Saiba o que é e como funciona o endomarketing nas empresa

Como em todos os ambientes em que há muitas pessoas convivendo, nas empresas circulam muitas informações que impactam diretamente na vida de cada um. Alguns fatos precisam gerar certas mudanças de atitudes e há, ainda, aqueles que causam confusões e desentendimentos quando não divulgados da maneira correta. Por isso, a comunicação interna efetiva é fundamental para as empresas, independentemente do seu porte.

São consideradas comunicação interna, todas as interações, trocas e relacionamentos que ocorrem no ambiente de trabalho. É a circulação de informações e conhecimento, em todos os sentidos e direções. Da liderança aos subordinados, dos empregados às lideranças e entre os mesmos níveis hierárquicos. Ela precisa ser vista pelos empresários como estratégica já que o sucesso de uma empresa depende das pessoas que dela fazem parte e elas precisam estar bem informadas para serem produtivas, felizes e gerar resultados positivos.

Entendendo como o trabalho é importante

Os funcionários precisam conhecer, entender e vivenciar a visão, a missão, os valores e as metas da empresa. A comunicação interna garante que as informações circulem, permitindo a todos uma ampla a visão sobre os processos da empresa e sobre como o seu trabalho é importante para a organização, o que é fundamental, principalmente num mercado competitivo com o de hoje.

Bem informados e comprometidos, os empregados se transformam nos melhores porta-vozes da empresa. Quando ele emite sua opinião sobre o lugar em que trabalha, é um propagandista, um formador de opinião. Do outro lado da moeda, funcionários insatisfeitos, descontentes e mal informados geram prejuízos porque expressam com autenticidade e repercussão, os valores negativos que impactam a imagem e a reputação da empresa. Ou seja, investimentos em comunicação interna são investimentos no clima organizacional e em marketing.

A função da comunicação interna é fazer circular as informações, promovendo o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, preparar e capacitar os funcionários para os desafios. Vale lembrar que a comunicação interna não deve ser uma área periférica. Deve se aliar aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados.

Benefícios da comunicação interna:

  • Confere credibilidade e transparência;
  • Garante que as informações circulem rapidamente e sem gerar ruídos;
  • Faz com que as pessoas se sintam parte da equipe;
  • Gera oportunidades para as pessoas se destacarem profissionalmente;
  • Alinha e motiva;
  • Minimiza os efeitos de uma eventual crise;
  • Potencializa os resultados positivos;
  • Alavanca o clima organizacional saudável.

A troca de informação não se dá apenas no âmbito dos funcionários com a empresa. A comunicação interna contribui para ampliar, também, as relações interpessoais, criando um clima de cooperação e interatividade.

Para dar conta do recado, são necessários alguns veículos como jornais, newsletters, boletins, comunicados, intranet, murais e reuniões periódicas. Assim, as informações são disponibilizadas de modo eficaz e atraente para que as pessoas cumpram sua missão. Comunicar é mais que informar, é atrair, envolver e comprometer.

Um software ajuda a comunicação interna a acontecer de fato

A tecnologia também pode contribuir muito para quem tem o objetivo de implementar um sistema de comunicação interna na empresa. Uma ferramenta recomendada é a oferecida pelo Sabesim que tem como solução um software para comunicação com funcionários, definição de regras, cobrança de faltas, delegação de tarefas, acompanhamento de resultados e gerenciamento de equipe.

Com o Sabesim, seus funcionários podem se comunicar de forma rápida, ágil e integrada. As equipes trocam mensagens entre si de forma descomplicada e você pode mandar mensagens pra equipe toda. E o melhor: todas estas funcionalidades podem ser acessadas via aplicativo de qualquer lugar e em qualquer horário. Ou seja, tudo rápido, na mesma velocidade em que correm as notícias.

Entendeu a importância da comunicação interna para as empresas? Quer saber mais sobre a Sabesim, acesse aqui

Deixe uma resposta