Desempenho Profissional: como melhorar o trabalho

Todo gestor deve ter como prioridade buscar ações que contribuam para o aumento do desempenho da equipe de trabalho. Afinal, quanto mais o time produz, melhores são os resultados não apenas para o setor, mas para toda a empresa.

Mas como incluir este desafio na já atarefada rotina de quem lidera uma equipe? Contamos alguns segredos simples e eficientes para isso neste artigo, confira:

Como melhorar o desempenho da equipe

Para melhorar o desempenho da equipe, é preciso apostar em ações e soluções que contribuam para o aumento da sinergia dos membros do time. Para isso, melhorias na comunicação são essenciais. Afinal, se os colaboradores não têm um bom diálogo, há muito mais probabilidade de erros e de perda de tempo em atividades que não são prioridade.

Melhorar a comunicação, é portanto, um dos segredos para que a equipe trabalhe em alta performance. Também é fundamental que haja um bom gerenciamento de tarefas e que as horas de trabalho sejam bem aproveitadas.

Gestão de projetos

Quando a equipe inicia um projeto, é preciso garantir que cada colaborador tenha ciência do papel que desempenha e que as metas e objetivos estejam claros para todos. Também é essencial que o gestor consiga manter todas as tarefas necessárias para atingir estes objetivos sob controle.

Quanto mais organizado é o trabalho do time, melhor é o seu desempenho. Conheça quatro elementos fundamentais para facilitar a organização das atividades e a gestão dos colaboradores envolvidos no projeto:

Controle de atividades

É muito importante que o gestor tenha pleno conhecimento do status de cada atividade desempenhada pelos membros da sua equipe. Só assim, ele pode replanejar tarefas, quando necessário, e fazer os ajustes necessários para evitar atrasos e erros no processo.

Um bom sistema de gestão facilita este controle, porque permite que o líder acompanhe prazos e compartilhe compromissos com a equipe com precisão e agilidade.

Gestão do tempo

Existe um recurso precioso, que deve ser bem gerenciado para que a equipe trabalhe com rendimento máximo: o tempo. Certifique-se de que as horas do seu time sejam bem aproveitadas, evite que os seus colaboradores percam muito tempo com atividades que têm pouca relevância para a conclusão do projeto.

Para isso, é preciso manter um controle das horas gastas com cada atividade e fazer constantes alterações no cronograma da equipe, com base neste controle e na análise de prioridades.

Comunicação interna

Um dos maiores perigos da falta de comunicação é o retrabalho – e é justamente o retrabalho um dos maiores responsáveis por atrasos no cronograma e pela falta de produtividade na equipe. Investir em ações e soluções que ajudem a melhorar o diálogo entre os colaboradores é essencial para evitar que isso aconteça no seu time.

Reuniões semanais com intuito de deixar toda a equipe a par do andamento do projeto, processos mais transparentes através da implantação do kanban são alguns exemplos de soluções que contribuem para uma melhor comunicação entre a equipe.

Mensagens organizadas

Um sistema de comunicação interno, que permita a rápida troca de mensagens entre o time, é um exemplo de ferramenta que pode contribuir de tal maneira para a melhora do desempenho da equipe que merece um tópico especial no nosso artigo. Quanto mais simples for o compartilhamento de informações entre a equipe, melhor para o andamento do projeto.

Também é essencial que haja uma boa organização das mensagens trocadas para evitar que o time perca tempo tentando se encontrar em mensagens mais antigas ou procurando por informações essenciais para dar continuidade às tarefas.

Uma equipe que apresenta bom desempenho agrega valor à empresa, porque garante projetos de qualidade, produzidos em menos tempo.

A sua equipe já trabalha em alta performance? Que tal investir em soluções para melhorar a comunicação, a gestão do tempo e o controle de tarefas? Conheça a solução Sabe Sim!

Deixe uma resposta