5 Atitudes que aumentam a produtividade da sua empresa

Os empreendedores enfrentam muitos problemas em suas empresas, mas, certamente, um dos que causam mais danos ao bom funcionamento dos trabalhos é a falta de eficiência.

Manter a produtividade evita desperdício de recursos e é essencial para a conquista e a manutenção de clientes. Para tornar sua empresa mais produtiva apresentaremos neste artigo atitudes que vão ajudar a aumentar a efetividade de todos os envolvidos. Confira!

1 – Crie uma política motivadora

As atitudes dos colaboradores refletem a política estabelecida pela empresa. É muito importante que crie um ambiente de trabalho harmonioso e confortável na sua empresa através de organização, higiene, conforto, manutenção de equipamentos, entre outros, dando todo suporte necessário para que os colaboradores possam executar suas tarefas.

Cada membro de uma equipe, independente do seu nível hierárquico, deve se preocupar em ajudar o cliente de forma especial, única. Quando um novo funcionário se juntar ao time, ele precisa captar esse sentimento de unidade, ou seja, quando um cliente enfrenta um problema, esse problema é de todo o time e quando a empresa avança, todos avançam também.

Colaboradores motivados apresentam maior eficiência em suas atividades impactando diretamente na produtividade da empresa como um todo.

2 – Padronize seus processos

Existem diversas maneiras de realizar um trabalho e cada colaborador tem sua própria maneira de executar uma tarefa. É importante que estabeleça padrões através de procedimentos e instruções de trabalho de forma que qualquer colaborador consiga seguir estes documentos como um manual de instruções, objetivo e prático.

Uma boa maneira de melhorar seus processos é entrevistar os colaboradores a fim de identificar dificuldades ao seguir os procedimentos ou registrar mudanças, sugeridas pelos próprios colaboradores, que possam apresentar resultados mais eficientes nas atividades diárias.

A padronização de processos ajuda a melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e minimiza tempo de execução e retrabalhos com a ajuda e interação de todos os colaboradores.

3 – Aproveite a tecnologia

Se você deseja maior produtividade precisa usar a tecnologia a seu favor para inovar seus processos e ajudar sua equipe. Existem hoje diversas ferramentas que contribuem para melhoria, organização e melhor aproveitamento do tempo. Imagine um sistema que facilite sua gestão melhorando a comunicação interna, os projetos, as tarefas, a gestão de pessoas, o gerenciamento e compartilhamento de arquivos, seus compromissos, etc. A produtividade e a tecnologia andam sempre juntas oferecendo mais eficiência e melhoria nos processos organizacionais.

4 – Invista nas pessoas e nas competências

As capacidades e habilidades da sua equipe, bem como a aplicação de seus conhecimentos para o trabalho diário, são ingredientes fundamentais para aumento da produtividade.

Colaboradores que recebem treinamentos periódicos são mais criativos, encontram novas soluções e formas mais eficientes de executar suas tarefas e são capazes de se adaptar rapidamente às novas tecnologias. Eles também tendem a aceitar mais responsabilidade, requerem menos supervisão e se tornam mais comunicativos.

Investir em treinamento e capacitação também pode reduzir rotatividade de funcionários, melhorando a produtividade e reduzindo os custos no longo prazo.

5 – Mensure seus resultados

Se você não tem indicadores de desempenho dos processos da sua empresa é importante que insira o mais rápido possível. Estes indicadores devem estar alinhados a missão da empresa como um todo e todos os colaboradores devem estar cientes destes objetivos, assim todas as atividades da organização serão voltadas para o alcance destes objetivos.

Se você não mensurar seus resultados, não saberá quais processos precisam de melhorias e caso tenha efetuado alguma mudança, não conseguirá analisar se as mesmas causaram efeitos positivos ou negativos.

Há muitas áreas que podem ser consideradas para melhoria da produtividade. A melhoria da comunicação e engajamento com os funcionários e clientes, investimentos em tecnologia apropriada, foco na melhoria de processos e utilização de pessoal são apenas alguns. Seja qual for a mudança planejada lembre-se que novos hábitos requerem disciplina, mas são essenciais para mudar paradigmas e fazer as coisas acontecerem de verdade.

Deixe uma resposta