A Relação entre Produtividade e Comunicação na Sua Empresa

A comunicação é uma ferramenta natural do ser humano: seja ela escrita, verbal ou até mesmo feita por meio de gestos. Todos estes formatos estão presentes no dia a dia de uma empresa e cada um deles têm um efeito diferente na produtividade do colaborador.

Por isso, para garantir o máximo de rendimento em uma organização, é essencial ter atenção com a comunicação interna. Como os seus colaboradores se conversam entre si? Como é o diálogo entre os líderes e seus times de trabalho? Estas são respostas que influenciam no comprometimento dos seus funcionários, no cumprimento de metas, no retrabalho, na motivação interna e na qualidade do trabalho desenvolvido.

A comunicação interna tem impacto na produtividade da sua empresa! Saiba mais:

Os efeitos de uma boa comunicação no rendimento dos seus colaboradores

Analisar e planejar melhorias na maneira como os seus colaboradores se comunicam é algo essencial para garantir a produtividade da organização. Uma comunicação clara faz com que todos entendam o seu papel dentro da empresa – e este conhecimento reflete diretamente no desempenho dos seus colaboradores.

Colaboradores bem informados, que sabem o que acontece no local em que trabalham, desenvolvem as suas atividades com mais qualidade, agilidade e comprometimento. Já funcionários que não sabem qual é o seu papel na organização ou como estão as metas da empresa, apresentam menos tendência a buscar o melhor desempenho, não se sentem tão engajados à marca ou motivados com o trabalho que desenvolvem – e todos estes são elementos que surtem efeitos negativos na produtividade.

A melhoria da comunicação interna deve ser constante: forneça informações claras e precisas acerca de metas, divida conquistas e desafios com os seus colaboradores.

Como a tecnologia pode trazer mais eficiência para a empresa?

Uma estratégia eficiente para melhorar a comunicação interna é agregar ferramentas que facilitem o dia a dia dos seus colaboradores. A tecnologia é uma aliada que contribui para melhora do diálogo interno. Ela permite que as diversas tarefas que fazem parte da rotina da empresa sejam integradas em um só local de controle – algo que facilita o gerenciamento de tudo o que acontece na organização e, consequentemente, o diálogo entre as equipes.

Um estudo, do Órgão de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, revelou que investimentos em telecomunicações têm um efeito positivo na rotina de trabalho: empresas que contam com estas tecnologias são até 7,5% mais produtivas do que empresas que não fazem estes investimentos. O uso de computadores aumentou o rendimento em 2,1% para cada 10% de empregados, enquanto o uso da internet aumentou a produtividade em 2,9% para cada 10%.

Por que é importante unificar a comunicação interna?

Embora as ferramentas individuais, como o e-mail, telefones, correio de voz, mensagens instantâneas e conferências ofereçam benefícios específicos de produtividade, muitas empresas reconhecem os ganhos adicionais com a integração em uma solução de comunicação unificada.

Em uma pesquisa com empresas sem um sistema de comunicação unificada, 56% dos entrevistados relataram que tentaram se comunicar com os colegas de trabalho usando uma das ferramentas individuais e não tiveram sucesso na primeira tentativa. Quase metade dos entrevistados perdeu o prazo ou atrasou um projeto por causa de falhas na comunicação.

Com um sistema claro, unificado e eficaz, o empresário tem mais tempo para se dedicar às decisões de negócio, enquanto o software cuida do resto. Aplicativos que contribuem para melhora da comunicação trazem produtividade para empresa porque facilitam o gerenciamento de tarefas, permitem que os líderes tenham uma visão geral de tudo o que está acontecendo nas equipes e agilizam o processo de troca de informações.

Tudo isso é essencial para evitar falhas na comunicação interna e um diálogo mais claro resulta:

  • Na diminuição do retrabalho;
  • No cumprimento de prazos;
  • Em equipes que trabalham em sinergia em prol de um mesmo objetivo;
  • Em produtos de mais qualidade;
  • Em clientes mais satisfeitos.

A boa comunicação é, portanto, um elemento essencial para que os seus colaboradores apresentem o melhor desempenho possível e para a produtividade da empresa funcione com o máximo de rendimento. Você já investe para garantir isso?

Melhore a comunicação interna e garanta um trabalho desenvolvido com maior produtividade na sua empresa! Faça um teste grátis

Imagens anexas

Deixe uma resposta