conceitos atividades tarefas processos macroprocesso
Você é daqueles que acham que um dia deveria ter 48 horas para poder fazer tudo o que é preciso? Realmente, dar conta de todas as atividades do dia a dia não é tarefa fácil, e encontrar uma brecha na agenda pode ser uma missão impossível.

Mas, com um pouco de organização e planejamento, é possível aumentar a sua produtividade no trabalho, já que é nele que você passa a maior parte do tempo. Rendendo mais durante o dia e resolvendo todas as pendências no trabalho, você consegue aproveitar melhor os momentos fora dele com amigos e familiares.

Se você acha impossível aumentar a sua produtividade pessoal, reunimos algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio da vida moderna: render mais e, mesmo assim, ganhar tempo. Confira.

Adote uma agenda com planejamento diário

Não tem jeito, por mais que tenhamos consciência de tudo o que deve ser feito durante o dia, não conseguimos visualizar a duração de cada atividade. Resultado? Muitas das coisas que foram planejadas deixam de ser feitas pela aparente falta de tempo.

Passar para o papel tudo o que precisa ser resolvido durante um dia é a primeira dica para aumentar a sua produtividade no trabalho. Elenque as prioridades e, a partir daí, trace metas para que sejam cumpridas com uma estimativa de tempo. É essencial que você saiba distribuir de forma coerente esses prazos para que, além de se organizar melhor, evite a frustração por não ter conseguido cumprir tudo o que havia proposto. Não se esqueça de prever um tempo para os imprevistos na sua agenda. Eles podem acontecer a qualquer momento e sem aviso prévio.

Faça um teste e veja o quanto é prazeroso constatar que, ao final de um dia, você conseguiu cumprir com tudo o que havia se proposto antes de começar a trabalhar.

Livre-se de distrações que lhe tiram o foco

Para determinados trabalhos, desligar o celular pode ser impossível durante um dia de trabalho, já que ele é uma ferramenta essencial, mas se esse for o seu caso, proponha-se usá-lo somente para assuntos profissionais. Uma boa forma de fazer isso é se deslogar de todas as suas redes sociais, para evitar aquelas famosas espiadas que tiram o foco e atrasam a sua agenda.

Além delas, o e-mail também deve ser usado com parcimônia, já que, ao aviso de qualquer nova mensagem, é natural que tenhamos o impulso de parar o que estivermos fazendo para abri-la e responder o mais prontamente. Imagina essa interrupção 10, 20 vezes durante o dia. É claro que isso vai afetar a sua produtividade, por isso organize-se para checar a sua caixa de entrada somente quando estiver acabado uma das tarefas da sua agenda.

Saiba delegar funções

Essa talvez seja a mudança mais difícil para quem deseja aumentar a sua produtividade no trabalho. Isso porque até agora falamos sobre processos que podem ser facilmente adaptáveis, mas aprender a delegar funções requer um esforço para ir contra a uma característica muito comum a vários profissionais: centralização.

Não é errado querer apresentar o maior número possível de resultados positivos, mas é preciso reconhecer limites e que ninguém abraça o mundo, pelo menos não sozinho. Delegar não é assumir uma incapacidade, mas sim demonstrar inteligência e discernimento em relação à rotina de trabalho.

Que tal desafiar-se e colocar em prática essas dicas no seu dia a dia? Se você tem outras sugestões para aumentar a produtividade no trabalho, conte pra gente pelos comentários e continue acompanhando o blog.

Deixe uma resposta