do que muitos profissionais acreditam, estruturar uma intranet na empresa não é mais uma tarefa tão trabalhosa. Por exemplo, você sabia que não é necessário mais investir na configuração de um servidor próprio para isso? Hoje existem soluções alternativas muito mais eficientes e de baixo custo para o negócio.

Para você entender melhor, vamos explicar nesse post como era feita a instalação e preparação de um servidor intranet antes e como ela é feita hoje. Acompanhe!

Como era feita a configuração de um servidor para intranet

Até pouco tempo atrás, para você implementar um servidor intranet na empresa era necessário uma gama de equipamentos e recursos para prover um ambiente de rede privada segura e eficiente:

  • Hardwares (equipamentos físicos): computadores com alta potência de armazenamento, manipulação de dados e capacidade necessária para o gerenciamento de rede formavam um Data Center para controlar todo o ambiente de intranet através de softwares. Todos os computadores da empresa (matriz e filiais) se comunicavam entre si através de uma interligação via rede;
  • Softwares (sistema operacional de gerenciamento): softwares como o Windows Server eram utilizados para gerenciar todas as solicitações de arquivos hospedados no banco de dados central. Mas, antes era necessário configurar o IP (adaptador de rede no servidor), criar uma pasta para hospedar os arquivos de páginas do site, configurar o DNS (Domain Name Services), entre outras medidas necessárias;
  • Rede privada: para os usuários autorizados acessarem a intranet, os computadores precisavam ser conectados à uma rede de área local (LAN) configurada no computador central (servidor), mas precisavam contar também com navegadores de internet padrões como Internet Explorer, Firefox ou Google Chrome para acessá-las a distância;
  • Hardware e software de firewall: funcionavam como porteiros entre a intranet e a internet bloqueando a entrada de usuários não autorizados. Eram configurados para monitorar todos os pacotes de dados de entrada e saída para solicitações suspeitas.

O trabalho para configurar um servidor para intranet era grandioso e os custos de aquisição, instalação, configuração, manutenção e atualização de hardwares e softwares seguiam a mesma proporção. Porém, hoje, tudo isso não é mais preciso.

Uma alternativa mais eficiente para a intranet da sua empresa

Hoje, a Sabesim oferece todo o serviço necessário para a estruturação de uma intranet eficiente por meio de acessos online (plataformas SaaS – Softwares as a Service). Ou seja, todos os custos mencionados acima e o trabalho de configuração e segurança é economizado com uma plataforma de comunicação na nuvem.

Veja como ficou:

  • Hardwares (equipamentos físicos): não é mais preciso realizar aquisições de hardwares, bem como a sua instalação, manutenção, configuração e atualização, uma vez que o fornecedor do serviço na nuvem assume essa responsabilidade;
  • Softwares (sistema operacional de gerenciamento): o gerenciamento de conteúdo, ferramentas e funcionalidades são oferecidos como recursos dentro da plataforma, tendo o seu correto funcionamento assegurado pelo fornecedor dos serviços em nuvem;
  • Segurança: a segurança é feita pelo fornecedor através de backups constantes e duplicação de dados para servidores diferentes. Mesmo que um servidor pare de funcionar, a empresa poderá acessar o clone da plataforma hospedado em outro servidor. Isso garante a continuidade do negócio;
  • Limitação de acessos: o acesso é restrito às autorizações dos proprietários das informações, reduzindo o risco de perdas e danos. Por meio de cadastro de logins e senhas, os gestores possuem total flexibilidade para decidirem quem terá o acesso liberado ou não as informações privadas da empresa.

A Sabesim oferece uma solução perfeita e que atende todo tipo de empresa, conforme a necessidade dela. Além de uma implementação com custos reduzidos e tão fáceis que pode até ser feita pelo próprio gestor da empresa, a plataforma ainda conta com uma série de recursos integrados como caixas de mensagem, gerador de conteúdo, sistema kanban online e outras ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar ainda mais a realização das tarefas. Além disso, você ainda pode testar a ferramenta por 30 dias gratuitamente!

E você, já possui uma intranet estruturada de forma eficiente? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta