como dominar controle de tarefas em 5 passos

Num contexto como o que vivemos atualmente, onde a cobrança por resultados e a pressão por produtividade são enormes, precisamos saber nos concentrar no trabalho e nas tarefas que precisamos realizar e evitar, a todo custo, a procrastinação.

Não importa se você é gestor ou não, existem algumas técnicas que podem ajudar você a ser mais produtivo, não desviando a atenção do seu foco principal. Vamos a elas?

Recursos ajudam, mas também atrapalham

Hoje em dia, os muitos recursos tecnológicos que facilitam nossa vida também causam inúmeras distrações e interrupções no trabalho. Quando isso acontece, há uma grande tendência de acabarmos procrastinando. Ou seja, adiamos, deixamos alguma coisa pra fazer depois, arranjamos desculpas para não fazer e prorrogamos bastante, chegando até a não fazer determinada atividade. Isto atrapalha a nossa produtividade, prejudica o resultado da entrega profissional e altera o equilíbrio emocional, podendo ter consequências graves. O procrastinador se sente culpado, fica tenso, se sente estressado, ansioso e com baixa autoestima.

Quer ver alguns exemplos do que acontece quando precisamos nos dedicar a certa tarefa? É uma mensagem no Whatsapp, um pedido de informação em um dos grupos que participamos, uma postagem no Facebook, uma ligação do telemarketing de uma empresa no nosso celular, o chamado de um colega de trabalho para um café, um e-mail do chefe nos cobrando a entrega, enfim uma série de “lembranças” que interrompem nosso raciocínio e atrasam afazeres.

Quando isto tudo acontece de forma recorrente, nossa imagem também fica arranhada porque passamos a ser vistos como improdutivos e preguiçosos.

Para evitar este cenário, siga algumas dicas:

Mantenha uma agenda

Organize sua agenda de compromissos, com prazos determinados para cada tarefa. Separe as atividades e compromissos por níveis de prioridade e comece realizando as tarefas mais urgentes. Defina metas diárias e conforme for concluindo-as, faça marcações indicando isso.

Tenha confiança

Tenha confiança em si mesmo. Acredite na sua capacidade e lembre-se que a insegurança é inimiga da perfeição. Pense no que você já realizou com sucesso e não se preocupe em ser seu auto censor o tempo todo. Faça primeiro e depois corrija e lapide.

Motive-se

Procure buscar motivação. Pense em como é bom estar empregado, lembre-se que é ótimo contar com um salário mensalmente e, se for o caso, mire as férias que estão chegando.

Crie um ritmo pessoal

Conheça seu ritmo, observando em que período do dia você é mais produtivo. Adapte-se a ele e programe o maior número de atividades e as mais complexas para este período, deixando os demais liberados para as tarefas mais simples.

Cuidado com as interrupções

Peça para amigos e familiares não te procurarem nas horas em que você está trabalhando. Isto inclui mensagens de textos no celular. Se, mesmo assim, não respeitarem, silencie os grupos de Whatsapp que não estão relacionados à sua atividade profissional. Veja estes somente quando sair do trabalho e não atenda telefonemas no celular de números que você não conheça.

Separe as coisas

Procure não pensar nos problemas pessoais quando estiver no trabalho e vice-versa: quando estiver em casa, não abra e-mails de trabalho e nem fique dedicado às tarefas profissionais. Dê atenção à sua família e à sua qualidade de vida.

Faça já!

Se comprometa a realizar as tarefas no tempo que foi programado para ela. Tenha disciplina e não se sabote. Você vai ver que depois de cada atividade realizada dentro da programação, vai sentir uma sensação de alívio muito prazerosa.

Você tem dificuldade para se concentrar nas suas tarefas profissionais. Tem alguma técnica para isso que não comentamos aqui? Conte pra gente!

Deixe uma resposta