Como engajar e motivar equipes na sua empresa

Um dos grandes objetivos empresariais é fazer com que as equipes produzam em maior escala e com maior qualidade, pois quando os colaboradores se tornam mais produtivos, os negócios, por consequência, são mais rentáveis.

Mas qual será o segredo para que uma equipe melhore a sua performance?  A verdade é que não há segredo, mas sim a fórmula real e de simples aplicação do engajamento e da motivação.

A empresa americana Aon Hewitt realizou uma pesquisa mundial, com 400 mil colaboradores de 258 organizações diferentes. Segundo a pesquisa, as empresas que trabalham para engajam e motivar equipes são 48% mais rentáveis e são 78% mais produtivas do que as que não engajam e nem motivam os seus colaboradores. E o resultado, como você já deve imaginar, é maior produtividade e caixas mais rentáveis no final do mês.

Segundo Isabel Armani, que é diretora de performance da Aon Hewitt, com base no estudo, um funcionário sem compromisso e desmotivado pode custar uma média de 10 mil dólares a mais em toda a receita anual da empresa.

Então, o que fazer para aproximar a sua empresa da realidade de mais rentabilidade e produtividade e afastá-la de um possível prejuízo na receita anual? Vamos ajudar você nessa tarefa. Confira a seguir:

5 passos para começar a engajar e motivar as equipes da sua empresa

  1.     Seja claro, torne a equipe parte do projeto e defina metas

Você tem um projeto que é desafiador? Então não basta apenas torcer para que a sua equipe faça um bom trabalho. É impossível fazer dos colaboradores, uma parte essencial do projeto, fazer com que entendam a importância da realização e de chegar ao final do processo com a vitória.

Defina metas e também o prazo final dos objetivos. Mais do que fazer, eles precisam se preparar também para o propósito de cada uma das ações.

  1.     Faça cada um da equipe sentir a sua motivação e o seu engajamento para que eles se sintam motivados e se engajem

Você precisa ser um facilitador, como um treinador de time de futebol, que sabe que o sucesso dos jogos depende do talento individual de cada um dos seus jogadores, e que o seu papel será desenvolver e mostrar para eles que sim, é possível vencer, mesmo com as limitações individuais da equipe.

Os colaboradores precisam de confiança, segurança e de conforto para que vistam a camisa da empresa, e com base na sua entrega, também se entreguem e o mais importante: passem a acreditar realmente nessa entrega.

  1.     O reconhecimento é o que fortalece os resultados

Não adianta usar várias estratégias e no final de um projeto de sucesso não reconhecer o quanto cada pessoa da equipe colaborou. Estabeleça uma relação mais próxima, dê feedbacks, mostre que a equipe é importante antes, durante e depois de cada resultado.

  1.     Apesar de lidar com a motivação e o engajamento de equipes, lembre-se sempre de dar orientações ou feedbacks corretivos individualmente

Mesmo engajados, colaboradores podem ter um desempenho inferior do que outros, mas isso não é motivo para você comparar ou expor nenhum integrante da equipe. Assim como você engajou a equipe, saiba engajar e motivar cada colaborador individualmente, pois erros e desempenhos inferiores podem se transformar em grandes acertos e performances, basta você perceber, incentivar e acreditar no potencial dos membros da equipe.

  1.     Ouça a equipe e procure atender as suas necessidades

Você obteve bons resultados com essas dicas? Então é hora de motivar ainda mais a sua equipe. Que tal ouvir os colaboradores e identificar quais são as suas necessidades e desejos? De uma forma que seja possível para a realidade da empresa busque formas de recompensá-los, afinal, vocês são um time, e quando a equipe vence a partida, o título não é só do dono do time, mas sim de todos os responsáveis pelo golaço marcado pela empresa.

Quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Então continue nos acompanhando, pois estamos preparando novidades imperdíveis para desenvolver equipes campeãs na sua empresa!

Deixe uma resposta